Como gerar tráfego para o meu site – Guia completo

Neste artigo vamos falar sobre um dos assuntos mais procurados por quem tem um site e quer aumentar os resultados através desse site, vamos falar sobre COMO GERAR TRÁFEGO PARA O SEU SITE.
Eu vou te ensinar a estratégia que eu uso para colocar os meus sites e os sites dos meus clientes na primeira página do Google e você já deve saber que colocar um site na primeira página do Google te possibilita uma geração incrível de tráfego né?
O objetivo deste artigo é te ensinar a gerar tráfego de maneira orgânica, portanto não vou falar sobre divulgação em mídias sociais e etc… Vou te ensinar técnicas de SEO, técnicas empíricas, testadas e aprovadas por mim e vários outros profissionais da área.

Tudo começa dentro do seu site

Como gerar tráfego para o meu site
As técnicas de SEO são classificadas em duas categorias: ON-page e OFF-page.
On-page são técnicas de melhoria de ranqueamento de sites presentes dentro da sua página e off-page são técnicas aplicadas do lado de “fora” do seu site.
Dentre as técnicas On-page temos:
Otimização de palavras-chave, Otimização de imagens, Tempo de carregamento do site e adaptação para dispositivos móveis.
e Off-page são:
Construção de links: Quantidade de links ( outros sites) falando do seu site;
Reputação em mídias sociais, Autoridade do domínio, Presença em blogs do nicho.

Vamos nos aprofundar na otimização On-page.

O Google lançou recentemente uma nota falando que ele vai priorizar a otimização de conteúdos, antes ele dava muita atenção a links, quanto mais links de qualidade apontavam para o seu site melhor, mas com o surgimento da web 2.0 começou uma grande manipulação de redes privadas de blogs com o objetivo de conseguir links com boa qualidade.

O que é uma rede privada de Blogs?

Private Blogs Network ou simplesmente PBN são redes criadas por usuários com o objetivo de conseguir links para os seus sites principais, conseguindo links naturalmente os sites principais ganham mais autoridade com o Google e consequentemente gerando tráfego para o seu site.Como gerar tráfego para o meu site
Isso acontece porque como eu disse antes, a autoridade do domínio que esta linkando é passada para o seu site.
Utilizar PBN para gerar tráfego para o seu site é uma ótima ferramenta, vale lembrar que de acordo com o Google qualquer forma de manipulação de links é considerada Black-Hat.
Voltando a falar do On-page, vamos a um ponto extremamente fundamental para que você consiga gerar mais tráfego para o seu site.

Otimização de Keywords

As Keywords tem que aparecer no seu site com uma certa relevância, não pode ser em exagero pois isso causa uma penalização chamada “Keyword Stuffing” e tampouco pouca, você pode utilizar até 30 repetições de keywords dentro do seu site desde que tenha coerência.
Ter coerência significa que elas devem ser usadas dentro de um contexto que não pareça forçado demais, pois o Google avalia primeiramente a experiência do usuário dentro do seu site portanto a dica é: Escreva com naturalidade e faça isso parecer normal para o Google.
Os lugares principais do seu site que precisam conter a keyword principal são:
Título da página;
ALT TEXT das imagens;
Em TAGS H1 e H2, lembrando que só pode ter apenas uma tag H1 por página, ok?
Feito isto, vamos para a segunda etapa da otimização on-page e para isso vamos utilizar uma ferramenta chamada GTMetrix é uma ferramenta FREE e ela vai ajudar a analisar o seu site de uma forma geral, vai verificar tempo de carregamento, tamanho das imagens e vai te mostrar o que deve ser corrigido.
Como gerar tráfego para o meu site
Com esses dois processos concluídos com sucesso, siga comigo para a próxima etapa para você aprender a gerar tráfego para o seu site de forma consistente.

Conteúdo

Como eu disse anteriormente a quantidade de palavras-chave dentro da página é essencial para o ranqueamento do site, esse é o motivo de tantas empresas utilizarem blogs de negócios, blogs ajudam muito no ranqueamento devido a quantidade de palavras que é possível inserir em um artigo e é exatamente sobre este ponto que quero falar com você.
Um site tradicional, os famosos institucionais geralmente são muito pobres de conteúdo principalmente esses novos sites one-page ( que funcionam dentro da mesma página ) você acaba perdendo a grande vantagem de explorar as keywords por falta de “espaço” dentro do site.
O que eu quero te dizer é que o conteúdo é a chave para você conseguir gerar mais tráfego para o seu site, quanto mais conteúdo você produzir, mais relevante o seu site fica para o Google e logo receberá mais visitas.

Não é qualquer tipo de conteúdo

Pera lá, não é qualquer tipo de conteúdo que tenha a palavra-chave que você quer ranquear que você vai conseguir colocar nas primeiras posições e gerar toneladas de visitantes.
Da mesma forma que você está produzindo conteúdo para atingir as primeiras posições do Google o seu concorrente também pode estar fazendo o mesmo e o grande lance é que o seu concorrente pode ter armas mais poderosas do que a sua, exemplo: O site dele pode ter uma reputação maior que o seu, ele pode ter mais links apontando para o site dele, o tempo de registro do domínio dele pode ser maior que o seu e tudo isso são fatores que influenciam no ranqueamento.
Portanto, como em qualquer planejamento de marketing o trabalho começa na concorrência.
Não vale a pena “brigar” por Keywords muito disputadas, existe um horizonte azul para você desfrutar e o nome desse horizonte é LONG TAIL ( Cauda longa ).

O poder da Cauda Longa

Chris Anderson disseminou o conceito de cauda longa que consiste basicamente em explorar “micro-nichos” dentro de um mercado de massa se você quiser saber mais detalhes sobre o conceito geral de cauda longa procure o livro : A CAUDA LONGA.
Como gerar tráfego para o meu site
Eu vou ser bem direto aqui, como a cauda longa tem o objetivo de explorar os fragmentos do mercado na prática ele se resume ao seguinte, se você atua no mercado de emagrecimento, logo vai querer ranquear para a palavras como:
Como emagrecer;
Como perder peso;
Como perder barriga;
Certo? Esse é o erro que a maioria comete, como não tem conhecimento em SEO para fazer uma análise do mercado acabam escolhendo as palavras erradas e com isso não conseguem ranquear e consequentemente não conseguem tráfego para o seu site.
Utilizando a técnica de cauda longa a exploração seria em cima de palavras como:
Como perder peso após os 45 anos;
Como perder peso bicicleta ergometrica;
Como perder peso lactando;
Por os termos abaixo serem mais específicos ( Cauda Longa ) a concorrência é menor, óbvio que você terá menos resultado explorando um termo de cauda longa do que uma palavra genérica só que o que acontece é que vários termos de cauda longa acabam superando um termo genérico.
como gerar tragefego para o seu site ergo como gerar tragefego para o seu site lactando
Veja que as duas palavras juntas somam mais de 120mil buscas, a palavra genérica nesse caso é : como perder peso essa palavra atinge a marca de 14.400.000 milhões de buscas.
como gerar tragefego para o seu site cauda longa
Porém os vários fragmentos do mercado consegue fazer com que você tenha resultados excelentes sem necessariamente brigar com os gigantes do “como perder peso”.
Você pode usar o Ubersuggest para explorar ideias de palavras-chave de cauda longa.

O que avaliar da concorrência?

Depois de ter montado uma pauta com possíveis palavras-chaves para você ranquear e assim conseguir gerar mais tráfego para o seu site você precisa avaliar como é a concorrência para essa palavra.
Pegue as primeiras colocações para a palavra e faça exatamente o que você fez no seu site, veja se o site do seu concorrente tem uma otimização perfeita, se o seu concorrente tiver feito o dever de casa, escreveu um conteúdo legal, com bastante coerência utilizando bem as tags h1,h2 e uma boa distribuição de palavras-chave, vá para a próxima.
Muita gente fala que gerar tráfego no Google é difícil ou que leva tempo, na verdade não o problema é que muitas poucas pessoas entendem como funciona o jogo do SEO, poucas sabem utilizar de técnicas de SEO de verdade para conseguir gerar tráfego para os seus sites.

Considerações finais

Investir em SEO é como comprar um imóvel próprio, você vai gastar dinheiro com manutenção, IPTU e etc… mas é TEU aquilo ali vai te render pro resto da tua vida a não ser que o Google feche as portas e não existe na internet hoje uma forma de gerar tráfego para o seu site de forma consistente que não seja com técnicas de SEO.
Caso você queira participar do meu grupo fechado no Facebook onde sempre compartilho dicas e estratégias de marketing digital para todo o tipo de negócio serás muito bem vindo.
Eu vou ficar por aqui, um forte abraço e até a próxima.
grupo marketing digital

Bruno Medeiros
Bruno Medeiros é Carioca, Nômade Digital, Ancap, Especialista em Marketing e viciado em quebrar padrões. #VemComigo

Mais Posts

Hey,

Deixe seu comentário