6 modelos de títulos eficientes para usar em seus conteúdos
Escrever títulos eficientes e atrativos é tão importante quanto escrever material de qualidade, porque são aquelas poucas palavras que você escolheu para encabeçarem o seu texto que vão decidir quem vai e quem não vai ler o seu conteúdo. É exatamente nesse ponto que muitos pecam.
Se o seu blog não vem gerando o resultado esperado simplesmente pelo fato de você não conseguir atrair a atenção das pessoas no seu título, eu tenho certeza que esse material vai te ajudar e muito a mudar esse cenário.
Eu quero compartilhar com você alguns modelos de títulos que eu tenho testado em diversas campanhas para diversos clientes dos mais variados ramos e quero te mostrar também como pequenas falhas de comunicação podem simplesmente destruir toda a estrutura da sua mensagem causando um grande ruído na comunicação.
Antes de iniciarmos o conteúdo quero te fazer um desafio, topa?
Quantas vezes na sua vida você parou nas páginas de resultados do Google e ficou decidindo qual link ia clicar? Acredito que a sua resposta tenha sido NENHUMA.
Isso acontece porque levamos apensar alguns segundos para decidir em qual resultado clicar e segundos para sair caso essa página não resolva o problema.
Quando você está navegando no Facebook, você não clica em tudo que você vê, o seu cérebro faz uma filtragem dessas milhares de informações e você clica em algo que chame muito a sua atenção, conscientemente ou subconscientemente, algo que te entregue algum valor.
O poder do título
Você só está aqui porque achou o título desse conteúdo atrativo. A primeira coisa que eu quero que você entenda é que não adianta você fazer um ótimo conteúdo, fez uma pesquisa gigante, dedicou horas do seu tempo que todo mundo vai ler.
Pense no título criativamente, ele é o seu cartão-de-visitas ele é quem vai determinar a quantidade de pessoas que vão ou não clicar no seu artigo para ler, desperte a vontade no seu leitor só assim você vai chamar a atenção dele.
6 modelos de títulos eficientes
1. Como + benefícios ( HOW TO )
O “como” ou “how-to” é muito prático e sem sombra de dúvidas é o número 1 em buscas no Google. Isso porque as pessoas estão o tempo inteiro querendo aprender algo novo, utilizam a internet pra tudo hoje em dia desde procurar uma receita de bolo até fazer uma pintura na parede de casa.
O grande lance aqui é utilizar desse termo empírico “como” com algo que também funciona muito que são os benefícios.
Por exemplo:
Como pintar uma parede
Usar somente esse termo para o título não é o suficiente, você precisa de mais para atrair a atenção do seu leitor efetivamente, apresente os benefícios. Assim:
Como pintar uma parede E NÃO FAZER SUJEIRAS NO CHÃO
Como pintar uma parede SEM MATERIAIS PROFISSIONAIS
Como pintar uma parede ECONOMIZANDO TINTA
Consegue enxergar o impacto que os benefícios trazem para o seu título?
2. Pergunta + questionamento
Esse título causa uma curiosidade no leitor, porque questiona o conhecimento dele sobre algum assunto.
Imagine que você esteja precisando de escrever um conteúdo sobre “enxaqueca”.
Se você quer escrever um material sobre “enxaqueca” e como ela pode afetar a saúde de qualquer individuo, em vez de usar a chamada:
7 sintomas comuns da enxaqueca
Pense no título:
- Você reconhece os 7 principais sintomas da enxaqueca?
E você? Reconhece?
3. X maneiras
O objetivo desse título é mostrar que você é um experto no assunto. Esse conteúdo tem que ser bem direto ao ponto, você precisa entregar as maneiras eficientes de fazer algo, você precisa ajudar o leitor a encontrar uma solução.
Exemplos:
- 7 maneiras de pintar uma parede sem muito trabalho
- 7 maneiras diferentes de pintar um muro
Você pode trocar “maneiras” por outros sinônimos como: “formas”, “modos”,”caminhos” , vai da sua imaginação e a melhor adaptação para cada mercado.
4. Identificação
Esse tipo de título é excelente para se conectar e gerar engajamento com o seu público. É imprescindível ser pessoal nesse conteúdo, o ideal é que o leitor entenda que você está escrevendo exclusivamente para ele.
Esses tipo de conteúdo é ótimo para se tornar viral.
- 4 tipos de funcionários: Qual se parece mais com você?
- 12 filmes antigos: Qual deles marcaram a sua infância?
- 3 habilidades de um vendedor: Quais delas você tem?
5. X razões para alguma coisa
Nesse conteúdo você deve criar uma lista de razões para algo. O objetivo é morar ao leitor porque ele deve fazer algo.
Isso é ótimo para servir como fator decisivo na hora da compra de algo que ele está em dúvidas.
Exemplos:
- 12 razões que provam porque todo mundo deveria praticar Jiu-Jitsu
- 8 motivos para inserir o Jiu-Jitsu como uma atividade semanal na sua rotina
- 5 razões que mostram porque pessoas que tem dores de cabeça precisam fazer atividade física
6. Você não precisa ter isso para fazer isso
Muitas pessoas têm crenças sobre coisas que muitas das vezes as impedem de fazer algo que elas queiram muito. Esse tipo de título é um famoso “quebra-objeções”.
O objetivo é criar algo que seja contra o senso comum, melhor ainda se tiver um embasamento científico, conteúdos desse tipo tendem a atrair mais a atenção das pessoas por irem direto contra o que elas são acostumadas a ouvir.
Exemplos:
- Você não ter dinheiro para abrir uma empresa
- Você não precisa pagar anúncios para gerar tráfego
- Você não precisa entender de internet para ter um negócio digital
Pronto, te entreguei dicas valiosas sobre produção de conteúdo, agora chega de procrastinação e vamos produzir conteúdo relevante eu acredito fortemente que a melhor forma de vender é gerando autoridade e a melhor forma de gerar autoridade sem dúvidas é produzindo conteúdo.
Não deixe de compartilhar comigo, me diga qual a sua maior dificuldade com produção de conteúdo que eu quero te ajudar.
Forte Abraço.