7 Erros comuns que as pessoas cometem na construção de Headlines

7 Erros comuns que as pessoas cometem na construção de Headlines

A Headline é a unica parte do seu conteúdo que você pode quase garantir que as pessoas vão ler, alguns usuários podem pegar o seu artigo e fazer um “skim” como é chamado no inglês que em uma tradução para o português da uma ideia de “passar levemente sobre” em uma linguagem mais informal é “tirar a nata” enfim, colher apenas as informações que mais interessa e cair fora do teu artigo, não preciso dizer que isso é horrível né ?
Antes de escrever um artigo você tem que ter em mente que se a sua Headline pecar no quesito de convencer o usuário a clicar não vai adiantar muita coisa um conteúdo épico se ninguém vai ler, o mesmo vale para subjects ( assuntos ) de e-mails
Aqui vão os 7 erros mais comuns na construção de uma headline :

#01 – Usar palavras vagas e pouco descritivas

Palavras vagas fazem as pessoas ignorarem a sua headline.
Palavras vagas e sem muito impacto passam a ideia de que o conteúdo por trás do título é igualmente vago e sem impacto.
Por exemplo, compare essas duas Headlines : ” 7 Erros básicos que pessoas cometem ao fazerem dieta” contra ” 7 Erros básicos que você pode estar cometendo na sua dieta e não sabe”, qual instiga mais a clicar ? a primeira é muito vago, de repente o leitor acha que já sabe de tudo e passa direto da sua headline, agora a segunda é mais concisa, cultiva uma indagação na cabeça do prospecto.
Logicamente uma copy para a headline vai muito além do que fazer perguntas intrigadoras ou questões que geram curiosidade, é necessário conhecer bem a sua audiência , conhecer o que gera desejo para ele, saber o que gera dor para ele e criar uma estratégia que consiga “pintar um quadro” de emoções na cabeça dele.

#02 – Errar no tamanho

errar no tamanho da headline
Toda palavra da sua headline precisa ser contada, não pense que quanto mais curta a sua headline melhor.
A headline precisa ser direta e conseguir mover as emoções necessárias para que o prospect clique, não adianta nada ter uma headline curta tipo : ” 7 regras para produção de conteúdo”, essa headline é breve e direta, mas não move emoções alguma, não faz com que a pessoa se interesse em saber quais são essas 7 regras o conteúdo é muito vago, eu escreveria essa headline da seguinte forma : “7 regras fundamentais para a produção de conteúdo que farão você escrever melhor”.
Em questão de headlines, os números ajudam muito principalmente números impares como 3,5,7 . Acredite ou não mas existem vários estudos científicos que provam a eficiência dos números nesse ponto.
Se você quiser ter insights sobre criação de headlines de uma olhada na men’s and healthy e na buzzfeed.com eles são especialistas em headlines.

#03 – Não deixar nada na imaginação

não deixar nada na imaginação
A meta da sua headline é informar algo ao leitor e atiçar a curiosidade dele.
Não conte tudo que você planeja escrever ao leitor em poucas palavras, a melhor coisa é deixar algo na imaginação dele. Por exemplo, “Dica simples que você não está seguindo para obter melhores resultados em SEO.” é muito mais convidativo do que “Faça guest posts em sites com mais autoridades para ter melhores resultados em SEO.” Você não tem que omitir o seu tópico inteiro, você tem que deixar algo na imaginação dele, algo que faça ele querer saber mais sobre o assunto.
Um fato que ocorreu comigo, eu escrevi um post chamado Por que palavras-chave prejudica o seu ranqueamento. Isso é algo extremamente controverso e quando eu postei em um grupo que eu participo na hora surgiu um comentário “KeyWord Stuffing” ele já sabia que se tratava do Keyword Stuffing, mas você acha que todo mundo matou ? muitas pessoas abriram para poder saber do que se tratava, imagine se eu coloco assim ” keyword stuffing pode prejudicar o seu posicionamento” tem gente que nem sabe o que é keyword stuffing, isso não teria valor nenhum para elas ou tem gente quem sabe o que é também não iria clicar por já saber do que se trata.

#04 – Não ter um propósito claro

não ter um objetivo claro
Toda headline precisa entregar algum tipo de valor para o leitor, caso contrario eles simplesmente não vão clicar no seus títulos.
Você tem poucas palavras para passar o valor necessário para que ele clique, eu vejo muitas headlines sem propósito nenhum por ai, títulos ruins,  que não passam emoção nenhuma e não entregam valor e isso eu estou tratando de headlines de blogs e sites se eu entrar na questão de e-mail marketing então, provavelmente você recebe dezenas de e-mails todos os dias que são encaminhados diretamente para a lixeira, já deu uma olhada nos títulos ? eu recebo vários aqui um pior que o outro.
Se você for falar de algo, seja bem direto e se for falar de algo de pouco conhecimento da sua audiência explique, não use muitos termos técnicos em headlines, porque usando termos técnicos você só vai conseguir atrair quem conheça dos termos e a maioria das vezes essa não é a intenção.
Mais uma vez, deixe claro a mensagem que você vai passar mas NÃO explique o que , abuse da criatividade nesse ponto.

#05 – Escrever headlines como uma propaganda

Eu vejo muitos auto-intitulados profissionais de marketing tentando usar o marketing de conteúdo como ferramenta de venda direta, fazendo uma exposição dos seus produtos e serviços como se estivessem numa feira e achando que isso vai atrair mais clientes.
Quer uma dica simples ? Se ficar evidente na sua headline que você quer vender alguma coisa para o seu usuário ele simplesmente não vai clicar, escreva algo que tenha valor para eles.
Compare essas headlines : “7 motivos que você precisa para comprar um colchão d’agua” contra ” 7 vantagens que tem um colchão d’agua em relação a colchão de mola” o primeiro é aquela publicidade massiva, chata que as pessoas não gostam, enquanto o segundo é mais focado na informação.

#06 – Não apresentar digestibilidade

não oferecer digestibilidade
No mundo moderno em que vivemos as pessoas querem ler artigos que elas possam digerir facilmente e sua headline pode fazer isso, mostrar para ele o tamanho do seu conteúdo.
Uma das grandes ferrametas para fazer isso é o uso de números, quando o usuário vê números na headline imediatamente ele entende que o conteúdo é “escaneavel” ele consegue absorver os pontos que ele se interessar mais., os artigos em listas são de longe os mais clicáveis no mundo inteiro.
Uma simples mudança de “Por que você precisa trocar o óleo do seu carro a cada 6 meses” para “7 motivos para trocar o óleo a cada 6 meses” instantaneamente faz com que esse artigo fique mais clicável.

#07 – O famoso “clickbait”.

clickbait
Clickbait é “isca de clique” tática muito utilizada no jornalismo em geral, que criam uma headline altamente atrativa e o conteúdo mesmo não condiz muito com o enunciado e quando condiz entrega algo disperso e não relevante para o público,mas hoje tende a não funcionar pelo fato de o usuário já conhecer essa tática e ignorar.
Clickbait usa recursos baratos e as vezes até “sujos” para fazer com que o usuário clique na headline, as frases contém frases clichês como : “Você não acreditar em quem foi contratado para a seleção” ou “Aprenda segredos sobre SEO que não querem que você saiba”, são amadores.
Os tablóides on-line adoram esses tipos de headline, não use essa tática com a sua audiência você vai acabar diminuindo o seu relacionamento com ela e sem contar que dependendo da plataforma que você usar clickbait você pode ser punido, no Facebook por exemplo isso é muito fácil de acontecer.
Escrever headlines é uma arte, não exite em perder tempo na produção das headlines e como tudo no marketing de conteúdo funciona a base de testes, teste formatos diferentes, estruturas, palavras e outros itens.
Quero deixar bem claro que depende muito da audiência para uma headline funcionar bem, tem tipos de audiência que aceitam melhor um tipo outras do outro, eu quando vou fazer as headlines eu crio uma planilha e coloco todas as palavras que geram dor e prazer da audiência para que eu vou escrever, se eu não conhecer bem a audiência eu pesquiso, busco no Yahoo respostas, grupos do Facebook , depois eu procuro usar as palavras que causam mais emoções na criação da mesma e funciona para mim e espero que funcione para você também.
ja-participa-do-nossogrupo-no-facebook

Deixe um comentário

Manual completo para iniciantes que desejam viver da internet sem ter que investir em anúncios

Tenha acesso, pela primeira vez, a um método exclusivo de como posicionar sites no Google e vender todos os dias.

Descubra como você pode mudar de vida vendendo produtos e serviços de forma orgânica na internet.

Black Belt 2021 – Todos os direitos reservados

QUER SABER COMO EU FIZ PARA VENDER MAIS DE 5 MILHÕES DE REAIS NA INTERNET SEM INVESTIR EM ANÚNCIOS?