Black Hat SEO: A verdade que não te contam

Hoje vamos falar sobre um tema polêmico, vamos debater um pouco sobre Black Hat SEO eu andei falando abertamente em alguns grupos e no meu perfil sobre Black Hat SEO e a galera me fez muitas perguntas, muitas mesmo, fizeram tantas que resolvi criar este artigo para explicar o que é Black Hat SEO ,pois muitos criticam sem mesmo saber o que é.

O SEO no Brasil está crescendo muito (já estão até surgindo os “gurus” dessa área) e SEO é concorrência direta, diferente de uma estratégia de marketing, um produto que você tem no mercado que tem diferenciais, qualidades e etc…

SEO é simples, se seu concorrente tem mais que você ganha as suas posições e pronto. Sem mimimi sem blah blah blah!

Black Hat SEO é ilegal

Black Hat SEO

Black Hat SEO não é ilegal no sentido de ser contra a lei ( até de mál caráter e ladrão já fui chamado por praticar Black Hat) Na maioria dos casos Black Hat está relacionado ao uso de programas, bots, scrapers ou qualquer outro tipo de Software para automatizar tarefas como:

Criação de links, divulgação em blogs, comentários automáticos, spam em redes sociais, etc…

Ser contra lei é roubar, colocar programas para capturar senhas de cartão de crédito, gerar números de cartões falsos isso sim é roubo, isso sim é crime.

Muito diferente de colocar um software para ficar comentando em blogs do mesmo nicho que o seu e divulgar o seu site, não?

A maior mentira sobre Black Hat SEO

É muito comum ouvir sobre black hat seo e white hat seo. Sinceramente isso é uma idiotice de marca maior eu vou te explicar o motivo.

Tudo que fazemos no SEO é considerado pelo Google Black Hat, Se você ler as politicas do Google sobre ranqueamento e ler o que ele entende por Black Hat SEO é tudo que nós fazemos no White.

Olha o que o Google diz para você fazer:

Princípios básicos

  • Crie páginas principalmente para os usuários, e não para os mecanismos de pesquisa.
  • Não engane seus usuários.
  • Evite truques para melhorar a classificação nos mecanismos de pesquisa. Um bom parâmetro é imaginar se você se sentiria à vontade se tivesse que justificar suas ações para um site concorrente ou a um funcionário do Google. Outro teste útil é perguntar a si mesmo: “Isso ajudará meus usuários? Eu faria isso se os mecanismos de pesquisa não existissem?”
  • Pense sobre o que faz seu site ser especial, valioso ou cativante. Faça ele se destacar da concorrência.

Ou seja a partir do momento que você faz uma otimização on-page no seu site, coloca aquela alt tag la na imagem do cachorrinho com a keyword que você quer ranquear, você está fazendo Black Hat SEO 😉

O fato de você repetir Keywords no texto, é black hat, de acordo com o Google você tem que escrever naturalmente para o usuário.

Eu sei que até hoje, com mais de 10 anos de experiência eu nunca vi ninguém que faça SEO ( de verdade, não ranquear sitezinho local) que não utilize nenhuma técnica que aos olhos do Google é considerada Black Hat.

O fato é que a galera tem medo de ser penalizado, acham que o site vai explodir e vai perder todo o trabalho caso ocorra alguma irregularidade.

Black Hat x White Hat

O “Blackhateiro” acabei de inventar esse termo, faz tudo que um “whitehateiro” faz só que com uma condição, 10x mais rápido.

White Hat e Black Hat não estão no mesmo nível, White Hat está muito atrás do Black Hat. White Hat é o SEO dos novatos em comparação aos conhecimentos avançados do BH, doa a quem doer a verdade seja dita.

Mas, Por que eu to falando isso?

Porque é simples, para aprender Black Hat você tem que entender muito sobre White Hat, no fundo no fundo o Black hat é uma versão acelerada, melhorada do White Hat, Que na realidade é muito básico e arcaico (conseguir links naturais, densidade de keywords, Imagens com alt tag, explorar cauda longa… não rola né? todo mundo já sabe disso.)

Se você é contra Black Hat SEO e está lendo este artigo por pura curiosidade ou para falar mal de mim depois, deve estar se sentindo muito ofendido, agora eu te faço uma pergunta: Você está satisfeito com os seus resultados de SEO hoje? Cara, se não está fica comigo aqui que você vai aprender umas coisas legais =)

O Google não é o dono da verdade

black hat seo a verdade

Nos últimos tempos as pessoas tem visto o Google como um Deus, Justo, honesto e senhor de toda a razão.

O Google é um sistema imparcial, sujo e covarde, se você acha que ele vai te recompensar porque você está fazendo um bom trabalho está enganado, ele só te ilude dizendo que se você fizer as coisas certas vai ter tudo com ele e caso desobedeça ele te penaliza, isso é mentira.

O Google é uma empresa e como qualquer empresa ela visa o LUCRO, ela está preocupada com o LUCRO primeiramente, depois vem a balela de conteúdo rico, conteúdo de qualidade, conteúdo “memorável”. Bullshit

Eu vou te falar porque o Google é sujo e não está nem aí

Imagine uma empresinha pequena, que fica 5 anos fazendo um trabalho de SEO, criando conteúdo e tal ( Do jeito que o Google diz para fazer ). E consegue se manter la na SERP com muita dificuldade e trabalho.

Aí chega uma StartUP com um investidor anjo forte, compra tudo que é palavras do Adwords domina a SERP paga, contrata um profissional de SEO bom para fazer um SEO negativo para desindexar os concorrentes e pronto, logo logo a empresinha nem no Google aparece mais, isso te parece justo?

Você acha que o Matt Cutts não sabe que isso acontece? Claro que sabe, o problema que eles não estão preocupados em resolver esse tipo de problema.

O Google sabe que enquanto a responsabilidade de criar sites estiver nas mãos do Webmasters eles estarão seguros, Webmasters não se aprofundam em estudos sobre o algoritmo, se aprofundassem saberiam que é impossível o Google criar um algoritmo perfeito.

Se o Google quisesse realmente que você colocasse seu site nas primeiras posições ele diria abertamente quais sãos os fatores de ranqueamento do algoritmo e acabaria com toda essa conversa, acontece que se ele fizer isso eu deixo de ganhar dinheiro ele perde o poder que tem, O Google domina a circulação de informação no mundo.

O que você pode fazer em um país com muito tiroteio onde não pode proibir as armas? Educar os que portam, simples e é exatamente isso que o Google faz.

Técnicas de SEO Black Hat

PNB ( Private Blog NetWork)

Vamos começar falando de uma das mais poderosas técnicas de SEO Black Hat, as gigantes PBN ( private Blog Networks) são redes privadas de blogs.

Sinceramente a meu ver isso não tem NADA de Black Hat veja a explicação e diga se concorda comigo.

O Google entende que quanto mais links você receber para o seu site, mais autoridade, mais reconhecimento ele tem e logo melhora suas posições de ranqueamento.

O Google é completamente contra a manipulação de links, muita gente acha que Black hat é ficar comprando links e depois esses links caiem e o site perde as posições, ingênuo quem pensa assim.

É possível você criar a sua própria estrutura de sites, para trocar links.

Imagine se você atua no nicho de perder peso e cria 5 sites.

Perderpeso.com
Comoperderpeso.com.br
Percapesocomsaude.com.br
Dietaparaperderpeso.com.br
Osegredoparaperderpeso.com.br

pbn black hat seo

E alimenta esses 5 com conteúdo “rico” escreve normalmente para cada um deles, depois você começa a apontar links para os eu domínio principal “percapesocomsaude.com.br” já pensou?

Um apontamento de cada site por semana você tem 1 backlink por dia.

Lembrando que você pode utilizar essa técnica com sites criados na web 2.0 como WordPress, Weebly, Tumblr, etc…

Spinnear conteúdo

Falando das PBN, imagine você ter 30 sites do mesmo nicho? criar o conteúdo tudo na mão é uma tarefa quase impossível para isso existem os SPINNERS, que são softwares que copiam textos e trocam palavras por sinônimos.

Portanto, você pega um texto original, joga na ferramenta e ele te da o mesmo texto com sinônimos assim o conteúdo não é reconhecido como conteúdo duplicado, pois de fato não é.

“Scrapear”

Scraping é uma técnica de black hat SEO que consiste basicamente em tirar informações que já estão na internet.

Você consegue por exemplo “scrapear” a lista amarelas e pegar todos os dados dela.

Scrapear sites que tem autoridade maior que X para fazer parcerias por exemplo.

Scrapear comentários de um site, assim você consegue as informações de quem comentou, existem diversas situações que você pode usar dados obtidos através de Scraping.

Eu uso bastante para conseguir encontrar blogs de nicho e deixar comentários com o link dos meus sites e o pior que faço manual, só uso mesmo para poder achar os sites. Porque vamos lá, na mão da um puta trabalho.

Bots

bots black hat seo

Como eu falei lá em cima, qualquer ferramenta que automatize algum processo é considerado Black Hat.

Se você compra um software que divulga em grupos do Facebook já é um infrator, existem diversos bots que fazem tarefas comum do dia a dia de quem trabalha com SEO, como inserir captcha automaticamente, criar contas de e-mail, deixar comentários em sites, criar conteúdos sozinho, auto follow no instagram e etc…

Técnicas que as pessoas acham que “blackhateiros” fazem

Keyword Stuffing

Ficar repetindo a mesma palavra-chave dentro do conteúdo com o objetivo de mostrar para o Google que ele quer dizer algo relacionado ao assunto.

Isso não funciona e basta você ter o mínimo de conhecimento sobre SEO para entender isso.

O Google avalia a experiência do usuário e o algoritmo reconhece sinônimos então não precisa ficar repetindo toda a hora a mesma coisa, basta escrever um texto suave que é o suficiente.

Keyword Cloaking

Incrível, mas em pleno 2017 tem gente que acredita nisso ainda, colocar keywords com a cor do fundo do site para o robô do Google achar que a sua página tem relevância para determinada palavra, isso já funcionou faz uns 10 anos. Lembro que quando comecei a otimizar sites rolava um assunto desse, eu nunca fiz e nunca vi isso funcionar também. Só conheço isso por boatos.

Comprar Backlinks

Até rola hoje a compra de backlinks, mas de PBN’s montadas.

Antigamente o pessoal comprava links, qualquer link era suficiente para o Google entender que aquele site era bom mas depois de umas atualizações ele começou a dar relevância somente para links de “qualidade” que são links que vem de sites do mesmo segmento.

Portanto, profissionais de black hat seo, NÃO COMPRAM LINKS.

Penalização

Falar sobre penalização ou qualquer tipo de “queda” nos resultados por utilizar técnicas Black Hat é não querer abrir os olhos para enxergar o que o Black hat pode te trazer, há poucos dias o Google atualizou o algoritmo e eu perdi 9 posições em uma keyword, sem fazer nenhum Black Hat nem nada, perdi 9 posições e aí?

O fato é que o Google é o dono da bola, com Black ou sem Black se tiver que perder vai perder.

O segredo é utilizar as técnicas de forma inteligente, imagine você tem um site que recebe 2,3 links por mês ai você pega um GSA da vida e coloca lá 200 backlinks por dia, legal né? acontece que mesmo com black hat as coisas só acontecem no seu tempo, tem que usar com moderação.

Você não vai ser banido do Google por aplicas as técnicas que eu te falei acima.

Os melhores do SEO são “Blackhateiros”

As maiores referências de SEO hoje são blackhateiros, por que será?

Se você perguntar a um guru desses da vida quem é referência em SEO, provavelmente vão citar algumas figurinhas carimbadas do mercado. Quase ninguém fala abertamente sobre black hat, ninguém apoia quem diz que faz black hat eu vou deixar aqui alguns dos caras que eu considero experto em SEO e que provavelmente você nunca ouviu falar deles, são caras que estão o tempo inteiro testando, aplicando novas estratégias, conhecendo o algoritmo.

Matthew WoodWard, Jacob Kink, Glen Allsopp são uma das maiores referências de SEO na minha opinião, ao menos são caras que sigo e curto bastante.

Não são famosos, não vendem cursinhos bem formatados, não tem sites no estado da arte, sabe por que? focam no SEO, só fazem isso e realmente são bons.

Considerações finais

Bom, acredito que eu tenha esclarecido de uma vez por todas o que eu acho sobre Black Hat SEO e White hat não tenho medo de falar abertamente sobre técnicas de SEO de qualquer origem até porque eu sei quem faz e quem não faz e muitos dos que pregam os “valores éticos e morais” não se pronunciam porque tem o rabo preso.

E para finalizar fique tranquilo em aplicar Black Hat SEO no seu projeto e quando bater aquele peso na consciência de que você pode estar fazendo algo de errado , lembre-se você provavelmente já usou um Windows crackeado, quer mais black hat do que isso? craquear um software de R$ 700,00?? Ahh, não acredito que você acreditou no rapaz da loja de informática que te cobrou R$ 70,00 e entregou Office + Windows originais né?

Se você quiser participar do meu grupo fechado no Facebook sobre marketing, SEO estratégias e tudo que envolva a internet como ferramenta para gerar vendas para a sua empresa, o convite está feito, basta clicar no link abaixo e pedir a solicitação, eu vou ficar por aqui e até a próxima.

By | 2017-01-21T06:50:27-02:00 janeiro 21st, 2017|SEO|

About the Author:

Digital Marketer, profissional da área de comunicação e tecnologia há 10 anos, ajuda empresas e empreendedores a aumentarem os seus resultados utilizando o potencial da internet.

2 Comments

  1. […] você não sabe o que eu penso sobre Black Hat leia esse artigo: Black Hat SEO a Verdade Que Não Te Contam para entender melhor como funciona a minha cabeça e a minha concepção de SEO Black […]

  2. Robson 3 de abril de 2017 at 18:09 - Reply

    Muito boa sua abordagem!

    Realmente o que temos visto na web é muito mi mi mi.. sobre o que podemos fazer ou não em termos de SEO.
    Você foi o primeiro que vi falar de BlackHat SEO abertamente. Parabéns pela coragem!
    Já usei um pouco de Blackhat em alguns sites meus, afinal.. quem se diz ser do SEO e nunca usou um pouco de BlackHat, que atire a primeira pedra.. hahaha.
    Só acho que temos que ter muito cuidado ao usar Blackhat, pois o Google tem se mostrado muito mais eficiente em combater algumas técnicas.
    De qualquer forma com moderação creio que sempre valha à pena usar sim.

    Obs.: Gostei muito da dica das PBNs, com certeza vou usar.

    Abraços!

Leave A Comment