Marketing de conteúdo para fotógrafos: mais vendas pela internet

O conceito de marketing de conteúdo não é nada de muito novo. O fato é que marketing de conteúdo ganhou muita força no mundo corporativo, a maioria dos artigos que envolvem marketing de conteúdo geralmente são voltados para o B2B ( Business-to-Business) e produtos/serviços online onde a meta é gerar “leads” e enviar-los para o funil de conversão através de e-mail marketing, se você achou tudo isso muito complicado fique tranquilo que eu vou desmistificar e te ensinar uma maneira fácil para você utilizar essa poderosa ferramenta chamada marketing de conteúdo no seu negócio de fotografia e assim conseguir mais clientes.
Antes de iniciarmos quero te explicar o que é de fato o marketing de conteúdo, a definição de marketing de conteúdo é:

A técnica de criar e distribuir conteúdos de valor, relevância e consistência para atrair uma determinada audiência com o objetivo de transformar-los em clientes.

Existem muitos recursos que podem ser utilizados em uma campanha de marketing de conteúdo para fotógrafos, tanto on-line quanto off-line o que acontece é que quando se utiliza mídia on-line fica mais fácil a propagação do conteúdo.

Por que marketing de conteúdo?

dentre tantas estratégias para fotógrafos conseguirem mais clientes, porque marketing de conteúdo vai ser a abordada? Um seguidor aqui do blog me perguntou se haveria a possibilidade de criar uma estratégia de marketing digital para o negócio dele ( fotografia) que seja consistente, escalável e com pouco ou quase nenhum investimento financeiro. Uma missão quase impossível né? mas, a melhor forma que eu encontrei de conseguir fazer isso é a que vou te ensinar agora!

7 Motivos pelos quais eu criei essa estratégia de marketing de conteúdo

1 – Ganhar credibilidade com potenciais clientes que podem ou não te conhecer.
2 – Mostrar autoridade para clientes novos e antigos
3 – Estabelecer um relacionamento de confiança com seus clientes
4 – Criar valor para o seu trabalho
5 – Dar as pessoas um bom motivo para te seguir nas mídias sociais
6 – Aumentar o seu reconhecimento e fazer com que você deixe de ser o “cara que posta umas fotos legais”
7 – Fazer com o que o futuro cliente entre no seu processo de vendas
Se depois desses 7 grandes motivos que falei acima, você ainda não acredita que o marketing de conteúdo pode ser a solução para você, Fotógrafo conseguir mais clientes este artigo não é para você 😉
Agora que você já sabe o que passa na minha cabeça, eu vou te dar exemplos práticos de aplicação para tudo que eu te falei.

Os 4 tipos de conteúdo para fotógrafos

O objetivo principal do conteúdo é educar o cliente para que ele compre de você, mas é nesse ponto que a maioria dos profissionais, não só do mercado de fotografia mas no geral pecam. Eles simplesmente não sabem que tipo de conteúdo produzir, não sabem o que escrever, que vídeo gravar.
O seu conteúdo tem que atingir diretamente o seu público-alvo ideial, o cara que está interessado em contratar os seus serviços.
vou te dar uns exemplos de alguns conteúdos dentro e fora de contexto para o ramo de fotografia.
marketing-de-conteudo-para-fotografos

Ideias para a produção de conteúdo

O “contexto” que eu citei acima é definido pelo “propósito” no qual seus futuros clientes estão buscando. Se você é um fotografo de casamento, o “contexto” deveria ser casamento. Se você é um fotografo comercial, seu “contexto” pode ser uma campanha de publicidade, conseguiu pegar?
Depois que seu contexto for definido, você pode facilmente começar a educar o seu público eu vou deixar um exemplo aqui de quatro tipos de conteúdo para você produzir e como base vou tomar um fotografo de casamento.

Conteúdo que estão dentro de um contexto profissional para fotógrafos de casamentos:

  • O que procurar na hora de contratar um fotógrafo para seu casamento.
  • Estilos de fotografia para casamentos.
  • Como posar melhor para as fotos do seu casamento.
  • Ideias para Book de casamento

Conteúdo que estão em um contexto mas não são relacionados a fotografia:

  • O que procurar na hora de contratar um florista.
  • Dicas para fazer o dia do seu casamento melhor.
  • Como planejar uma boa lua de mel.

Conteúdo que NÃO estão no contexto e são sobre fotografia profissional:

  • Como editar imagens de um jeito profissional
  • Como limpar as lentes da câmera.
  • Vídeos do tipo Behind-the-scenes..

Conteúdos que NÃO estão no contexto e NÃO são sobre fotografia profissional:

  • Como tirar melhores fotos a luz do dia.
  • Melhores câmeras para iniciantes.
  • Como tirar melhores fotos de família.
  • Como aproveitar melhor a câmera do seu iphone.
  • Como usar o Flash corretamente.

Frequência de postagens para os diferentes tipos de conteúdo

Agora que você entendeu quais são os 4 tipos de conteúdo, vamos ver com qual frequência devemos utilizar cada um deles. O ideal é que tenha um certo balanço entre eles para manter o seu conteúdo interessante, engajador e educacional SEM ser muito “auto-promocional”. Pela minha experiência o número ideal que encontrei foi:
20% do seu conteúdo dentro do contexto e ser sobre fotografia
35% do seu conteúdo dentro do contexto e NÃO ser sobre fotografia.
5% do seu conteúdo fora do contexto, mas sober fotografia.
40% do seu conteúdo fora do contexto e SEM ser sobre fotografia.
Marketing de conteúdo para fotógrafos
Se você ficou um pouco confuso com toda essas informações eu vou resumir para você, o seu público não está interessado em fotografia, ele só quer um casamento com fotos incríveis, para isso eles não precisam saber qual modelo de câmera você usa, que tipo de lente e qual a técnica que você vai aplicar.
Ele só está preocupado com uma única coisa: FOTOS INCRÍVEIS!
E o motivo de termos conteúdos que não fale diretamente de fotografia para casamentos é que assim conseguimos atrair pessoas que estejam interessadas em casamentos.

Implementação de toda essa estrategia

A aplicação e implementação da sua estrategia de marketing de conteúdo é tão importante quanto o conteúdo em si. Existem basicamente três lugares para você implantar isto:
Mídias sociais;
Blog;
E-mail.
Eu coloquei e-mail ali por ultimo porque geralmente o fechamento vem através do e-mail, tem toda aquela questão de envio de orçamento detalhes do projeto e etc…
Muita das vezes o negócio não é fechado na primeira conversa e você acaba ficando com uma base de e-mails sem utilizar, ou  ficava agora que você já conhece estrategias de marketing de conteúdo pode começar a aplicar nessa sua base de e-mails “parada”.
O blog tem um papel fundamental, o blog você cria volume, você consegue ser encontrado.
Quando as pessoas buscam algo no Google relacionado a fotografia e casamento, ela consegue te encontrar? se eu procurar por “fotografo Newborn + nome da sua cidade” eu te encontro nas primeiras posições? Você sabia que existem pessoas que CONSTANTEMENTE procuram sobre esses assuntos aí bem perto de você?
Considerações finais
O fato é que o marketing de conteúdo é apenas a ponta do iceberg, só uma pequena amostra do que o marketing digital pode trazer de resultados não só para fotógrafos para qualquer tipo de negócio, isso porque os tempos mudaram e a internet revolucionou a forma de fazer negócios, muitas empresas e profissionais ainda não se atentaram a isso.
Se você gostou desse artigo e quer aprender mais sobre marketing digital e estrategias para conseguir mais visitantes e mais vendas para o seu negócio, eu te convido a participar do meu grupo fechado no Facebook, nesse grupo eu estou sempre compartilhando dicas de marketing digital e tudo relacionado a vendas na internet.
ja-participa-do-nossogrupo-no-facebook

Bruno Medeiros
Bruno Medeiros é Carioca, Nômade Digital, Ancap, Especialista em Marketing e viciado em quebrar padrões. #VemComigo

Mais Posts

Hey,

Deixe seu comentário