Marketing digital para bandas: 7 estratégias para músicos
Millennials, conhecidos também como a geração Y ou a geração da internet. De acordo com estudos sociológicos são pessoas que nasceram após a década de 80.
Você deve estar se perguntando: O que isso tem a ver com dicas de marketing digital para bandas?
Antes de entrarmos no conteúdo propriamente dito, deixa eu te contar umas coisas.
Você já ouviu falar em Cauda longa? ou Long Tail?
Este conceito foi muito bem abordado por Chris Anderson e está relatado no livro: A Cauda Longa.
Basicamente é uma transição do mercado de massa para o mercado de nicho, de acordo com Chris o mercado de nicho tem mais força que o mercado de massa.
Com toda a popularização de mídias e a facilidade de encontrar conteúdos específicos o mercado de nicho está cada vez mais ganhando força, por exemplo: antes do disseminamento da internet era comum em uma segunda-feira no trabalho todos terem visto a mesma programação na TV no domingo, eram as famosas “conversas de bebedouro” hoje é muito mais complicado para que isso aconteça devido ao grande acesso a conteúdos diversificados proporcionados pela cauda longa.
Dê uma olhada nessa imagem
A industria fonográfica foi brutalmente afetada pelo crescimento do mercado de nicho, isso porque antigamente as pessoas só tinham basicamente uma única forma de ouvir músicas, no rádio.
Hoje a realidade é completamente diferente, para o rádio não é interessante atingir os nichos, os nichos são sub-categorias de uma massa, por exemplo:
Rock -> Hard Rock -> Hard Rock 80’s -> Glam Rock
Mais pessoas ouvem Rock, menos ouvem hard rock, menos ainda ouvem hard rock 80’s e muito menos Glam Rock.
O que poucos se atentam é que todos esses sub-nichos somados têm um volume maior do que a massa.
Eu quero te dizer com isso é que se você atua em um mercado de nicho, se a sua banda tem um ritmo específico o maior erro que você pode cometer é querer mostrar isso para a MASSA.
Estamos entendidos? Vamos para as dicas.
#01 – Presença On-line
Eu sempre falo isso aqui no Blog e sempre vou continuar falando, o fator principal de quem quer ter algum tipo de resultado na internet é SER ENCONTRADO.
Só existe uma única forma de ser encontrado na internet, produzindo conteúdo.
Produzir conteúdo pode parecer simples, mas é exatamente aqui que a maioria peca.
Se a sua banda é de Heavy Metal, faça conteúdos relacionados a Heavy Metal, fale de outras bandas de Heavy Metal assim você consegue atrair a atenção das pessoas de forma indireta.
Ex.: 7 coisas que você não sabia sobre o Metallica, Confira a agenda de shows do megadeth para 2017.
Com esse conteúdo, atrairá fãs de Metallica, Megadeth, etc… aí fica mais fácil né?
#02 – Crie um Podcast
Podcast é extremamente engajador para esse público, sabe o motivo? Muitas pessoas ouvem as músicas de uma banda não só porque se agrada do som, mas sim porque se identifica com a banda em geral. Curte os integrantes, curte a história da banda e principalmente as influências. A maioria das pessoas que curtem um som underground tem ou tem o sonho de ter uma banda esses são os seus melhores ouvintes, acredite.
Ps.: Lembrando que nem só de música viverá uma banda, conteúdo rei amigo.
#03 – Utilize vídeos
Isso parece bem óbvio, mas tenho certeza de que quando leu a palavra vídeo lembrou do YouTube né?
o Youtube é de longe a maior plataforma de vídeos do momento, mas existem alternativas que podem ser muito mais úteis para você. No YouTube é tecnicamente difícil você ranquear com facilidade um vídeo para as primeiras posições. Lembra do conceito de Cauda Longa? Então, ele vive de visualizações e relevância portanto as chances de você conseguir ranquear com facilidade um vídeo é grande, pois você disputa com a “massa”.
Eu te recomendo que você use esses sites de vídeo:
O lance de postar nesses canais de vídeo não é somente ganhar visualizações e sim ganhar peso para o Google, quanto mais lugares você estiver presente melhor. Keep it into your mind!!!
#04 – Tenha um canal de comunicação direto
Ter um canal de comunicação com seu leitor/ouvinte é PROVIDENCIAL dentro de uma estratégia de marketing digital para bandas.
A forma mais eficiente de comunicação enquanto escrevo este artigo é sem dúvidas o E-mail.
Capturar e-mails e construir relacionamento é o ponto chave do negócio, você tendo comunicação direta com quem vos acompanha, você consegue avisar das novidades, convocar para eventos e shows.
#05 – Vídeo Aulas
De novo a história do conteúdo, muita gente procura insanamente por vídeos de como tocar algo na internet. Uma boa forma de divulgação da sua banda é produzir conteúdos educativos ensinando tocar covers e no final uma breve apresentação da banda. Naquele mesmo ritmo, você vai ensinar músicas que atraia um público interessado do ritmo musical que a sua banda produza.
#06 – Tenha um Design atrativo
Se tem algum ponto dentro dessa estratégia de marketing para bandas que você NÃO pode economizar é no design.
Crie uma identidade visual única, certifique-se de que todas as suas redes sociais e canais de comunicação utilizem a mesma identidade. Capa de página do Facebook, Capa do Youtube, Twitter, Instagram, etc…
Na construção do blog fique atento ao que o seu público é acostumado a ler, antes de criar dê uma olhada em blogs “concorrentes” de outras bandas que fazem um som parecido, principalmente as bandas grandes e inspire-se
#07 – Instagram / SnapChat
E por último e não menos importante, o poder do SnapGram / SnapChat na sua estrategia de marketing para bandas.
É algo extremamente valioso e poderoso utilizar esses recursos, como eu falei antes muita das coisas dentro da industria fonográfica acontecem devido a similaridade que é criada entre ouvinte e músico. E com o o histories do Instagram ou Snapchat é possível criar essa conexão e aumentar esse relacionamento.
Considerações finais
Essas foram as dicas que eu tinha para passar para quem quer usar o marketing digital para bandas, acredito que são super valiosas e se você não utiliza essas estratégias está perdendo tempo/sucesso/fama/dinheiro/garotas =)
Antes de finalizar quero te deixar uma alerta NÃO utilize as mídias sociais somente para tentar vender alguma coisa, vender shows, vender cd’s, camisas, etc..
Utilize a internet para construir relacionamento, produza conteúdo, muito conteúdo e o mais virá.
Se você não tem um blog, eu ofereço um serviço gratuito de criação de um blog profissional. Eu vou deixar o link aqui para que se você tiver interesse em ter um blog profissional de graça e começar a colocar as estratégias que te ensinei acima em prática poder acessar, Ok? Um forte abraço e te espero na próxima.