Fala pessoal um artigo bem diferente hoje, me solicitaram uma avaliação sobre a ferramenta de marketing digital BuilderALL. Eu fiz uma análise da parte estrutural de SEO e deixei a minha opinião.
Como eu disse o objetivo do artigo é esclarecer dúvidas sobre a parte de SEO da BuilderALL, não falarei sobre os Features e recursos da ferramenta.
O que foi analisado?
Eu fiz uma auditoria básica de SEO em dois blogs criado com a BuilderALL com o objetivo de analisar o SEO, ambos apresentaram os mesmos problemas devido a uma série de coisas que vou te explicar agora.
Os maiores problemas que eu encontrei foram relacionados ao servidor, como o site/blog fica hospedado no servidor da empresa você fica impossibilitado de fazer algumas alterações básicas que aumentariam o desempenho do seu site.
O primeiro teste foi feito no Gtmetrix.com uma ferramenta validada, testada e aprovada por vários profissionais de SEO. O GtMetrix avalia a parte estrutural do site, itens como: tempo de carregamento, Scripts, código fonte e etc…
Deixa eu traduzir aqui para vocês os seguintes itens:
Serve Scaled Images, Optimize Images e Avoid Landing page redirects são itens que são possíveis arrumar com uma otimização On-page, portanto não são erros da plataforma.
Defer Parsing of JavaScript – Todos os elementos que são apresentados na sua tela, de qualquer site não somente da BuilderALL são representados por códigos HTML, porém os códigos em HTML tem suas limitações e quando isso acontece são solicitados códigos em outras linguagens como o JavaScript, O JavaScript tem uma infinidade de recursos, como bibliotecas, plugins, recursos visuais e interações o problema são que todos esses recursos acabam pesando o site, prejudicando o tempo de carregamento e consequentemente fazendo você perder pontos com o SEO.
Por isso o GTMetrix aponta, esse erro dentro da plataforma. A solução para esse problema é entrar no código fonte do site e remover esses “plugins JavaScripts” que estão sendo apontados, como isso não é possível dentro da BuilderALL esse erro fica irreparável. Como acontece em muitos temas WordPress.
Minify javaScript – Esse erro esta ligado diretamente ao de cima, os códigos JavaScript não estão minimizados em alguns casos na mão de um programador ele consegue simplificar e eliminar códigos extras fazendo com que diminua o tamanho do código e diminua também o tempo de carregamento do site.
Leverage Browser Caching – Essa parte esta ligada ao servidor, toda vez que um usuário acessa você tem a possibilidade de “gravar” o seu site no navegador dele, assim a próxima vez que ele acessar não vai precisar fazer o download de imagens e códigos como o JavaScript que falamos acima, Você consegue fazer a alteração das políticas de cache diretamente no arquivo .Htaccess do seu servidor, no caso da OMB100 como você não tem acesso ao servidor e a esses arquivos fica aí mais um erro irreparável.
Requests – Requests são os pedidos que são feitos para o servidor, também é um erro que aparece por conta da codificação da estrutura utilizada. Toda vez que o seu site carrega ele faz pedidos ao servidor e isso “sobrecarrega” fazendo com que o site fique lento, quanto menor o número de requests menos sobrecarga o servidor recebe e mais rápido o seu site fica.
Ps.: 26 Segundos é alto extremamente fora do normal, muito alto o tempo ideal é que fique em menos de 1 segundo. Porém é extremamente difícil e em alguns casos inútil, como o meu caso eu preciso fazer um update geral no meu blog, apesar de usar o melhor tema WordPress para SEO do mundo tenho que realizar vários ajustes, mas como estou em primeiro para a maioria das posições que quero fico postergando uma auditoria geral no meu site além de ter aquela velha história né? Em casa de ferreiro o espeto é de pau!
Na segunda aba do GTMetrix, chamada Yslow temos mais informações.
Add Expires Headers – A grosso modo esse item diz para o navegador o que baixar e o que não baixar do Cache, com isso consegue otimizar a velocidade do site. A forma de você arrumar é acessando também o arquivo .Htaccess e fazendo as devidas alterações, como no caso da OMB100 você não tem acesso a esses tipos de arquivos fica mais um erro irreparável.
Make Fewer HTTP requests – Como vimos acima, requests são pedidos que fazem para o servidor. Quando o seu site é carregado é lido letra por letra do código-fonte e quanto mais recursos tiver necessários ou desnecessários fazem mais pedidos ao servidor fazendo com que ele sobrecarregue e demore mais tempo para poder carregar o seu site. A solução é reduzir os códigos e eliminar requests desnecessários no código-fonte do site, outro item irreparável com a plataforma da omb100 de blogs.
Use a Content Delivery Network (CDN) – A CDN eu não vou dizer que não é possível reparar, eu acredito que não pois precisa ser feito uma configuração dentro do servidor para aceitar um DNS do seu serviço de CDN. CDN é content delivery network resumidamente é uma rede que “espalha” o seu site em vários pontos de distribuição do mundo, então quando você acessa o seu site que está localizado no EUA por exemplo, ele pega uma “cópia” de um local mais perto, fazendo com que o seu site carregue mais rapido.
Reduce DNS Lookups – Esse item informa que existe um “delay” para o pedido inicial de processamento do host, acontece por causa do tempo de resposta do servidor ele acaba fazendo pedidos para muitos hosts diferentes e acaba prejudicando o tempo de carregamento, a solução para isso é investir em servidores, provavelmente o servidor da OMB100 é compartilhado uma única máquina que hospedam todos os sites ou parte deles, como não existe uma “atenção” maximizada para um site acontece isso.
Minify JavaScript and CSS – E por último, voltamos a falar do minify, só que desta vez de JavaScript e CSS. O código é exagerado fazendo com que o site para carregar, a solução é fazer a redução no código-fonte.
Essa foi a análise completa sobre a plataforma, se você quiser saber mais sobre otimização de sites e como corrigir erros em sites que podem prejudicar o seu SEO eu te recomendo que leia esse artigo: Como aumentar a velocidade do seu site eu me aprofundo bem mais em vários pontos que citei neste artigo.
Eu gravei um vídeo também falando sobre essa análise, vou deixar o link aqui.
Afinal, BuilderALL funciona ou não funciona para SEO?
Mediante todas as provas, testes reais e a minha experiência profissional no mercado de Search a resposta é NÃO. Falta muito ainda para a ferramenta de Blogs da OMB100 chegar em um nível competitivo com o WordPress e outros CMS.
A falta de personalização e falta de estrutura de linkagem ainda pesam muito negativamente para otimização do SEO na BuilderALL, espero que que melhorem.
Considerações finais
Esses foram os pontos que julguei mais importantes para o SEO da BuilderALL, não falei ainda sobre:
Linkagem interna que é péssima, a falta do Breadcumbs, o Slug “nome da url” que também é inserido automaticamente um post, etc…
O objetivo deste artigo não é julgar as funções da ferramenta BuilderALL como eu disse anteriormente e sim fazer uma análise de SEO.
Portanto, não me pergunte nada sobre a ferramenta pois não vou saber responder.
Se você curtiu este artigo e quer participar de uma comunidade ativa sobre marketing, Marketing digital e SEO fica o meu convite para entrar no meu grupo fechado no Facebook, lá eu sempre compartilho dicas exclusivas com os membros, eu vou ficar por aqui e até a próxima.