Fazer uma auditoria de SEO é a melhor maneira de identificar o motivo de uma campanha não estar funcionando.

Essa é a primeira atividade que eu faço quando pego um novo cliente que já investiu ou investe em SEO.

Neste artigo, eu vou te mostrar como você pode fazer uma auditoria completa de SEO no seu site ou no site dos seus clientes.

O que é uma auditoria de SEO?

Uma auditoria de SEO tem o objetivo de descobrir maneiras e melhorar a sua campanha, consequentemente trazer mais tráfego e conversão para seus sites.

O objetivo é identificar pontos fracos na sua campanha e o que pode estar prejudicando a sua performance.

Esse processo vai te dar uma lista de ações que você precisa arrumar.

Se você seguir passo a passo esse guia que vou te dar, eu tenho certeza que vai melhorar seus resultados nas suas campanhas de SEO.

Quando você deve fazer uma auditoria?

Como eu disse anteriormente, sempre que eu pego um novo cliente eu faço esse trabalho.

Mas, para fim de manutenção da campanha eu faço de 4 em 4 meses geralmente exceto no meu site que não faço nunca.

Sem mais enrolação, vamos para o conteúdo.

Check-list de auditoria SEO em 4 Etapas

Lembrando que para uma campanha de SEO sucesso estão envolvidos milhares de fatores, eu separei os 9 mais importantes e que você deve dar uma “maior atenção” com a maior prioridade possível para que corra tudo bem, como eu sempre digo para os meus alunos: você não precisa fazer nada perfeito, dificilmente você vai conseguir ter um site rodando 100%. Só ver o meu, tudo que bem que eu sou bem relaxado, mas com todas as falhas que meu site tem estou em primeiro lugar para várias palavras-chaves importantes para mim.

Vamos começar:

Passo 1 – Análise de palavras-chave

analise de palavras chave

 

Objetivo: Determinar qual palavra-chave vale a pena brigar e encontrar palavras “fáceis” de pegar as primeiras posições.

Você precisa fazer um “pool” de palavras-chave para começar a fazer uma auditoria eficiente.

Ps.: Pool é uma carteira de palavras, uma lista de palavras importantes para o seu site conseguir tráfego.

Nesse Pool, busque colocar o máximo de palavras caudas longa possível.

Invés de optar por “como jogar basquete” use “Como jogar basquete como o Le Brown James” “Como jogar basquete sendo baixo” “Como jogar basquete acima do peso” etc…

Sempre utilizando as variações, para você criar esse pool com facilidade utilize a ferramenta AnswerThePublic.com vai te ajudar muito na construção do seu arsenal de palavras-chave.

Dica extra:

Uma coisa que eu sempre faço nessa etapa é separar as palavras-chaves em 3 categorias: Boca de funil, Consideração e Fechamento.

Boca de Funil

As palavras de boca de funil são palavras que os usuários buscam sem saber que precisam do seu produto, Ex.: Como fazer desenhos para camisetas. As pessoas que procuram esse tipo de conteúdo precisam de um curso de Photoshop, mas não sabem que precisam, logo procuram pela solução do problema da forma dele. Lembre-se ele nesse momento não quer ser um expert em photoshop só quer fazer uns desenhos para camisetas.

Por isso elas são boca de funil, porta de entrada para as pessoas te acharem e conhecerem seu produto.

Consideração

Aqui vamos inserir no nosso pool palavras que resolvem problemas que as pessoas já identificaram, depois dele já ter descoberto que precisa manipular o Photoshop entra um conteúdo mais específico sempre resolvendo o problema do usuário, procure palavras como: “Como fazer caricatura no Photoshop”, “Tutorial de photoshop para iniciantes”,”Como fazer Brushes no Photoshop” etc…

Fechamento

Aqui é onde a maioria está, brigando pelo fechamento. São palavras específicas quando o usuário já passou pelas duas etapas anteriores e está pronto para comprar.

No seu pool entra: “Curso de Photoshop”, “Curso de Photoshop a distância”, etc…

Aqui é o Jabá do seu produto direto, não tem muita enrolação.

Eu particularmente não gosto de trabalhar muito no fechamento, meu foco é sempre maior na boca do funil e consideração.

Deu pra pegar a ideia? Vamos para o próximo item do nosso check-list!

Passo 2 – Análise da concorrência

analise da concorrencia

Objetivo: Saber como estão nossos concorrentes para as palavras que selecionamos.

O SEO é divido em duas categorias, On-Page e Off-Page. O ON-Page são coisas que acontecem dentro do site, logo temos total controle sobre ele. O Off-page são fatores externos que não podemos manipulá-los completamente como: tempo de domínio, quantidade de links, autoridade da página, autoridade do domínio.

A Análise da concorrência é importante para que possamos identificar os pontos fracos dos nossos concorrentes e descobrirmos onde podemos ganhar deles, vão existir casos que nossos concorrentes serão mais fortes e é isso que vamos aprender a identificar agora.

A primeira coisa que você vai avaliar é o DA ( Autoridade do Domínio) e PA ( Autoridade da página) para isso vai precisar de instalar a extensão Moz ToolBar.

Vamos supor que você queira ranquear a palavra “Marketing digital”.

analise da concorrencia

Análise os primeiros resultados, só tem um site com DA menor que 40 isso significa que essa palavra é muito competitiva e eu não vou conseguir pegar a primeira página do Google co um domínio novo, sem links, sem autoridade.

O máximo que vou conseguir fazer é uma boa otimização On-Page, mas isso meu concorrente também consegue fazer aí vamos para um “fator de desempate” que é o off-page e ele vai ganhar, então colocar palavras como essa no seu pool é inútil, só vai te custar tempo e dinheiro.

Ps.: Vale lembrar que o PA e DA não é uma métrica absoluta, mas é um bom caminho para você se guiar, para você entender como é a concorrência da palavra.

Agora, pegue todas as palavras que você selecionou na primeira etapa e tire todas que tiverem uma concorrência alta, DA 30+ pode ir tirando.

A segunda etapa dentro desse tópico sobre análise de concorrência ainda você vai utilizar o SemRush, aqui vamos analisar o tráfego do seu concorrente e vamos ver quais palavras ele não está tão bem ranqueado e ainda assim está recebendo tráfego.

Dentro do SemRush vá em:

Análise de domínio -> Busca Orgânica

Analisando um site qualquer aqui sobre marketing digital olha o que encontrei:

 

analise da concorrencia seo

 

A palavra “Hashtags mais populares” leva tráfego para o site, porém ele ta muito mal colocado está em 37° e a concorrência é mais baixa.

auditoria seoa

O nome dessa estratégia é “low hanging fruits” que significa uma expressão de “facilidade” ou algo relacionado a conseguir coisas de uma maneira mais fácil que a convencional.

 

Show de bola, vamos continuar. Agora vamos para uma análise técnica do site.

Passo 03 – Análise Técnica

analise tecnica

Objetivo: Otimizar a parte técnica do site com o objetivo de melhorar o desempenho.

Eu escrevi um artigo um tempo atrás falando de como melhorar a velocidade do seu site WordPress  que é um guia bem completo falando sobre otimização da parte técnica, se quiser fazer uma análise mais profunda da parte técnica dê uma olhada lá, aqui vamos tratar somente dos principais erros encontrados na maioria dos sites.

Vamos lá:

Qual é a velocidade do site?

A velocidade do seu site impacta diretamente no seu ranqueamento, então essa é a primeira coisa que vamos ver.

Você pode usar o Pingdom ou GTMetrix para fazer essas correções de velocidade.

O ideal é que seu site não demore mais que 3 segundos para carregar, na verdade o ideal mesmo é menos de 1 segundos mas isso é um desafio muito grande principalmente para quem usa WordPress.

Seu site é Mobile Friendly?

Preste bem atenção no que vou te falar, aqui muitas pessoas erram.

Mobile Friendly é diferente de RESPONSIVO.

O site pode ser responsivo e não ser adaptado para dispositivos móveis, não ter botões “tocáveis” com facilidade e tempo de carregamento alto para smartphones e tablets.

Teste o seu site em celulares e veja se passa uma boa experiência, se não passar troque de tema =)

O site tem “Keyword Cannibalization”?

Esse é um termo que só ouvi uma vez na vida e ficou gravado na minha cabeça, Canibalização de palavras-chave é quando você força várias keywords dentro do mesmo site em páginas diferentes.

Isso confunde o Google e ele não consegue entender qual página é a “melhor” ou a “ideal” para ranquear.

O caso mais comum desse fenômeno é com títulos duplicados, Ex.: A página principal vai:

O que é recorrência – Fórum sobre Recorrência

depois são criadas sub-páginas assim:

Como trabalhar com recorrência – Fórum sobre Recorrência;

Como Lucrar mais com recorrência – Fórum sobre recorrência;

Para você eliminar isso de uma forma simples, pode usar a ferramenta Website Auditor ou o WooRank.com.

Ps.: Não vejam os meus títulos duplicados por favor, eu sei mas a falta de tempo e preguiça de arrumar custam mais =(

Sitemaps

Seu site deve ter um Sitemap, ele vai te ajudar na indexação.

Se você usa WordPress, o Yoast by SEO faz isso sozinho.

para ter certeza que seu site esteja indexado vai no google e digite  “site:seudominio.com” se seu site não aparecer é porque está penalizado ou não está configurado corretamente o sitemaps.

 

Conteúdo duplicado

Conteúdo duplicado dentro do seu site pode trazer uma penalização pelo Panda ( algoritmo do Google) sempre tomo muito cuidado antes de falar sobre conteúdo duplicado porque tenho lá as minhas dúvidas em relação a isso, mas por via de regras evite! tenho feitos alguns testes e os resultados tem sidos bons quando eu tiver provas para poder mostrar  o que eu desconfio eu venho aqui e edito o artigo.

Em E-Commerces acontece muito isso, pois existem 3,4 vezes o mesmo produto com a mesma descrição, etc… Evite.

 

Erros 404?

Verifique se tem erros 404 no site, na dúvida coloque o plugin 404 to 301 ele vai fazer um redirect de todas as páginas quebradas do seu site e direcionar para a home assim vai evitar que fique com links quebrados e gerando uma má experiência para o usuário.

 

Passo 04 – Análise On-Page

Objetivo: Otimizar as palavras-chaves dentro da página.

 

Palavra-chave está no título?

A palavra que você quer ranquear tem que estar no título.

 

 

A palavra-chave aparece entre as primeiras 100 palavras do texto ?

Sua Keyword principal tem que aparecer nas primeiras 100 palavras do artigo/página.

A URL está limpa? curta e direta?

A Url das páginas tem que ser curta e direta, Ex.:www.brunomedeirosjj.com/checklist-seo.

Alt Tag das imagens?

Certifique que as imagens estão com as tags corretas, com as palavras-chave que você quer ranquear.

A última sentença aparece a palavra-chave?

Muito importante que no final do artigo você consiga colocar uma sentença com a palavra-chave que você quer ranquear.

Considerações finais

Esse é um checklist completo para uma auditoria SEO, só deixei de fora a questão dos backlinks pois com essa ultima atualização do Google não se faz tão necessário rejeitar links.

Se você gostou deste artigo e quer saber mais sobre marketing digital e SEO, te convido a participar do meu grupo fechado no Facebook onde sempre estou compartilhando conteúdo exclusivo para os membros. Um forte abraço e até a próxima.

auditoria seo