Posso ser prejudicado por utilizar muitas palavras-chave ?
Palavras-chave sem dúvidas é um dos assuntos mais citados dentro do mundo de SEO e produção de conteúdo, Por que o algoritmo principal do Google é funcionava com relevância para esse quesito.
Basicamente ele fazia uma busca dentro do site e verificava o que foi digitado pelo usuário e buscava os sites que usavam a maior quantidade da mesma palavra e os exibia, a quantidade de palavras era o que determinava quem subia e quem descia.
Hoje essa prática de encher um texto com palavras-chave sem muito sentido é conhecido como “keyword stuffing” e isso pode te prejudicar muito.
Keyword stuffing é uma técnica amadora e obsoleta e como eu disse trás grandes riscos para você, mas que riscos são esses ? como pode me prejudicar ?
A semântica do Google
Para entender como Keyword Stuffing é prejudicial você tem que entender como é a semântica do gigante Google que se resumem a duas importantes atualizações : Panda e Beija-flor.
O panda, que foi lançado em 2011 mudou drasticamente a maneira de avaliação da qualidade dos sites, passando a considerar mais relevantes os conteúdos mais ricos, originais que se importam mais com detalhes , pesquisa do conteúdo e artigos que realmente entregam algo de valor ao leitor e deixando de considerar fatores que eram bastante relevantes como a quantidade de palavras.
Sites com conteúdo “pobre”, conteúdo irrelevante e conteúdo que não são úteis aos leitores são penalizados, enquanto sites com mais valor , bem escritos são recompensados com um ranqueamento melhor.
Por causa dessa atualização, conteúdo com excessos de palavras-chave são vistos como não úteis e isso faz seu site perder posições.
A atualização que levou o nome de beija-flor, foi lançada em 2013 introduzindo o conceito semântico de buscas, em de vez de rastrear palavras-chave no texto o Google tenta entender o propósito da busca do usuário e responde com um site que atenda as necessidades de quem está buscando, na prática ele não usa palavras-chave para avaliar a relevância do site.
Portanto é extremamente desnecessário incluir várias palavras-chave repetidas dentro do site, até porque o Google pode entender que seu site é irrelevante e você já sabe o que acontece né ?
O que é classificado como “Keyword Stuffing” ?
De acordo com o próprio Google, Keyword stuff é a pratica de encher a página com palavras e números a fim de manipular o algoritmo do Google e se beneficiar disso nos resultados de buscas.
Não existe uma regra dizendo quantas vezes a palavra tem que aparecer na sua página para ser qualificado como keyword stuffing, porque o algoritmo do Google trabalha baseado em um contexto de várias páginas.
Como o excesso de palavras-chave pode te atrapalhar
Agora que você já sabe o que é keyword stuffing e como ele pode te prejudicar, vamos ver exatamente o que ele faz, eu já falei que ele pode fazer com que seu site perca posições, mas com que força ?
- Penalidades indiretas, você não vai entrar na black-list por cometer um excesso de palavras-chave em algumas páginas, mas a qualidade do seu conteúdo será classificadas no parâmetros que citamos no inicio do post, naturalidade das palavras e o mais importante a relevância do artigo para o seu leitor e fica extremamente dificil escrever um texto útil e relevante com palavras repetidas, logo isso vai empurrar seu site para baixo nos ranques.
- Experiência do usuário, o excesso de palavras-chave não é só ruim para os rastreadores do Google, se um usuário lê um texto no seu site entupido de palavras repetidas isso pode causar uma péssima impressão com a sua marca, que potencialmente pode resultar em perca de fechamento de negócios.
- Perca de potencial, Conseguir links é algo extremamente necessário para subir no ranqueamento do Google, mas as pessoas só linkam conteúdos relevantes se você tem só conteúdos com dezenas de palavras repetidas as chances de você atrair links para seu site são mínimas e consequentemente seu progresso estagnado.
Quando esses efeitos são combinados, causa um efeito cumulativo de devastação no posicionamento do seu site.
Você não vai terminar na lista negra do Google, e se você corrigir o que tem caracterizado como keyword stuffing você consegue reverter a situação, mas se você tem essa prática de usar muitas palavras repetidas no mesmo artigo para ranquear melhor, tenha certeza que isso vai sufocar o crescimento do seu site.
Por que palavras-chave ainda são valiosas
Com tudo que eu disse sobre palavras-chave você deve estar pensando que eu sou louco né ? mas vou te explicar o porque que elas ainda são muito valiosas.
Na verdade a forma de pensamento do usuário evoluiu em relação a palavras-chave, invés de de colocar um monte de palavras-chave para martelar o seu conteúdo na cabeça do usuário, você pode usa-las para encontrar temas que os usuários buscam e compartilham na internet e escrever artigos relevantes para eles baseado nessas buscas.
Você pode usar o próprio planejador de palavras-chave do Google para encontrar palavras-chave.
Se você escreve artigos baseados em responder as dúvidas que as pessoas tem, naturalmente o Google vai te reconhecer por isso e ranquear bem o seu site, afinal você tá falando a língua dele é isso que o Google quer, que as pessoas encontrem respostas para as suas perguntas e você de uma forma ou de outra está ajudando ele a cumprir seu objetivo, não está ?
Considerações finais
Keyword stuff é uma estratégia obsoleta, não se usa mais, não só porque o Google disse mas porque isso acaba diminuindo a experiência do usuário em seu site e vai fazer você perder não só ranqueamento como, confiança da audiência e a atração menor de links.
Portanto, não pense que você pode enganar o Google você está enganado, a unica forma hoje de você conseguir ranquear bem um site é produzir conteúdo relevante, escrevendo de forma natural, informativa, detalhada que você pode ajudar os usuários do seu site e consequentemente conseguir boas posições.
Espero que tenha ajudado, eu fico por aqui e deixe seu comentário abaixo sobre o que você acha de usar excesso de palavras-chave no seu artigo eu vou adorar responder e esclarecer mais dúvidas.