O assunto de hoje é Backlinks, vamos falar detalhadamente sobre link building, formas de conseguir links para nossos sites, conseguir guest posts etc…
Portanto, paciência porque vem conteúdo grosso por aí.
O que são Backlinks?
Backlinks são links de entrada para o seu site, qualquer ligação que você recebe de outros sites apontando para o seu são backlinks.
Pronto, só isso? Quem dera!
Antigamente o Google reconhecia qualquer Backlink como fator de peso para o ranqueamento, acontece que, de uns tempos para cá ele começou a considerar o que ele chama de “links de qualidade” como fator de peso para ranqueamento.
Deixa eu te explicar como funciona isso, Se você tem um site onde fala sobre informática e recebe um link de um site que fala sobre mecânica para carros o Google simplesmente não “reconhece” esse link como um link de qualidade, logo não dá a devida atenção para essa ligação.
Links DoFollow e NoFollow
Existem duas categorias de backlinks, DoFollow e NoFollow.
DoFollow – São os links que passam o “Link Juice” e passam a autoridade de uma página para a outra. Toda vez que uma página vai ganhando relevância, vai recebendo mais links, a autoridade dela vai aumentando.
Ex.: Se você tem um blog que fala sobre informática e recebe um link do portal techmundo.com.br, uma parcela de autoridade do techmundo é passada para a sua página por somente ele te mencionar.
NoFollow – São links que não fazem o link juice e não passam autoridade de uma página para outra, o que diferencia um link DoFollow para um NoFollow é um código em HTML na estrutura do site que se chama “rel no follow” dessa forma os grandes portais e sites com autoridade utilizam NoFollow para evitar a criação de relacionamento com sites de baixa autoridade, de forma resumida, ele diz para o Google que não tem nenhuma relação com aquele site e somente mencionou por algum caso específico.
para você identificar de forma fácilvquais sites usam links DoFollow e NoFollow a melhor opção é usar a extensão para o Google Chrome chamada: NoFollow.
Utilizando a extensão mencionada os links aparecerão assim:
Os circulados em vermelho são NoFollow e os em Azul são DoFollow.
Lembrando que não é preciso especificar quando a intenção é fazer um link DoFollow, naturalmente os backlinks já são DoFollow.
Como backlinks NoFollow ajudam o seu ranqueamento.
Vimos acima que tecnicamente links NoFollow não é a melhor opção para ganharmos relevância com o Google, porém ainda que você não absorva a autoridade da página que está linkando links NoFollow te entrega uma visibilidade maior, logo trazendo mais visitantes e isso sim afeta o seu SEO. Imagine que o Globo.com fizesse um link NoFollow para um site de receitas de bolo na seção de culinária? Certamente esse link receberia muitos clicks independente de ser DoFollow ou NoFollow.
Como criar backlinks de qualidade
Não existe uma fórmula para criar backlinks de qualidade, lembrando que até o momento em que escrevo este artigo ( 02/01/2017 ) o fator de ranqueamento mais importante considerado pelo Google é a quantidade de links de qualidade, ainda que e o próprio Google tenha dito no inicio do ano que em 2017 priorizaria mais o conteúdo do que a quantidade de links. Essa informação não foi confirmada e os links continuam bastante importantes.
O Google considera como black hat qualquer manipulação de backlinks, compra de backlinks, criação de redes privadas de blogs, troca de links, etc…
A melhor forma de você conseguir backlinks de qualidade de forma natural é produzindo conteúdo de qualidade. Conteúdos ricos, conteúdos completos têm mais chances de serem mencionados, portanto não economize palavras, quanto maior for o seu conteúdo mais chances ele tem se tornar um “guia” do seu mercado e com isso certamente atrairá muitos backlinks.
Conseguindo Guest Posts
Guest Post se você não conhece é uma técnica utilizada por vários profissionais de SEO para conseguirem backlinks de qualidade, ela consiste em encontrar blogs do mesmo nicho que o seu e fazer um pedido de “colaboração”, você escreve um artigo no blog dele, logo o seu link vai lá e é claro DoFollow.
A maioria dos sites que aceitam Guest posts fazem um “contrato de reciprocidade”. Eu escrevo no seu e você escreve no meu.
Conseguir encontrar blogs para fazer guest posts é uma tarefa bem difícil, chata e demorada. Mas eu tenho uma técnica simples que vai te permitir conseguir quantos Guest Posts você precisar para o seu blog.
Confere comigo aqui no vídeo.
https://youtu.be/gj7lkc1bQpU
Bom, só para lembrar: Conseguir links de sites de autoridades é bem melhor do que sites sem autoridade portanto use e abuse dessa técnica, o link da ferramenta você pega aqui : Link Assistant.
Usando técnicas Black Hat para conseguir backlinks
Se você não sabe o que eu penso sobre Black Hat leia esse artigo: Black Hat SEO a Verdade Que Não Te Contam para entender melhor como funciona a minha cabeça e a minha concepção de SEO Black Hat.
Dentre todas as estratégias que envolvem Black Hat dentro do SEO, Construção de backlinks sem dúvidas é a mais aprimorada, Avançada e que trás mais resultados.
Veja bem o que vou te dizer agora, todos os grandes mercados usam técnicas de black hat para ranqueamento. TODOS, quando eu falo todos estou me referindo a palavras que valem milhares e milhões de reais, E-Commerces que faturam milhões através dos sites ranqueados através de algumas das técnicas que vou te ensinar aqui agora.
A primeira grande técnica Black Hat é a construção de PBN (Private Blogs Networks).
PBN (Private Blogs Networks)
É um conceito fácil de entender, consiste em ter a sua própria rede de sites para que troquem links entre si.
Os grandes e-commerces têm redes gigantes trocando links com constância, na prática funciona assim:
É criado uma rede de sites, que são chamadas TIER 1, os sites TIER 1 linkam para o site principal.
E é criado uma outra camada de sites, denominadas TIER 2 que linkam para TIER 1 dessa forma os sites TIER 1 ganham relevância porque recebem links do TIER 2.
Em algumas PBN’s existem 10-15-20 camadas de sites.
Essa é a técnica mais eficiente que existe hoje no mundo do SEO.
Usando a WEB 2.0 para ranquear
Vamos utilizar sites que praticam o conceito de web 2.0, sites que permitem uma maior interação do usuário dentro da plataforma.
A grande vantagem de utilizar esses sites são que eles já tem autoridade, quando você cria um site no domínio Wordpress.com você está utilizando a autoridade do WordPress.
Resumindo:
http://wordpress.com
http://www.weebly.com
http://www.blogger.com
http://www.tumblr.com
http://www.typepad.com
http://www.tripod.lycos.com
http://www.angelfire.lycos.com/
http://www.wikidot.com
http://www.webs.com
http://www.soup.io
http://www.travelblog.org
http://www.webstarts.com
http://www.moonfruit.com
Esses são alguns sites que você pode se cadastrar gratuitamente e criar conteúdo para poder apontar para o seu site principal.
Como usar a web 2.0 para ranquear seus sites
Nem tudo são flores, calma!
Vou te dar aqui o passo a passo para você conseguir usar essa estratégia de forma “legal” para o Google.
Esses sites que você criar na web 2.0 têm que ter conteúdo, não adianta somente ir lá e criar e sair gerando links.
Toda vez que você cadastrar um novo site com o objetivo de apontar para o que você quer ranquear você vai precisar de seguir os seguintes passos:
1 – Escrever sobre o objetivo do blog, o tema que será abordado, etc…
2 – Criar um artigo de mais ou menos 500 palavras, um artigo legal com imagens, etc…
3 – Crie de 4 a 6 artigos pequenos com 300-400 palavras.
4 – Comece a distribuir o seu link “educadamente” nos próximos artigos, se você fizer muitos artigos com links o Google pode perceber e desandar o seu projeto, portanto seja regular a cada 5 artigos “normais” coloque um artigo apontando.
Texto Âncora
Os textos âncoras são de grande importante para o seu posicionamento de SEO, quando você recebe um link o texto âncora é responsável por “dizer ao Google” qual é a importância daquela palavra dentro do contexto do seu site.
Ex.: Eu posso citar um site assim: Veja este artigo que o Bruno Medeiros escreveu , clique aqui! ( no clique aqui vai o link)
Nesse caso você está indicando para o Google que a palavra de referência é CLIQUE AQUI.
Como você vai manipular os seus links, o ideal é que quando você aponte para o seu artigo utilize a palavra-chave que você deseja ranquear.
Ex.: Veja este artigo que o consultor de marketing digital Bruno Medeiros escreveu. (consultor de marketing digital leva o link)
Ps.:O conceito de texto âncora se aplica também para linkagem interna, sempre que for linkar para o seu próprio conteúdo priorize utilizar a palavra que você quer ranquear.
Conseguindo Backlinks NoFollow
Uma forma de conseguir backlinks NoFollow é deixar comentários em blogs de autoridade do mesmo mercado que o seu, como já vimos os links são NoFollow mas eles trazem tráfego para você e te ajudam a construir uma campanha consistente de link building.
Você pode procurar por blogs no Google usando o pesquisador avançado.
Basta acessar e deixar um comentário nos artigos.
Na área circulada vai o seu site, todo comentário que você deixar está gerando um Backlink NoFollow para o seu site.
Analisando Backlinks
Fazer uma análise de backlinks também é muito importante, você pode extrair informações privilegiadas através dessa análise, como por exemplo quais sites estão apontando para o seu concorrente, descobrir fontes de links boas, etc…
Para fazer uma análise de backlinks é necessário o uso da ferramenta Ahrefs.
Você consegue ver a quantidade de backlinks que o site está recebendo e o melhor de onde estão vindo.
Conseguindo Backlinks DoFollow
Existe uma possibilidade de você criar backlinks DoFollow, existe um plugin chamado Luv Comments, é um plugin para WordPress.
Ele possibilita que sejam feitos comentários DoFollow, porém é um plugin muito pouco utilizado e os sites que utilizam ele geralmente são de baixa autoridade e audiência, logo a utilidade perde bastante força.
Para você encontrar blogs que utilizem esse plugin basta procurar no Google por: “Palavra-chave + Luv comments”.
Considerações finais
Acredito que este artigo tenha sido esclarecedor para o assunto backlinks, existem mercados que não são necessários utilizar técnicas de link building para conseguir ranquear, principalmente em mercados regionais ou palavras-chaves muito específicas.
O uso de uma estratégia de link building se torna realmente necessário em casos de palavras muito concorridas onde a concorrência tem fatores de SEO off-page fortes, como links, tempo de dominio, autoridade, etc…
Se você gostou desse artigo e quer saber mais sobre estratégias de marketing digital e SEO, participe do meu grupo fechado no Facebook que sempre compartilho dicas exclusivas do mercado digital.
Eu vou ficar por aqui e até a próxima.