Checklist SEO: Consiga a primeira página do Google

checklist seo

Antes de começar a ler este artigo vai lá nos favoritos e favorita, porque eu tenho certeza que você vai precisar e deverá consultar ele mais vezes.

Depois de tanto tempo relutando para fazer um Checklist SEO, resolvi fazer um download na minha mente aqui de todos os processo que executo quando inicio um novo projeto.

Nesse Checklist vou te passar passo a passo todas as etapas para você ter uma campanha de SEO eficiente.

Eu vou dividir o Checklist SEO em 3 etapas: Planejamento, execução e follow-up, ok?

Checklist SEO: Planejamento

checklist seo planejamento

Antes de iniciar qualquer campanha de SEO é necessário um planejamento, o que vamos prestar atenção nessa etapa são as palavras-chaves e concorrência, uma atenção maior para o segundo item.

A maioria das pessoas que falam comigo sobre palavras-chave não entendem de verdade a sua utilização, escolhem as palavras erradas e quando conseguem posicionar, não convertem.

Vou ensinar uma regra básica para você aprender a fazer um correto planejamento de palavras chave.

Existem três tipos de usuários na internet que possivelmente podem comprar o seu produto, são eles:

Os que não sabem que precisam;

Os que sabem que precisam, mas não estão prontos para comprar;

Os que sabem que precisam e estão prontos para comprar;

O meu planejamento de palavras-chave eu faço baseado nesses três públicos, separando eles como: Boca de funil, Consideração e fechamento.

TODO o projeto que eu inicio eu faço isso, vou te mostrar na prática aqui como funciona isso tudo utilizando o meu blog exemplo.

Eu vendo consultoria SEO como produto principal, mas nem todos que visitam aqui estão prontos para comprar e como vou chamar a atenção de alguém para comprar consultoria se sequer eles sabem que precisam desse serviço?

Eu preciso chamar a atenção deles com algo que eles conheçam, esse tipo de atração eu chamo de boca de funil atraio ele por algo que ele já conhece( problemas em vendas), mostro para ele que marketing digital é um bom negócio (consideração) e depois finalizo.

Exemplo de artigos de boca de funil – https://brunomedeirosjj.com/como-conseguir-alunos-particulares-de-ingles/

O prospect é atraído por querer aprender a conseguir mais alunos particulares de inglês e acaba descobrindo que é possível fazer isso pela internet, começa a se interessar por conteúdos de consideração (Ex.: E-mail marketing para conseguir alunos, SEO para conseguir alunos, Facebook, etc..) e depois entra no processo de finalização que é de comprar uma consultoria para conseguir alunos um treinamento, etc…

Você tem que saber disso antes de pensar em começar a fazer um planejamento de palavras-chave, mas fique tranquilo isso é algo extremamente fácil de fazer e eu faço de uma forma bem simples.

Utilizo uma planilha do google drive simples, com 3 colunas chamadas: Boca de funil, consideração e fechamento.

Abro o planejador de palavras-chave AnswerThePublic e começo a me fazer algumas perguntas do tipo:

Se eu tivesse um negócio e precisasse de vender mais o que eu buscaria?

Aí começa a brincadeira, como vender mais cosméticos, como vender mais carros, como vender mais roupas e etc…

Vou dar um outro exemplo aqui só para poder abrir a sua mente, suponhamos que você venda um produto de emagrecimento e que tenha vários benefícios que as pessoas desconheçam vou falar bem superficialmente pois não sou especialista nessa área, Mas eu sei que o excesso de peso aumenta a fadiga, causa problemas de stress, atrapalha o sono, diminui libido sexual e etc…

Então, eu posso criar um conteúdo assim: 5 maneiras de diminuir o stress, como aumentar o libido sexual e por aí vai.

As pessoas que estão com problemas específicos conseguem te encontrar como solução para o problema e assim você consegue fazer com que ele desça o seu funil ( boca de funil, consideração e fechamento) até comprar o seu produto.

Depois de descobrir que emagrecimento é uma opção para aumentar o libido o prospect vai começar a buscar se isso realmente funciona, dai começam as buscas por: Perder peso aumenta o libido? que são conteúdos de consideração para depois ele ir para: Programa de perda de peso, produto para perder peso( fechamento).

Esse sem dúvidas é o primeiro ponto a ser analisado antes de iniciar uma campanha de SEO.

Checklist SEO: Concorrência

O segundo ponto a ser analisado como eu disse anteriormente é a concorrência, de nada adianta você fazer um conteúdo maravilhoso, um planejamento de palavras invejável e não ter competitividade, o SEO é um conjunto de fatores que determinam quem aparece e quem não aparece na página de resultados do Google, logo existem fatores “incontroláveis” que são alguns dos itens que compõem a otimização off-page.

Tempo de domínio, quantidade de links, autoridade do domínio, são coisas que você não vai conseguir da noite para o dia.

Eu vou deixar um vídeo aqui explicando como fazer uma análise SEO para você entender melhor como analisar a concorrência e ver se é possível posicionar ou não para determinada palavra.

Só para resumir vou deixar alguns dos itens mais importantes que você deve ficar atendo na hora da análise da concorrência:

Fatores On-Page

Título;

Quantidade de palavras-chave;

Imagens;

Tags;

Links internos e de saídas;

Velocidade da página; ( pode utilizar o gtmetrix para verificar)

Qualidade do texto;

Fatores Off-page

Tempo de domínio;

Quantidade de links;

Qualidade dos links;

Autoridade do site;

Agora vamos para a parte da execução.

Checklist SEO: Execução

checklist seo execucao

Aqui na parte de execução, vou tratar mais da parte técnica do negócio.

Os plugins e procedimentos para que dê tudo certo com a campanha, afinal você já sabe quais palavras escolher só isso já é 90% da campanha.

Você vai precisar de:

Instalar o Google Analytics: Sem o Google Analytics você não tem como verificar a quantidade de acessos e de onde estão vindo os seus acessos, pra fazer de forma simples instale o plugin Google Analytics para WP.

Criar uma conta no Google WebMaster Tools e cadastrar o seu site: Assim você vai ser avisado de possíveis erros, penalizações e várias outras novidades dentro do seu site.

Robots.txt: Fazer o envio do arquivo Robots.txt lá dentro do webmaster Tools você encontra essa opção, ainda que existam plugins que façam isso não custa nada fazer manual.

Sitemap.xml: Mesma coisa que o robots.txt, você pode enviar via plugin um dos mais conhecidos é o YOAST SEO ou pode submeter manualmente no Search Console do Google. O Objetivo do Sitemap é facilitar o entendimento do seu site e assim conseguir localiza-lo mais facilmente.

WP Indexer: Esse plugin é pago e custa $97 ( dólares) mas eu vou deixar uma versão modificada aqui pra vocês, você instala ele no seu WordPress e ele vai ficar indexando infinitamente suas urls nos buscadores, isso NÃO é garantia de que vai posicionar simplesmente vai ajudar o Google a encontrar o seu site.  Baixar WP Indexer

Agora para finalizarmos vamos para o Follow-up, acompanhamento do projeto.

Checklist SEO: Follow-Up

checklist seo follow up

Pra fazer o acompanhamento você vai precisar de uma ferramenta pra trackear o posicionamento das suas palavras, como opção free você tem o SerpLab ele vai acompanhar a progressão com gráficos e históricos.

Se você quiser uma análise mais completa pode usar o ProRankTracker que é pago, mas fornece alguns detalhes a mais em relação ao SerpLab.

Se quiser saber também o posicionamento da sua palavra na serp em real-time pode utilizar o RankTank.org.

Melhorias de SEO

Conforme você for acompanhando, vai ver que tem palavras que vão congelar em determinadas posições ou até mesmo começar a cair.

Isso acontece por 2 motivos, o primeiro é que o seu concorrente pode estar fazendo melhorias e a concorrência evidentemente aumentando, ultrapassando competitivamente a sua página.

E o segundo motivo é que o Google pode não estar “certo” de que você tem os melhores resultados e por isso começa a rebaixar ou deixar ele congelado em posições ruins.

Caso isso aconteça com você, tente otimizar o máximo o On-Page pegue esse guia de iniciantes.

Se não tiver mais como otimizar é hora de partir pro Off-Page, não vou entrar na questão da otimização off-page aqui se não o artigo vai ficar gigante, vou deixar o link do artigo que eu explico melhor sobre backlinks que vai conseguir te dar uma luz para realizar esse trabalho.

Considerações Finais

Então é basicamente esse o procedimento que faço em todos os meus projetos de SEO, seguindo essa ordem é sucesso na certa.

Já vi vários Checklists de SEO na internet sempre muito rasos e com muita coisa técnica, não encontrei nenhum falando do planejamento e acompanhamento que são as coisas mais importantes para ter sucesso em uma campanha de SEO.

Se você gostou desse artigo e quiser aprender mais sobre Marketing, Marketing digital e principalmente SEO eu te convido a participar do meu grupo fechado lá no Facebook e no WhatsAPP que sempre estou dando dicas exclusivas para quem quer aparecer de forma eficiente na internet.

checklist seo grupo

Leia também

brunomedeirosjj
Digital Marketer, profissional da área de comunicação e tecnologia há 10 anos, ajuda empresas e empreendedores a aumentarem os seus resultados utilizando o potencial da internet.
Um Comentário
  1. […] post Checklist SEO: Consiga a primeira página do Google apareceu primeiro em Consultor de Marketing Digital […]

Deixe um Comentário