O Que é SEO? Guia Completo

De tanto que falamos sobre SEO por aqui eu parei pra pensar e percebi que não tenho um artigo falando o que é SEO, a forma que eu vejo SEO e como ele pode ser aplicado na sua essência.

Então, resolvi escrever este artigo para deixar como um “must-read” aqui do blog, material recomendado para todos que estiverem iniciando no mundo do Search e até no mercado digital.

O que é SEO?

SEO é o acrônimo recursivo para Search Engine Optimization em uma tradução direta significa “Otimização para os mecanismos de buscas” resumindo: Otimizar páginas para o Google, fazer com que páginas da internet apareçam nas primeiras posições do Google de forma orgânica.o que é seo

Nessa imagem eu te mostro quais são os resultados gerados por SEO, os resultados mostrados em verde são de buscas orgânicas e os de vermelho de anúncios pagos ao Google para que mostre o seu site.

Ps.: A pronúncia correta para SEO é ÉSSI-Í-OU, não é CÉU nem CIOU por favor.

O que eu ganho aplicando técnicas de SEO em meus sites

Utilizando técnicas de SEO, você vai conseguir posicionar sites nas primeiras posições trazendo assim mais tráfego ( visitantes ) que buscam por soluções específicas no Google.

No caso da imagem que usei como referência quando as pessoas buscarem por “como trabalhar em casa com SEO” conseguem visualizar o meu artigo e assim me trazer mais um visitante.

Uma vez o usuário dentro do meu site tenho a oportunidade de vender para ele, capturar o e-mail, passar uma informação de qualidade do meu mercado e etc…

O SEO é apenas uma técnica de ATRAÇÃO de visitantes, o que é feito depois de o usuário estar no site tecnicamente não é competência do SEO.

As principais vantagens de fazer SEO são:

  • Manter um fluxo de visitantes orgânicos: Uma vez posicionado, você não precisa fazer mais nada além de receber visitas;
  • Receber visitantes mais qualificados: Partindo do princípio que o usuário percorre um caminho muito longo até chegar a você ( Liga o computador, abre o Google, Digita um problema em específico, encontra você nas primeiras posições)
  • Não precisar investir dinheiro para conseguir visitas: O grande vilão de muitos negócios que utilizam a internet como meio de comunicação com clientes é depender de anúncios pagos para poder gerar vendas.

Por onde começar para aprender SEO?

 

Se você começar a buscar informações sobre SEO sem nenhuma direção eu tenho CERTEZA que isso vai te prejudicar e muito.

Vou deixar aqui algumas coisas explicadas para te dar um norte e iniciar os estudos de forma correta.

Primeiramente você precisa entender dois conceitos básicos sobre SEO, o SEO é dividido em duas categorias: On-Page e Off-Page.

O que é SEO ON-PAGE?

o que é seo onpage

SEO On-Page são todas as otimizações feitas dentro da página que você quer posicionar, o Google tem como maior referência de posicionamento as palavras-chaves então ele criou um algoritmo (robô) para fazer a leitura de páginas na web e identificar o que mais se adéqua ao que o usuário está buscando.

 

A função da otimização On-Page é conseguir falar para o Google o que você quer dizer para que ele possa te relacionar nas primeiras colocações, porém você precisa fazer isso sem que ele perceba que você está querendo “enganar” ele.

Resumidamente você precisa deixar indícios sobre o assunto que você está falando para que ele possa te posicionar.

O Google tem mais de 200 fatores de posicionamento, 200 itens que ele considera importante para que ele consiga entender sobre o que a sua página diz.

Desses 200 podemos destacar os seguintes como “principais” para a otimização On-Page:

  • Título
  • Palavras-chaves
  • Imagens
  • Links Internos
  • Vídeos
  • Velocidade do site
  • Experiência do usuário

Não vou falar muito sobre os itens neste artigo, vou deixar o link para uma página que tenho aqui dentro do blog que mostra em vídeo uma explicação bem sucinta e direta sobre cada um dos pontos que citei acima.

Link para a sequencia de vídeos explicando o básico de SEO – www.brunomedeirosjj.com/iniciante

Só para constar a experiência do usuário engloba tudo que se refere a usabilidade, navegação, facilidade de leitura, linguagem utilizada, velocidade do site e etc…

Quanto melhor for a experiência do usuário dentro da sua página, melhor para o Google.

O que é SEO Off-Page?

o que é seo off page

O VILÃO dos iniciantes, quem está começando no mundo do SEO ouve muito sobre Backlinks, DA e PA, Majestic, GuestPost, PBN e etc… Calma eu vou te explicar passo a passo uma maneira de você filtrar tudo isso e focar somente no que vai te trazer resultados.

SEO Off-page são as otimizações que você faz “fora” da página, o Google tem seus critérios de consideração de alguns desses fatores como pontos de posicionamento.

Dentre eles estão:

  • Backlinks;
  • Tempo do domínio;
  • Histórico do site;
  • Reputação social ( Likes, Shares);

Bom, agora vamos lá, vamos desvendar alguns mistérios por aqui.

As otimizações off-pages são de extrema importância, os backlinks ajudam o Google a encontrar mais facilmente o seu site e também ajudam a passar credibilidade dentro da rede para você.

Se você quiser saber mais sobre backlinks recomendo que leia o meu GUIA COMPLETO SOBRE BACKLINKS

O ponto é que de nada vai adiantar você ter centenas de links, entender muito como funciona o Off-Page e não saber o básico.

Não ter um site com carregamento rápido, não ter páginas com palavras otimizadas e tampouco com uma boa experiência para o usuário.

A minha recomendação é que se você não domina SEO, não consegue posicionar nada ainda fique bem longe do Off-Page, não tente aprender pois não é a hora ainda.

O que mais tem são métodos e estratégias mirabolantes com compra de links, criação de sites para gerar links, fique fora disso tudo e foque em aprender o básico.

Como eu posso ganhar dinheiro com SEO

Existem várias formas de você monetizar o seu conhecimento em SEO, dominando o SEO você terá a habilidade de posicionar sites no Google e isso pode te render muito dinheiro de diversas formas.

Você pode:

  • Posicionar sites para vender produtos como afiliados;
  • Prestar serviços de consultoria para empresas;
  • Posicionar sites para alugar para empresas;
  • Vender sites posicionados;
  • Ganhar com publicidade;
  • Criar guias comerciais;

As possibilidades são infinitas, basta ter criatividade.

Vou deixar o link de um artigo que eu falo de algumas formas de monetização do seu conhecimento em SEO.

Como criar um negócio digital do Zero

Como trabalhar em casa com SEO

Como vender produtos digitais no piloto automático

 

Ferramentas de SEO: Quais eu preciso comprar para iniciar?

Muita gente que está começando é atraída por ferramentas, plug-ins e recursos “matadores” para colocar sites nas primeiras posições.

A verdade é que nada disso vai funcionar de forma consistente, o máximo que você pode encontrar são alguma ferramentas que podem te ajudar em parte do processo, porém nada de tão necessário.

Um plug-in bastante conhecido para facilitar algo no SEO é o SEO by YOAST que vai criar uma espécie de Check-list no seu WordPress te ajudando a lembrar de alguns pontos que você possa ter esquecido, porém não é nada que possa ser levado ao pé da letra afinal o plugin é defasado e te indica alguns conceitos que já foram atualizados e não são tão relevantes quanto ele faz parecer ser, como repetição de palavras-chave na descrição meta do site, na url e também a densidade de palavras que ele julga importante quando na realidade não é bem assim.

Fora o Yoast, existem algumas ferramentas que prometem te revelar palavras pouco concorridas e de fácil competitividade que também é algo a ser contestado pois os fatores utilizados para determinar a “dificuldade” de cada palavra não são 100% confiáveis a maneira mais exata de conseguir identificar a dificuldade da concorrência é analisando manualmente, vou deixar um artigo aqui que eu escrevi falando sobre como fazer uma auditoria SEO.

Considerações finais

Chegamos ao fim de mais um artigo, acredito que esse texto ajude a esclarecer a dúvida de quem está começando e está sendo fortemente atraído para o “lado negro” da força do mercado digital, com promessas de que o SEO é a salvação o SEO vai te deixar rico ou milionário.

O SEO nada mais é do que a habilidade de posicionar sites, não tem nada a ver com vendas, com fazer fortuna ou “criar um negócio digital” você vai precisar de dominar outras habilidades para que isso aconteça, mas como eu sempre digo para você vender algo a alguém você precisa de duas coisas: De um produto para vender e Pessoas para comprar esse produto.

O SEO é uma forte ferramenta para atrair pessoas interessadas em determinados assuntos e isso potencializado pode sim te gerar muito dinheiro, espero que tenha curtido esse artigo se você se interessou sobre SEO e quer aprender mais sobre marketing, marketing digital e negócios de uma forma geral te convido a participar do meu grupo fechado e exclusivo no Facebook que eu sempre estou compartilhando dicas e novidades para quem está no mercado digital, um forte abraço e até a próxima.

O que é seo grupo

By | 2017-07-24T16:24:34+00:00 julho 24th, 2017|SEO|

Leave A Comment