O assunto de hoje é: CLICKBAIT. Provavelmente você já caiu no bait, se você não sabe o que é essa técnica preste a atenção neste artigo que eu vou te explicar passo a passo como você pode aumentar drasticamente a sua taxa de cliques utilizando este recurso.
O que é o ClickBait?
O Clickbait é um termo pejorativo quando o assunto é venda de publicidade on-line, O Clickbait costuma prover somente o mínimo de informação necessária no título, forçando o usuário a clicar para ter acesso completo da informação.
Provavelmente você já clicou em algum clickbait do tipo:
“Barcelona leva goleada para time da terceira divisão” e quando chega na matéria, de fato, o Barcelona perdeu, mas foi o time sub-15.
“Como posicionar um site na primeira página do Google em 5 minutos.” Esse eu mesmo apliquei =D, quando na verdade, é uma palavra sem concorrência alguma.
Enfim, a ideia do clickbait é despertar a curiosidade do usuário aumentando assim a sua taxa de cliques, eu vou te dar algumas dicas para você aplicar o clickbait nos seus títulos e atrair mais visitantes.
Só pra contextualizar, Bait significa isca em inglês.
Guia definitivo para gerar um clickbait perfeito
Separei esse tópico em lista para debatermos cada uma das estratégias utilizadas para gerar um clickbait.
O primeiro item da lista é o famoso “How TO” ou “Como fazer”.
Clickbait com “COMO FAZER”
A maioria das pessoas que produzem conteúdo para internet, conscientemente ou inconscientemente utilizam a estrutura “como fazer” e falham na construção da headline por um motivo simples: FOCAM NA SOLUÇÃO e não no problema.
Veja na prática como isso funciona:
Headline tradicional – “Como utilizar técnicas de SEO para aumentar o tráfego do seu blog.”
Headline Clickbait – “Aprenda a técnica que pode triplicar o tráfego do seu blog .”
O segredo para você conseguir atrair a atenção do público é focar em um grande problema que ele está passando e não na solução, não se esqueça de adicionar uma pitada de curiosidade para que o clickbait tenha sucesso.
Clickbait com “lista”
O conteúdo em lista é um conteúdo muito bem recebido pela maioria dos leitores, o conteúdo em lista tem uma leitura rápida e fácil.
Ex.: 5 coisas que você precisa saber sobre marketing na internet.
O leitor sabe que ele pode entrar no artigo e “scanear” rapidamente, lendo o que faz sentido para ele e ignorando o restante, sem dúvidas é o tipo de headline que mais traz cliques dentro do mercado digital, seja no Google ou mídias sociais (principalmente mídias sociais).
Vamos fazer umas combinações de headlines aqui e depois vamos adicionar umas pitadas de clickbait.
Headline tradicional – “5 Dicas de SEO para melhorar o posicionamento do seu site.”
Headline clickbait – “5 Otimizações de SEO que só os maiores sites fazem.”
Deu para pegar a ideia? Agora vamos dar um boost nisso utilizando alguns recursos de neurociência.
Utilizando recursos de neurociência para dar um boost no seu ClickBait
Nosso cérebro fica o tempo todo buscando métodos e maneiras para poupar energia, quando ele encontra a oportunidade de fazer isso ele não exita, ele sempre optará pelo caminho mais prático e rápido. Por mais que você tenha conhecimento disso, não terá 100% do controle, afinal, isso acontece no seu subconsciente.
Sabendo disso, podemos explorar esse lado subconsciente para aplicar alguns recursos neurológicos e termos benefícios (cliques) que serão convertidos em resultados.
Identificando as “fraquezas” do cérebro.
Conheçam os elementos persuasivos mais utilizados e não identificados pelo cérebro.
Tempo
O tempo é um dos elementos que o cérebro mais gosta, na verdade é o ganho de tempo. Todas as vezes que você utilizar o tempo a favor do leitor, terá grandes chances de atrair a sua atenção com mais facilidade.
Vou dar alguns exemplos de como você pode fazer isso.
Headline Tradicional – “Como fazer o seu site aparecer no Google.”
Headline ClickBait – “Como colocar o seu site no Google em menos de 5 minutos.”
Vale lembrar que o clickbait serve para atrair, porém se o seu conteúdo não entregar o que promete você pode ter problemas.
Esse exemplo que eu dei acima, eu mesmo utilizei em um vídeo no YouTube.
O que eu entrego nesse vídeo? Verdadeiramente, eu ensino a pessoa a colocar um site na primeira posição do Google em 5 minutos! Quer saber como? Veja o vídeo =D
To brincando, o vídeo realmente ensina, porém eu não falo no título dos “disclaimers” para que isso aconteça, não é possível colocar qualquer palavra no Google em 5 minutos e isso eu explico no vídeo.
Naturalmente as pessoas tendem a ir para o lado mais fácil da coisa e utilizar esse recurso no seu título é fundamental para que você consiga ter bons resultados usando clickbait.
Curiosidade
Essa é uma das mais comuns dentro do universo clickbait, usar curiosidade para fazer o usuário tomar a decisão de abrir o texto é uma técnica bem conhecida.
Veja este exemplo de clickbait utilizando a curiosidade.
O link da matéria é esse
Na matéria, fala de um jogador que em 1972 fez uma coisa que o Messi não fez, o Zambiano quebrou um recorde de quantidade de gols.
Eu aposto que você pensou isso quando leu o título da matéria, né? Isso é um ClickBait.
Controvérsia
Utilizar recursos que são contra-intuitivos são maneiras de chamar a atenção do usuário, todo mercado tem suas crenças e pensar estrategicamente como utilizar-las é um grande recurso para o seu Clickbait.
Veja este exemplo: “Por que Steve Jobs Nunca Ouviu seus clientes.”
Woooooooooow, o que te parece isso? existe uma máxima no mercado de sempre ouvir os clientes, o cliente sempre tem razão e blah blah blah.
Isso é muito controverso para quem se interessa por esse tipo de conteúdo e é uma boa pedida para acrescentar nos seus títulos, fortalecendo o clickbait.
Referências
Uma forma de chamar a atenção é com REFERÊNCIAS, citando pessoas referências do mercado.
Veja este título referenciando Cristiano Ronaldo, afinal, todo mundo que se preocupa com dieta ou é fã do CR7 tem interesse em saber o que ele come.
Considerações finais
De uma maneira geral, o clickbait é uma excelente ferramenta quando utilizada de forma estratégica, o tempo das pessoas é muito disputado na internet e ter um diferencial quando o assunto é conseguir atenção é fundamental para que você consiga aumentar a sua taxa de cliques.
Se você quiser aprender mais sobre marketing, marketing digital e SEO. Participe do meu grupo fechado e gratuito no Facebook que eu sempre estou compartilhando dicas e estratégias com o pessoal.