Consultoria SEO: Seu site na primeira página do Google

Hoje vamos falar sobre um dos assuntos mais complexos dentro do mercado de SEO, CONSULTORIA SEO.

É extremamente complicado definir o que é uma boa consultoria SEO, pois a maioria não tem parâmetros para mensurar resultados provenientes de uma campanha de SEO.

O meu objetivo com este artigo é fornecer o máximo de informação possível para que você consiga ter o discernimento necessário para tomar a decisão correta na hora de escolher um profissional de SEO para fazer a otimização do seu site.

Este artigo vai ser bem longo e detalhado, eu recomendo que você se concentre bastante na leitura para consiga entender como é feita uma consultoria SEO efetiva.

O que é SEO?

SEO é a sigla para “Search Engine Optimization”, que significa “otimização para mecanismos de busca”, ou otimização de sites. SEO é o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca.

Resumidamente, SEO é um conjunto de técnicas que têm como objetivo melhorar o posicionamento de sites no Google.

Quem executa esse serviço?

O profissional responsável por fazer essas otimizações é o CONSULTOR SEO. Que deve estar atualizado das novidades e tendências impostas pelo Google.

Quais as competências posso exigir de um consultor SEO?

Tecnicamente o consultor SEO tem como objetivo guiar e orientar o cliente no que diz respeito a otimização de sites para que ele consiga melhorar as posições do projeto.

Porém, como vivemos em um mundo bastante versátil e dinâmico, já deixou de ser diferencial um consultor SEO ter outras habilidades dentro do mercado de marketing digital.

Muitos consultores SEO, quando executam uma consultoria SEO, se preocupam, ou deveriam, com o negócio de uma forma geral.

O SEO sozinho não consegue atingir o objetivo final das empresas, que são as vendas, e para isso conta com outros recursos de outras áreas, como por exemplo: vendas, e-mail marketing, atendimento, conteúdo, etc…

Teoricamente, um consultor SEO tem por obrigação entregar ao cliente um site posicionado no Google.

Consultoria SEO: Como funciona?

Como eu falei acima, não existe uma regulamentação que defina como deve ser feito uma consultoria SEO. As informações que eu vou te passar aqui são baseadas no trabalho que EU executo e a forma que eu enxergo o mercado e a necessidade dos clientes. Eu trabalho há 10 anos com comunicação, 08 deles focado 100% na comunicação digital e já vi diversas situações e modelos de trabalho diferentes.

Eu, como consultor SEO, executo toda a parte estratégica do negócio e utilizo a minha equipe como parte operacional do processo. Para você entender melhor vamos colocar os pingos nos is.

O que é a parte estratégica de uma consultoria SEO?

A parte estratégica, evidentemente, é a inteligência da campanha que será executada. O SEO é um mercado que você lida DIRETAMENTE com a concorrência, para você subir no ranking alguém precisa cair, é um confronto direto.

Na primeira etapa da minha consultoria SEO eu me preocupo em entender o mercado que o meu possível cliente atua e começo a fazer uma auditoria dos sites concorrentes.

O que é incluído nessa auditoria?

consultoria seo auditoria

Para um site subir no ranking do Google ele precisa cumprir alguns requisitos básicos de otimização, o SEO é dividido em duas partes: SEO on-page e SEO Off-Page.

O SEO on-page é toda a parte que você tem controle do site, todas as otimizações que podem ser realizadas dentro do site. Ex.: Otimização de títulos, Otimização de imagens, velocidade, conteúdo, etc…

A otimização Off-page é algo que é relevante para o Google, muito por sinal, porém NÃO está sob o seu controle. Ex.: Links, autoridade do site, etc…

Isso acontece porque o Google considera que, além do seu site estar otimizado, você precisa ter referências, o Google precisa confiar em você e para você ganhar a confiança do Google você precisa de links (sites referenciando você) e isso não é possível ter o controle 100%.

Eu, por exemplo, não posso contar que este artigo que estou escrevendo vá ter 50 sites referenciando ele, isso não está no meu controle. O que eu consigo fazer de otimizações é: otimizar meu conteúdo, títulos, velocidade, o on-page em geral.

Se você gostou desse assunto: On-Page e Off-page, você vai curtir este artigo que escrevi sobre otimização.

Bom, voltando, na auditoria inicial o meu objetivo é fazer essa análise da concorrência e entender se é possível ou não ultrapassar os concorrentes, baseado nas informações que eu colho nas análises.

Auditoria interna

A auditoria interna tem o objetivo de verificar o que pode ser melhorado e até que ponto o meu possível cliente vai conseguir “brigar” com a concorrência.

Nessa auditoria interna é verificado itens como:

  • Velocidade do site;
  • Servidores;
  • Conteúdo;
  • Links;

Feito essa parte de auditoria, vamos para a segunda etapa do processo o PLANEJAMENTO.

Planejamento SEO

consultoria seo planejamento

O que é um planejamento SEO?

O objetivo do planejamento SEO é identificar oportunidades para o cliente, analisar possíveis palavras-chaves para incluir na estratégia de SEO.

Como ele é feito?

O planejamento é feito com o auxílio de algumas ferramentas que mostram algumas intenções de busca dos usuários dentro da web, com isso, conseguimos saber exatamente os termos procurados pelo usuário e posicioná-los com o objetivo de receber visitas.

Qual é a finalidade?

A finalidade do planejamento é: NÃO PERDER TEMPO. Não perder tempo produzindo conteúdos que não tem quantidade significativa de buscas e tampouco que a concorrência seja forte, a ponto de não conseguirmos combater.

Esses são os passos iniciais que eu executo aqui, na minha consultoria SEO.

Agora vamos para a parte técnica e processos de execução de todo esse procedimento.

Parte operacional de uma consultoria SEO

Normalmente, em uma consultoria SEO, são envolvidos no processo operacional: redatores, designers e desenvolvedores.

A função de um redator dentro de uma campanha de SEO

Sem conteúdo não tem SEO, logo, é necessário ter alguém na equipe que seja especialista em produzir conteúdo. O meu trabalho como consultor SEO é orientar esse redator a escrever de uma forma que o Google goste. O conteúdo para posicionar é diferente do conteúdo que a maioria pública.

90% dos meus clientes apresentam os mesmos erros: Falta de planejamento (escolhem mal as palavras) e falta de uma boa estrutura no conteúdo.

A maioria dos redatores não conhecem técnicas de SEO, acham que conhecem, e eu tenho como provar isso. Então, é absolutamente normal você contratar empresas de conteúdo, redatores, iniciar blogs e não conseguir ter uma quantidade expressiva de visitas vindo do Google.

Designer e SEO

Designers e web designers sempre são bem-vindo em uma equipe de consultoria SEO, pois eles conseguem trazer uma experiência de usuário mais agradável para o projeto, e isso conta como fator de posicionamento. Criação de peças publicitárias, design de uma forma geral agrada muito o usuário e consequentemente o Google.

A função dos designers dentro de uma consultoria SEO é: melhorar a experiência do usuário, sem atrapalhar o desempenho das outras ações como: velocidade, usabilidade, etc…

Ps.: Como acontece com os designers, são poucos os designers que entendem de SEO e conseguem naturalmente criar coisas que suprem tanto a necessidade de agradar o usuário, quanto agradar o Google. Isso porque muitos dos recursos utilizados por designers acabam pesando muito e ter um site leve é requisito imprescindível para melhorar os resultados em SEO.

Desenvolvedores e SEO

Essa é uma outra função que normalmente é exigida dentro de uma consultoria SEO, desenvolvedores conseguem criar soluções práticas de usabilidade e potencializar o desempenho de sistemas em diversas situações. Ex.: Servidores, sites, etc…

A maioria dos projetos exige um programador/desenvolvedor para fazer reparos e otimizações que objetivam o aumento de velocidade e usabilidade para o usuário final.

Quais são as técnicas de SEO mais comuns utilizadas em uma Consultoria SEO?

Voltando a falar da parte técnica, como você já sabe, o SEO é dividido em duas partes. A otimização on-page é, digamos, a parte mais básica do negócio.

A parte mais complexa fica por conta do off-page que envolve a criação de links e estratégias de link building onde o objetivo final é aumentar a autoridade do site.

Eu escrevi um artigo muito completo sobre Backlinks, neste artigo eu explico detalhe por detalhe como você pode aumentar a autoridade do seu site sem pagar uma consultoria SEO.

Não tem como falar de técnicas de SEO sem falar sobre: White Hat e Black Hat.

White Hat SEO

São técnicas de SEO que utilizam a “legalidade”. O Google, como dono da bola, dita as regras do que é permitido e o que não é permitido fazer para conseguir melhorar as posições do seu site.

Basicamente o Google não quer que você suba no ranking, partindo do princípio lógico o único prejudicado em você subir é ele, ele fatura com venda de publicidade em adwords e as pessoas pagam o Adwords justamente para poderem aparecer bem posicionadas no buscador. Pense comigo: Imagine que TODO MUNDO tivesse acesso a um conteúdo rico, objetivo e claro de SEO? Será que o Google perderia anunciantes? Sim ou sim?

Eu mesmo, já cansei atender empresas que depois da minha consultoria SEO reduziu em até 80% os custos de investimento no AdWords.

Então, o Google cria regras para controlar o ranking e ele conseguir ser favorecido.

Black Hat SEO

São técnicas que infringem as regras impostas pelo Google. Basicamente o Black Hat SEO, hoje, gira em torno da manipulação de links para conseguir autoridade.

Lembra que te falei sobre a construção de autoridade do seu site? Então, é exatamente isto. Qualquer forma de manipulação do algoritmo do Google é considerada Black Hat.

As técnicas de Black Hat SEO mais utilizadas hoje são: PBN (Private Blogs Network) e a compra de links.

Se quiser saber mais sobre Black Hat SEO e como você pode subir o ranking do seu site utilizando técnicas Black hat eu te recomendo que leia os seguintes artigos.

Black Hat SEO – A verdade que não te contam

PBN – Conheça a técnica mais poderosa de posicionamento da atualidade

Cuidados ao contratar uma consultoria SEO

Como o SEO é algo muito pouco divulgado existem muitos “profissionais” que se dizem especialistas em otimização de sites, vou te dar algumas recomendações para você ficar atento quando for procurar um consultor SEO para realizar o seu trabalho de consultoria.

Vou listar algumas das perguntas que os meus clientes mais me fazem e as respostas para cada uma delas.

Perguntas frequentes sobre uma consultoria SEO

SEO demora de 6 a 12 meses para trazer resultados.

MENTIRA. Existem casos e casos, em determinadas situações é possível conseguir resultados bastante expressivos em um curto período de tempo. Eu, mesmo, tenho um case que conseguimos atingir mais de 1 milhão de reais em faturamento com 1 mês de trabalho.

consultoria seo em 1 mes

O Arthur atende um público brasileiro que quer investir em imóveis nos EUA, com 1 mês de trabalho dominamos o mercado para as principais palavras: Tax lien, Tax Deed, investimento imobiliário nos EUA e mais uma série de palavras importantes. Gerou um fluxo de tráfego significativo e ele no primeiro mês conseguiu um investidor com um aporte de 1 milhão de dólares (R$ 3.5 milhões em média).

Caso tenha dúvida sobre a veracidade do fato, basta checar a data de postagem do artigo e a data de registro do domínio do Arthur.

Se você fizer Black Hat o Google vai banir o seu site

MENTIRA. O Google não tem como punir um site por utilizar de uma prática, o que mais é falado no mercado é que práticas Black Hat prejudicam o site a médio e longo prazo. Se isso for verdade, você não deveria estar lendo este blog e eu não seria TOP 0 (Snippet) e TOP 1 para a palavra CONSULTOR SEO.

O Google não pode prejudicar pelo fato de muitas pessoas inocentemente utilizam técnicas que são reprovadas pelo Google, no meu artigo que citei cima sobre Black Hat eu específico quais são essas técnicas que prejudicariam empresas e sites que trabalham de forma honesta. Ex.: E-commerces que utilizam sempre os mesmos descritivos para anúncios dos produtos.

SEO é fácil de fazer, não tem por que custar caro

MENTIRA. O SEO é a forma mais barata de se conseguir tráfego na internet. Porém, custa dinheiro e muito dinheiro, só é mais barata que outras fontes de tráfego.

O Google hoje tem mais de 200 fatores de posicionamento e muitos deles são imprescindíveis para um projeto subir. Aqui, no blog, eu tenho mais de 120 artigos ensinando SEO, tenho um canal no YouTube com mais de 80 vídeos falando basicamente de SEO e ainda assim não consigo ensinar tudo que eu sei, SEO é um mercado bem amplo e sem o acompanhamento de um consultor ou especialista fica extremamente difícil você conseguir resultados expressivos.

O que também contribui para isso é o fato do Google omitir muitas informações importantes sobre o algoritmo e quem não está imerso no mundo do SEO dificilmente consegue ter acesso a informações privilegiadas, que realmente funcionam.

Considerações finais

Espero que este artigo tenha sido esclarecedor, me preocupei o tempo todo em conseguir passar o máximo de informação com a maior clareza possível sobre o assunto consultoria SEO com o objetivo de alertar, educar e ensinar a possíveis clientes e futuros consultores SEO como funciona uma consultoria SEO.

Se você gostou deste artigo e quiser aprender mais sobre o mercado digital, me acompanhe nas redes sociais, YouTube, e claro, se precisar de uma consultoria SEO, conte comigo! Vá no menu superior deste site e deixe uma mensagem, será um prazer trabalhar com você 😉

Participe do meu grupo no WhatsAPP sobre SEO

By | 2018-04-12T15:55:44-03:00 abril 12th, 2018|SEO|

About the Author:

Digital Marketer, profissional da área de comunicação e tecnologia há 10 anos, ajuda empresas e empreendedores a aumentarem os seus resultados utilizando o potencial da internet.

Leave A Comment