Curso de SEO On-line

Seja muito bem vindo ao meu curso de SEO On-line e grátis.

Eu vou ser o mais direto e objetivo possível para que possamos ganhar tempo, ok?

O que é SEO?

treinamento de seo online

Inicialmente precisamos entender o que é SEO? Sim, muita gente não tem ideia de o que é de fato o SEO.

SEO é o acrônimo recursivo para Search Engine Optimization que em uma tradução direta seria algo próximo de: Otimização para os mecanismos de buscas.

Tecnicamente o profissional de SEO faz otimizações em páginas para que elas fiquem amigáveis para os mecanismos, mais basicamente o Google por conta do algoritmo de outros buscadores não terem a eficiência do Google.

Como fazer SEO

O Google tem um robô ( Crawler) que faz a leitura de todas as páginas da web ( periodicamente) a sua missão como profissional de SEO é conseguir expressar de maneira clara para esse robô o assunto que você está dizendo na sua página.

O Google não posiciona as suas páginas não é porque ele é o malvadão e não quer que você fique no topo das buscas, afinal o Google AMA SEO.

Quanto mais páginas estiverem melhores posicionadas é melhor para o Google, afinal ele ganha dinheiro com a venda de anúncios pagos ( Adwords) quanto mais concorrência tiver em SEO mais a necessidade de pagar anúncios para aparecer nas primeiras posições.

O profissional de SEO trabalha em duas esferas, a primeira em conseguir se expressar para o Google sobre o assunto da página e na segunda esfera conseguir trazer uma boa experiência para o usuário.

A base do SEO é essa!

Vou repetir: DIZER COM CLAREZA AO GOOGLE DO QUE SE TRATA A SUA PÁGINA SEM ATRAPALHAR A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO.

As duas categorias de SEO

O SEO é dividido em duas partes: SEO On-page e SEO Off-Page.

On-page são todas as otimizações feitas dentro da página, nessa categoria é englobado:

  • Velocidade do site;
  • Estrutura de linkagem interna;
  • Palavras-chave;
  • Imagens;
  • Vídeos;
  • Tags;
  • Semântica;

O Google atualmente tem mais de 200 fatores para determinar o posicionamento de uma página, fica praticamente impossível eu listar todos aqui para você até porque isso não é divulgado abertamente pelo Google, tudo que sabemos sobre SEO é baseado em estudos e testes.

De uma forma geral tudo que diz respeito a experiência do usuário é classificado na categoria ON-Page.

Melhorando a velocidade do seu site

treinamento de velocidade de sites

A primeira coisa que eu faço em um auditoria SEO é checar a velocidade do site, como eu te falei a pouco a experiência do usuário é algo fundamental para que você consiga subir o posicionamento de uma página.

Além da experiência positiva que causa um site rápido ele consegue diminuir a sua taxa de rejeição, a taxa de rejeição é um dado bastante importante para o Google.

Ele indica o quão precocemente as pessoas estão abandonando a sua página, se você tem um site que carrega por exemplo em 10 segundos existe grandes chances de que o usuário está abandonando antes mesmo da sua página carregar completa.

O Google não entende dessa forma que o usuário abandonou porque seu site não carregou ele simplesmente te olha com outros olhos quando isso acontece.

Vou fazer uma analogia, se você chega em uma cidade desconhecida e pergunta para um amigo seu da região:

– Joãozinho onde fica uma boa churrascaria por aqui?

– Joãozinho responde: Fica na rua X com a rua Y.

No outro dia você chega para o Joãozinho e faz a mesma pergunta, o que será que Joãozinho deve ter imaginado? Será que houve algo de errado com a churrascaria que indiquei? A comida não estava boa? Foi mal atendido?

É exatamente assim que o Google se sente quando as pessoas deixam o seu site precocemente, ele quer saber o por que disso.

Afinal é ele quem está indicando.

Para checar a velocidade de uma página existem algumas ferramentas de análise como: Gtmetrix, Pingdom, Google PageSpeed.

Essas ferramentas analisam a velocidade e apontam o que deve ser reparado, eu particularmente utilizo mais o Gtmetrix para essa análise.

De uma maneira geral um site precisa cumprir alguns requisitos para que tenha um bom tempo de carregamento.

Servidor de hospedagem

A maioria dos sites utilizam um servidor do tipo compartilhado, que é o mais popular.

Esse tipo de hospedagem dificulta o bom desempenho de velocidade do site por conta da falta de hardware, a máquina onde seu site fica é dividido entre vários outros sites atrapalhando muito a velocidade.

A solução para esse problema é a migração para uma hospedagem do tipo VPS onde você tem uma máquina só para você e com isso consegue exigir mais do hardware para trabalhar no seu site.

Na prática os ganhos de velocidade chegam até a 3 segundos somente por estar em um servidor de mais qualidade.

Além do mais por utilizar uma hospedagem compartilhada você corre o risco de estar na mesma rede de algum site SPAM, algum site que não tenha uma boa reputação com o Google e isso prejudicar o seu posicionamento.

A hospedagem que eu utilizo nos meus sites nos sites dos meus clientes hoje é a VULTR.

Existem outras empresas confiáveis que prestam o mesmo serviço como: Digital Ocean, Linode, Contabo.

Plataforma do seu site

Existem várias plataformas para criar um site hoje, Html, Joomla, WordPress, Wix, etc…

Todas as plataformas são possíveis utilizar técnicas de SEO, porém podem surgir limitações por conta da falta de liberdade de customização.

Algunas plataformas você não tem acesso ao código inteiro, ao servidor e etc… e isso pode atrapalhar na sua otimização de SEO.

O ideal é que utilize WordPress que é uma plataforma excelente por conta da facilidade de customização em todos os sentidos.

O WordPress é baseado em temas e existe um tema chamado AVADA que vem praticamente otimizado para SEO, cumprindo alguns requisitos básicos em relação a velocidade, usabilidade e etc…

Eu vou deixar um link para um artigo que eu fiz que vai te ensinar passo a passo como melhorar a velocidade do seu site em WordPress.

Bom, agora que “arrumamos a casa” vamos iniciar de fato as otimizações.

Otimização ON-PAGE

treinamento de seo on page

Título

Mantendo em mente o que eu te falei, vamos começar a trabalhar para deixar algumas “deixas” para o Google e conseguir dizer para ele o que queremos que ele entenda de verdade.

A primeira oportunidade que você tem de fazer isso é sem dúvida no título da sua página, o Google se baseia por palavras-chave para determinar quem aparece ou não aparece.

Quando você utiliza a sua palavra no título da sua página é um bom começo de uma relação saudável com o Google.

Palavras-chave

Esse aqui é um dos pontos mais importantes da otimização on-page é a forma mais fácil do Google conseguir identificar que tipo de conteúdo você está produzindo.

Em uma regra geral, quanto mais vezes você repetir a palavra-chave principal melhor, mas é o seguinte desde que elas entrem no texto de uma maneira sensível à leitura.

Lembra da experiência do usuário? Então, ela continua valendo e se o Google perceber que você está repetindo diversas vezes a mesma palavra com o objetivo de enganar ele já era, todo o seu trabalho vai por água abaixo.

O ideal é que você repita o quanto conseguir sem ficar nada “forçado”, para isso utilize também o LSI que são palavras que pertencem ao mesmo campo semântico ( O Google reconhece também)

Ex.: SEO PARA LEIGOS = SEO PARA INICIANTES para o Google, ele entende que leigos e iniciantes é a mesma coisa.

Quanto mais você explorar desse recurso melhor, porque diversifica as palavras e consegue “dizer” para o Google sem parecer nada forçado.

Imagens

Além da experiência de usuário positiva proporcionado pelo uso das imagens ( que é bom aos olhos do Google) você ganha a possibilidade de inserir a palavra-chave principal tanto no nome do arquivo ( sim, o Google lê o nome do arquivo) quanto na descrição da imagem.

Dessa forma você consegue mais alguns pontos para “dizer” ao Google para qual termo você quer realmente aparecer.

Tags

As tags também são de extrema importância para o posicionamento, se você não sabe tags são as divisões H1,H2,H3 que ajudam o Google a identificar pontos importantes dentro da sua página, além de melhorar a experiência do usuário.

Concorda comigo que é melhor ler um texto bem dividido, com Tópicos e sub-tópicos separados por ordem semântica que um texto que não respeite nada do que eu citei?

Links internos

Quando o robô do Google passa no seu site ele precisa ter referências para continuar navegando dentro do seu site, quanto mais linkagem interna você possui maiores são as chances de o robô ficar “preso” e assim ter a oportunidade de interpretar melhor o que você quer dizer.

Além de ter essa vantagem otimizar os links internos você também ganha em outro fator que é o tempo de permanência do usuário dentro do seu site, que é fator relevante para o Google ( já vimos isso lá em cima).

As chances de aumentar o tempo de permanência são grandes pois o usuário pode navegar em diversas páginas do seu site.

Eu mesmo aplico esse recurso aqui no blog, sempre que possível eu cito um outro artigo que eu já escrevi facilitando a navegação do robô do Google e melhorando também a sua experiência.

Se você leva 5 minutos lendo esse artigo e daqui clica em alguma menção que fiz para outro artigo você continua “preso” no meu site, aumentando a taxa de permanência e me dando alguns pontos com o Google.

A WordPress é legal que tem praticamente nativo em todos os temas o recurso de RELATED POSTS que são aqueles posts relacionados no final dos artigos indicando outros, esse é um exemplo de linkagem interna bem básico.

Otimização Off-Page

treinamento de seo off page

Essa é a parte mais complexa do SEO, podemos dizer que seja a parte avançada do negócio.

Além de você conseguir fazer as otimizações que vimos e você conseguir “dizer” ao Google do que se trata a sua página o Google precisa te encontrar, pense comigo: Quantas páginas são criadas todos os dias no Google? BILHÕES!!

O Google não dá conta de conseguir encontrar todas as páginas e por isso as vezes ele não te posiciona, não é porque ele é o malvadão da história e sim porque ele não encontrou a sua página.

O Google consegue fazer isso através do que ele chama de Links.

Os links facilitam o Google por conta de que se você tem 200 links de sites diferentes por exemplo, quando o robô que faz a leitura passar em qualquer um desses 200 sites tem a possibilidade de entrar no seu.

Essa é a primeira função dos links, eles facilitam o robô do Google.

Outro ponto que os links ajudam é a relevância, o Google começa a te olhar com outros olhos quando você recebe links de sites com autoridade.

Se o Globo.com envia um link para uma página de esporte pouco conhecida o Google passa a dar relevância para essa página de esporte, pois quem indicou tem “moral” com o Google.

Os tipos de links

DoFollow

Esse tipo de link indica ao Google que o destinatário é confiável e dessa forma o Google passa a autoridade do remetente.

Os CMS por padrão vem configurado para enviar links doFollow, portanto se você tem um site e não fez alguma alteração no código nem nada você está enviando links DOFOLLOW que passam a autoridade.

NoFollow

Os links NoFollow são marcados com o atributo rel=”nofollow”. Esse atributo indica ao Google que você NÃO conhece/se responsabiliza pelo destinatário.

Dessa forma você perde o benefício de receber a autoridade de quem está te enviando o link e fica somente com a vantagem de facilitar a sua presença para o robô do Google.

Ambos os links são de extrema importância e traçar uma estratégia para conseguir-los é fundamental para o seu posicionamento, se eu pudesse definir em uma escala de 0 a 100% a importância dos links colocaria que os resultados de SEO são 70% Links e 30% conteúdo.

Eu não vou me aprofundar mais nesse assunto de links por que eu já escrevi um artigo com 3 mil palavras explicando tudo sobre backlinks, eu vou deixar o link aqui para você ler quando acabar aqui que eu tenho certeza que ele vai te esclarecer muitas dúvidas sobre links.

Link para o artigo: Backlinks Guia completo

Neste artigo que te direcionei tem várias formas de você conseguir novos links para o seu site.

O SEO definitivamente é uma ótima fonte de tráfego, na minha visão é a melhor fonte de tráfego qualificado em relação a custo beneficio as possibilidades de se tirar proveito de estratégias utilizando o SEO são infinitas e vale muito a pena se aprofundar se quiseres realmente seguir carreira no universo digital.

O Meu curso de SEO e Marketing Digital

Se você achou interessante todo esse lance de posicionamento de páginas no Google e quer se aprofundar, aprender cada ponto que eu citei no artigo acima com muito mais detalhes fica atento ao que eu vou te falar aqui agora.

Eu tenho um treinamento de SEO que vem fazendo a diferença para muita gente, é um treinamento em vídeo entregue 100% pela internet.

no meu treinamento você vai aprender:

Otimização On-Page

Você vai ter uma visão bem mais ampla sobre como fazer otimização on-page, são 12 aulas que vai te ensinar absolutamente tudo sobre otimização em páginas web.

Aula 01 – O que é SEO?
Aula 02 – ON PAGE x OFF PAGE
Aula 03 – Plataforma para SEO
Aula 04 – Hospedagem do seu site
Aula 05 – Otimização do título
Aula 06 – Slug e Meta Description
Aula 07 – Palavras-chave
Aula 08 – Inserindo Imagens
Aula 09 – Inserindo Vídeos
Aula 10 – Links internos e de saída
Aula 11 – Estrutura do site
Aula 12 – Modelo do site

Além de aprender como fazer todas essas otimizações, você vai receber um Tema WordPress e um modelo de site com uma estrutura 100% otimizadas para os mecanismos de buscas.

Não precisa criar nada, basta seguir o passo a passo instalar o tema Premium no valor de 60 doláres ( que você recebe de graça) e importar o meu arquivo que seu site estará pronto.

Otimização Off-Page

Lembra que te falei que é a parte mais complexa do SEO? Aqui vou pegar na sua mão e te ensinar a criar links poderosos para o seu site, para você ganhar relevância com o Google e subir nos resultados de pesquisas.

Aula 01 – Introdução
Aula 02 – Backlinks da concorrência
Aula 03 – Comentários em blogs
Aula 04 – Links em fóruns
Aula 05 – Como conseguir Guestposts
Aula 06 – Web 2.0

Auditoria SEO

É um dos pontos mais importantes do trabalho, se você não sabe fazer uma auditoria pode estar jogando 80% do seu trabalho fora.

Aqui você vai aprender a fazer uma correta análise da concorrência e não disputar por palavras que você não vai conseguir posicionar.

Aula 01 – Introdução
Aula 02 – Visão Geral
Aula 03 – Links
Aula 04 – Acompanhamento

Planejamento

Conheces teu inimigo e conhece-te a ti mesmo; se tiveres cem combates a travar, cem vezes serás vitorioso. Se ignoras teu inimigo e conheces a ti mesmo, tuas chances de perder e de ganhar serão idênticas. Se ignoras ao mesmo tempo teu inimigo e a ti mesmo, só contarás teus combates por tuas derrotas. Sun Tzu

Aula 01 – Introdução
Aula 02 – Empresas locais
Aula 03 – Boca de funil
Aula 04 – Consideração
Aula 05 – Fechamento

Esse é o ponto mais importante para o sucesso de uma campanha de SEO, se você não tiver um planejamento bem desenhado as chances de fracasso são enormes.

Aqui nesse módulo você vai aprender a fazer um planejamento de sucesso, escolher as palavras-chaves exatas e sair na frente da concorrência.

Produção de conteúdo

A produção de conteúdo e o SEO estão sempre lado a lado, afinal você precisa de contéudo para conseguir “convencer” o Google de que merece a primeira página.

Confesso para você que sou horrível para escrever, por isso preparei esse modulo com alguns hacks e macetes que eu descobri para escrever textos que posicione nas primeiras posições mesmo que você não saiba nada de produção de conteúdo ou não tenha nenhum experiência prévia com escrita.

Você vai aprender a escrever de um jeito que o Google ama sem perder muito tempo.

Ps.: Se escrever fosse difícil o quanto parece eu não teria mais de 50 palavras na primeira página do Google aqui com esse blog, acredite SOU PÉSSIMO em escrever.

Aula 01 – Introdução
Aula 02 – Como Fazer
Aula 03 – Vídeos no Google
Aula 04 – Lista
Aula 05 – Acervo digital
Aula 06 – Artigos expirados

Configuração do servidor

Quando eu falei de servidores de alto desempenho lá em cima esqueci de te falar algo.

Os servidores de alto desempenho eles não possuem uma interface gráfica, não tem o famoso cPanel que a maioria é acostumado sendo necessário fazer uma configuração manual para te permitir colocar um site lá dentro.

Um profissional de T.I cobra fácil R$ 300,00 para fazer essa configuração e te entregar a máquina pronta com o WordPress instalado, mediante isto eu coloquei esse módulo de configuração de um servidor de alta potência com a colaboração do Rômulo Marconi.

Aula 01 – Tipos de servidores e recomendações
Aula 02 – Comprando o servidor
Aula 03 – Finalização de compra e configurações VULTR
Aula 04 – Putty Primeiro Acesso
Aula 05 – PASSWD, SUDO, Easy Engine
Aula 06 – DNS
Aula 07 – DNS da Vultr
Aula 08 – Criar site WP no servidor, SSL Gratuito e subdomínios

Monetização de projetos no mercado adulto

O mercado adulto é um mercado que tem um grande potencial de gerar lucro, neste módulo eu falo sobre duas formas de monetização dentro do nicho adulto.

Aula 01 – Monetização mercado adulto
Aula 02 – Monetização com EroAds
Aula 03 – Criando o Site Adulto
Aula 04 – Acompanhantes visão geral
Aula 05 – Encontrando anunciantes
Aula 06 – Gerando Tráfego em fóruns
Aula 07 – Gerando Backlinks
Aula 08 – Criando webs 2.0 para anunciantes
Aula 09 – Tráfego no Tinder

Design Thinking com Roberto Pantoja

Curso de Design thinking e lançamento de produtos com Roberto Pantoja.

Empresário com 15 anos de experiência no ambiente online, tem uma startup de cursos online desde 2008 com mais de oito mil alunos satisfeitos é especialista em inovação e futurismo.

Aula 01 – Introdução
Aula 02 – Buyer Persona
Aula 03 – Marketing
Aula 04 – Lançamento de produtos
Aula 05 – Teoria x Prática

Facebook ADS para negócios locais

Um curso de Facebook ADS para negócios locais também está incluso no pacote, com este curso você será capaz de dar um “boost” para clientes ou até para você mesmo aprendendo a fazer anúncios pagos no Facebook.

Aula 01 – Criando a página
Aula 02 – Criando a imagem do anúncio
Aula 03 – Criando o post do anúncio
Aula 04 – Definição do público
Aula 05 – Criando o anúncio
Aula 06 – Anuncios em vídeo
Aula 07 – Analise de métricas
Aula 08 – Audience Insights
Aula 09 – Look a like

DNA digital com Anderson Gomes

Anderson Gomes é uma das maiores autoridades do país no que se refere a empreendedorismo e estratégias de marketing um empreendedor serial, investidor em startups, estrategista, mentor e consultor de vendas online e marketing.

Ele liberou esse módulo com duas aulas que vai te ensinar a fazer uma definição de público-alvo eficiente.

Aula 01 – Definição de público-alvo
Aula 02 – Aula PPC

Aulas ao vivo

Todo mês eu insiro novas aulas ao vivo com os alunos, atualmente temos mais de 15 aulas ao vivo gravadas disponibilizadas no portal.

Dependendo de quando você ver esse post essa lista pode estar desatualizada e ter mais conteúdo do que está listado aqui.

Criação de money sites – Parte 01
Criação de money sites – Parte 02
Criação de Money Sites – Parte 03
Plano de negócios para agência digital – Parte 01
Definição do operacional de uma agência digital – Parte 02
Posicionamento de uma agência digital – Parte 03
Estratégias de posicionamento local
Planejamento de palavras-chave
Otimização on-page
Otimização off-page
Produção de conteúdo
Como fechar contratos de consultoria
Criação de público-alvo
Fundamentos NeuroMarketing
Como reparar erros do GtMetrix
Utilização do Screaming Frog SEO
Análise de sites – 04/09

Além de todas essas aulas ao vivo, você como aluno tem direito aos replays dos coachings de SEO que faço toda segunda-feira analisando sites dos convidados.

É uma experiência incrível, ao vivo para todo mundo ver, é o máximo de realidade que consigo trazer para você.

E não acaba por aí, você também tem acesso a uma infinidade de ferramentas e plugins como: temas premiuns, plugins, ferramentas de SEO e etc…

Não vou listar aqui porque seria impossível colocar aqui todos os benefícios que você receberá de ferramentas só posso te adiantar que passa fácil de 1mil dólares e que você terá tudo que precisa para colocar em prática os ensinamentos do curso ( exceto 2.50 dólares do seu servidor, que custa menos que R$ 10,00).

E acredite se quiser tudo que eu te apresentei acima não é nada perto do nosso grupo que você terá acesso.

Nós temos um grupo oficial no WhatsAPP do curso de SEO e marketing black belt 2.0.

O grupo é responsivo e engajado com um nível de interação altíssimo e além de contar com o suporte dos próprios alunos tem a minha contribuição ativa.

O preço

O treinamento de SEO black belt marketing 2.0 está com um preço promocional por tempo limitado e de R$ 1.350,00 está saindo por R$ 950,00 ou 12x 92,56.

O link para a compra está aqui : Link para adquirir o treinamento black belt com preço promocional

Agora, caso você ainda tenha dúvidas sobre a eficiência do meu treinamento, não se sente seguro para comprar faz o seguinte entra em contato comigo que eu te esclareço suas dúvidas e vejo se consigo te ajudar com o meu treinamento, OK?

Vou deixar aqui o acesso do meu WhatsAPP pessoal, você me chama aqui e a gente papo um papo.

CLIQUE AQUI PARA FALAR COMIGO NO WHATSAPP

 

By | 2017-09-23T13:09:13+00:00 setembro 15th, 2017|SEO|

Leave A Comment