O assunto de hoje é: CLICKBAIT. Provavelmente você já caiu no bait, se você não sabe o que é essa técnica preste a atenção neste artigo que eu vou te explicar passo a passo como você pode aumentar drasticamente a sua taxa de cliques utilizando este recurso.

O que é o ClickBait?

O Clickbait é um termo pejorativo quando o assunto é venda de publicidade on-line, O Clickbait costuma prover somente o mínimo de informação necessária no título, forçando o usuário a clicar para ter acesso completo da informação.
Provavelmente você já clicou em algum clickbait do tipo:

“Barcelona leva goleada para time da terceira divisão” e quando chega na matéria, de fato, o Barcelona perdeu, mas foi o time sub-15.
“Como posicionar um site na primeira página do Google em 5 minutos.” Esse eu mesmo apliquei =D, quando na verdade, é uma palavra sem concorrência alguma.

Enfim, a ideia do clickbait é despertar a curiosidade do usuário aumentando assim a sua taxa de cliques, eu vou te dar algumas dicas para você aplicar o clickbait nos seus títulos e atrair mais visitantes.
Só pra contextualizar, Bait significa isca em inglês.
clickbait o que é

Guia definitivo para gerar um clickbait perfeito

 
Separei esse tópico em lista para debatermos cada uma das estratégias utilizadas para gerar um clickbait.
O primeiro item da lista é o famoso “How TO” ou “Como fazer”.

Clickbait com “COMO FAZER”

A maioria das pessoas que produzem conteúdo para internet, conscientemente ou inconscientemente utilizam a estrutura “como fazer” e falham na construção da headline por um motivo simples: FOCAM NA SOLUÇÃO e não no problema.
Veja na prática como isso funciona:
Headline tradicional – “Como utilizar técnicas de SEO para aumentar o tráfego do seu blog.”
Headline Clickbait – “Aprenda a técnica que pode triplicar o tráfego do seu blog .”
O segredo para você conseguir atrair a atenção do público é focar em um grande problema que ele está passando e não na solução, não se esqueça de adicionar uma pitada de curiosidade para que o clickbait tenha sucesso.

Clickbait com “lista”

clickbait lista
O conteúdo em lista é um conteúdo muito bem recebido pela maioria dos leitores, o conteúdo em lista tem uma leitura rápida e fácil.
Ex.: 5 coisas que você precisa saber sobre marketing na internet.
O leitor sabe que ele pode entrar no artigo e “scanear” rapidamente, lendo o que faz sentido para ele e ignorando o restante, sem dúvidas é o tipo de headline que mais traz cliques dentro do mercado digital, seja no Google ou mídias sociais (principalmente mídias sociais).
Vamos fazer umas combinações de headlines aqui e depois vamos adicionar umas pitadas de clickbait.
Headline tradicional – “5 Dicas de SEO para melhorar o posicionamento do seu site.”
Headline clickbait – “5 Otimizações de SEO que só os maiores sites fazem.”
Deu para pegar a ideia? Agora vamos dar um boost nisso utilizando alguns recursos de neurociência.

Utilizando recursos de neurociência para dar um boost no seu ClickBait

Nosso cérebro fica o tempo todo buscando métodos e maneiras para poupar energia, quando ele encontra a oportunidade de fazer isso ele não exita, ele sempre optará pelo caminho mais prático e rápido. Por mais que você tenha conhecimento disso, não terá 100% do controle, afinal, isso acontece no seu subconsciente.
Sabendo disso, podemos explorar esse lado subconsciente para aplicar alguns recursos neurológicos e termos benefícios (cliques) que serão convertidos em resultados.

Identificando as “fraquezas” do cérebro.

Conheçam os elementos persuasivos mais utilizados e não identificados pelo cérebro.
Tempo
O tempo é um dos elementos que o cérebro mais gosta, na verdade é o ganho de tempo. Todas as vezes que você utilizar o tempo a favor do leitor, terá grandes chances de atrair a sua atenção com mais facilidade.
Vou dar alguns exemplos de como você pode fazer isso.
Headline Tradicional – “Como fazer o seu site aparecer no Google.”
Headline ClickBait – “Como colocar o seu site no Google em menos de 5 minutos.”
Vale lembrar que o clickbait serve para atrair, porém se o seu conteúdo não entregar o que promete você pode ter problemas.
Esse exemplo que eu dei acima, eu mesmo utilizei em um vídeo no YouTube.
clickbait como colocar o site no google
O que eu entrego nesse vídeo? Verdadeiramente, eu ensino a pessoa a colocar um site na primeira posição do Google em 5 minutos! Quer saber como? Veja o vídeo =D
To brincando, o vídeo realmente ensina, porém eu não falo no título dos “disclaimers” para que isso aconteça, não é possível colocar qualquer palavra no Google em 5 minutos e isso eu explico no vídeo.
Naturalmente as pessoas tendem a ir para o lado mais fácil da coisa e utilizar esse recurso no seu título é fundamental para que você consiga ter bons resultados usando clickbait.
Curiosidade
Essa é uma das mais comuns dentro do universo clickbait, usar curiosidade para fazer o usuário tomar a decisão de abrir o texto é uma técnica bem conhecida.
Veja este exemplo de clickbait utilizando a curiosidade.
clickbait messi
 
 
O link da matéria é esse
Na matéria, fala de um jogador que em 1972 fez uma coisa que o Messi não fez, o Zambiano quebrou um recorde de quantidade de gols.
Eu aposto que você pensou isso quando leu o título da matéria, né? Isso é um ClickBait.
Controvérsia
Utilizar recursos que são contra-intuitivos são maneiras de chamar a atenção do usuário, todo mercado tem suas crenças e pensar estrategicamente como utilizar-las é um grande recurso para o seu Clickbait.
controversia steve jobs
Veja este exemplo: “Por que Steve Jobs Nunca Ouviu seus clientes.”
Woooooooooow, o que te parece isso? existe uma máxima no mercado de sempre ouvir os clientes, o cliente sempre tem razão e blah blah blah.
Isso é muito controverso para quem se interessa por esse tipo de conteúdo e é uma boa pedida para acrescentar nos seus títulos, fortalecendo o clickbait.
Referências
Uma forma de chamar a atenção é com REFERÊNCIAS, citando pessoas referências do mercado.
clickbait cristiano ronaldo
Veja este título referenciando Cristiano Ronaldo, afinal, todo mundo que se preocupa com dieta ou é fã do CR7 tem interesse em saber o que ele come.
Considerações finais
De uma maneira geral, o clickbait é uma excelente ferramenta quando utilizada de forma estratégica, o tempo das pessoas é muito disputado na internet e ter um diferencial quando o assunto é conseguir atenção é fundamental para que você consiga aumentar a sua taxa de cliques.
Se você quiser aprender mais sobre marketing, marketing digital e SEO. Participe do meu grupo fechado e gratuito no Facebook que eu sempre estou compartilhando dicas e estratégias com o pessoal.

 
 
 
 

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *