Ferramentas de SEO: Conheça as Mais Importantes

Por mais que eu diga que não sou um cara de utilizar muitas ferramentas, quase todo dia chegam novas perguntas sobre Ferramentas de SEO, quais eu uso e quais eu recomendo.

Antes de você sair comprando ferramentas ou até mesmo pesquisar por elas, você precisa se fazer a seguinte pergunta: será que eu realmente preciso de ferramentas?

Eu tenho VÁRIOS projetos que ferramentas são inúteis, de repente o teu objetivo é algo que ignora 100% o uso de ferramentas e por uma crença comum do mercado fica igual louco atrás de algo que vai te trazer sucesso.

Entenda, NENHUMA ferramenta vai fazer você ganhar dinheiro na internet eu disse NENHUMA. Monetizar projetos na internet você faz com ou sem ferramentas, as ferramentas vão te auxiliar em parte do processo mas não que seja IMPOSSÍVEL fazer sem elas.

Várias vezes já fui hostilizado por dizer que consigo montar um negócio rentável e escalável com um investimento de $5.00 ( Dólares) mensais, sem comprar nenhuma ferramenta de SEO ou algo Crackeado.

Várias pessoas que entram no mercado de ganhar dinheiro na internet são atraídas pelo modelo de afiliados onde várias pessoas VIVEM de indicar ferramentas e cursos que na maioria das vezes nem eles mesmo usam ou se quer usaram um dia, vá no Youtube agora e procure por tutoriais de ferramentas conhecidas do mercado que tu vai encontrar mais reviews tendenciosos do que pessoas sendo sinceras e honestas dando relatos reais de benefícios conseguidos com utilização do método ou ferramenta apresentada.

Quem sofre nessa história toda é quem está começando e não tem uma direção de o que fazer e tampouco como fazer, se entopem de ferramentas e não conseguem utilizar 10% do potencial delas.

Neste artigo eu vou te falar algumas ferramentas de SEO que você pode contratar para determinados fins, SEO é só uma técnica de otimização de páginas para os mecanismos de buscas NÃO fazendo você ganhar dinheiro e etc...

A questão da monetização é outro ponto, com o SEO você vai conseguir gerar tráfego e em determinados tipos de monetização você pode precisar de algumas ferramentas.

Lembrando que NENHUMA ferramenta vai fazer você posicionar na frente de ninguém, isso não existe, não tem plugin, não tem mágica, se quiser aprender a posicionar sites vai ter que estudar, entender o algoritmo e utilizar técnicas manuais.

Eu vou começar a lista das ferramentas por uma categoria que sem dúvidas é o TOP 1 de perguntas recebidas, que são os planejadores de palavras-chave.

Planejador de palavras-chave

ferramentas de seo planejador de palavras chave

Keyword.io, Long Tail Pro, Google KeyWord Planner Tool e várias outras pagas e free vão apenas de SUGERIR algo, vão te ajudar no processo criativo de criação de conteúdo ou identificação de boas palavras para você posicionar.

 

Você não vai encontrar uma mina de ouro só porque utiliza o Keyword.Io ou qualquer outra, você simplesmente vai ter acesso a uma base de dados com palavras que as pessoas buscam no Google e para isso você não precisa de ferramentas pagas, se quiser saber o que as pessoas estão buscando utilize: AnswerThePublic.com ou UberSugest.io.

Aqui eu tenho o SemRush, Market Samurai, Long Tail Pro e o MOZ e uso o AnswerThePublic.

Mas Bruno, eu preciso do volume de buscas...

Será que precisa mesmo? Vamos aos fatos.

Como eu disse lá em cima o SEO é uma estratégia de geração de tráfego, podendo ser utilizada para diversos fins seja empresas locais, seja para monetizar com adsense, seja para vender produtos de afiliados e etc...

São infinitas possibilidades de monetização desse tráfego gerado pelo SEO e em diversos casos não é necessário de ter um grande volume de buscas eu trabalho muito no setor de serviços posicionando sites locais para empresas prestadoras de serviços, Ex.: Contabilistas, Advogados, Dentistas, etc...

Se você for buscar por: escritório de advocacia + "sua cidade" pode ter certeza que não terá um volume de buscas muito grande e só por isso não vai posicionar? Só porque a palavra tem 80, 120 pesquisas mensais?

Faça as contas comigo, o primeiro lugar do Google recebe em torno de 33% de acessos do volume de buscas total. Logo, 120 * 33% = 40 acessos mensais. 40/30 = é uma média de 1,3 pessoas por dia acessando o site de domingo a domingo.

Te desafio a passar 30 dias em um escritório de advocacia e contar quantas pessoas entram lá diariamente ( novos interessados no serviço) e se formos reduzir isso há 20 dias de trabalho mensal, considerando abrir de seg a sex. Essa média de visitantes aumenta para 2.

Resumindo, se você pega uma palavra que tenha 120 de volume de buscas e posiciona localmente na primeira posição do Google vai receber na faixa de 2 visitas por dia é pouco?

Considerando um ticket médio de R$ 1.000,00 ( Extremamente baixo) você tem R$ 4.000,00 de faturamento mensal por ter posicionado pra uma palavra 120 buscas mensais.

Você precisa de alguma ferramenta pra fazer isso? Você precisa de ter uma Fucking ferramenta que vai te mostrar 200 opções de palavras, com volume de buscas, dificuldade de posicionamento e etc...?

Falando em dificuldade, vamos explorar um pouco esse assunto.

Em várias ferramentas existe o KD ( Keyword Difficulty) que são métricas inventadas para tomar dinheiro dos leigos criadas para poder facilitar o trabalho de analise de concorrência, mas não funciona bem assim pelo fato de que é um algoritmo que verifica essa "dificuldade" um robô não tem capacidade suficiente de conseguir entender se uma página está ou não está bem otimizada, a ferramenta pode analisar itens básicos que nem sempre representam o verdadeiro posicionamento da palavra.

Análises como: responsividade do site, Quantidade de palavras-chave, título, imagens são facilmente identificados por essas métricas, o que essas métricas não revelam são fatores como:

  • Coerência do texto ( que faz muito sentido como fator de posicionamento e cada vez mais vem aumentando);
  • Distribuição semântica ( Tags inseridas corretamente);
  • Força do domínio ( Quantidade e qualidade de links, tempo de domínio);
  • Tempo de carregamento do site;

Dentre vários outros fatores de posicionamento, eu vou colocar um vídeo aqui e mostrar para você na prática como essas métricas não fazem sentido na maioria dos casos.

Então na maioria dos casos a "sede" por ter uma ferramenta de analise de palavras-chave torna-se inútil, pois se você sabe fazer essa auditoria manual (que é a forma ideal para ter uma analise precisa ) Qualquer planejador serve, até mesmo o Google Suggest do Google.

Quanto ao volume de buscas, o Google Keyword planner tool te fornece o volume e ainda assim em vários casos não é necessario como falei acima, quem vende produto/serviço não precisa de preocupar com quantidade de pessoas acessando e sim a qualidade das pessoas pois assim gera mais conversões, aqui no blog eu não tenho muitos acessos, não me preocupo em volume de buscas quando vou posicionar um artigo, me preocupo em entender o que o publico que visita o blog espera encontrar, quebrar as objeções, educar o meu visitante para que ele possa comprar de mim, seja curso, consultoria, parceria, etc...

O artigo Como Vender Carros de Luxo na internet já me fez fechar 2 negócios e o volume de buscas dessa palavra é muito baixo, porém muito qualificado e me gera resultados.

Auditoria SEO

Ferramentas de auditoria SEO também são bem cotadas, WooRank, SEO Screaming Frog dentre outras.

Vou repetir o que eu disse lá em cima, nenhuma vai te fazer posicionar elas podem em algumas situações te poupar um tempo mas não resolve o problema, se você não entender o algoritmo não adianta usar ferramenta nenhuma.

Para auditoria SEO existe uma ferramenta chamada Web Site Auditor, que é uma ferramenta de análise geral de um site você coloca a URL e ele vasculha tudo identificando títulos duplicados, imagens quebradas, links quebrados, imagens sem alt tag e isso SIM pode te ajudar a resolver problemas dentro de uma página.

O Website Auditor é um software que faz parte suite de aplicativos da Power Suite que tem um custo de $300 ( doláres ) porém você pode usar a versão free com algumas limitações de resultados, caso não queira ou não tenha como investir os $300 para adquirir a suite de apps pode utilizar em uma VPS, que são maquinas alugadas onde você controla remotamente e que contem várias Tools de SEO, com 20$ mensais você tem acesso a diversas ferramentas na versão TOP com um investimento de 20$ mensais.
O link para a VPS SEO AQUI

Automatização de links

ferramentas de seo GSA

Money Robot, GSA, Senuke também são ferramentas que são bastante procuradas no mercado e o engraçado é que a maioria que procura nem sabe pra que que serve.

Já manifestei minha opinião diversas vezes sobre a automatização de links, se quiser saber mais sobre minha opinião acompanha o PodCast - Como Fazer Black Hat de Forma Segura que você vai entender melhor a minha visão.

Eu vejo um monte de gente que não sabe nem o básico e quer aprender GSA, Money Robot e várias outras ferramentas de automatização de links, agora me responda: Se você não sabe criar links de forma manual, como vai automatizar isso? Realmente tu acha que isso vai funcionar magicamente? Que o GSA vai fazer uma magia no teu dominio e vai te posicionar na frente de todo mundo? Se fosse dessa forma não existiriam profissionais de SEO e todo mundo usaria GSA.

O GSA ajuda e ajuda muito em alguns casos, porém é preciso saber usar, é preciso entender o que está fazendo pra depois automatizar.

Eu NÃO RECOMENDO nenhuma ferramenta de automatização de links se você não souber:

  • Otimização On-page ( de có e salteado);
  • Se não tiver um projeto bem posicionado;
  • Não conhecer links ( qualidade, quantidade, etc..)

E o principal: se você NÃO ESTIVER FATURANDO NADA com teus projetos de SEO.

Ferramentas de SEO mágicas

E para finalizar, as ferramentas de SEO que prometem magias.

use a ferramenta e posicione, consiga a primeira página do Google usando a ferramenta A, Ferramenta B, etc...

ISSO NÃO EXISTE!

Se existisse eu não estaria aqui, não existiria uma comunidade gigante ao redor do mundo falando de SEO, não existiria uma equipe grande do Google trabalhando em melhorias do algoritmo.

Existem palavras que valem milhões de reais, tente imaginar quanto não fatura o cara que está posicionado para a palavra: COMPRAR IPHONE 7 PLUS?

Se existisse alguma mágica, todo mundo iria querer pegar essas palavras que valem muito e por qual motivo não pegam?

Oportunistas vendem essas ferramentas para quem entende menos que eles.

Considerações finais

Acredito que seja isso, o pessoal que já está la nos grupos e que me acompanha a mais tempo acho que não viu nenhuma novidade em relação ao meu posicionamento sobre ferramentas de SEO.

No artigo eu não falei dos Bots para não ficar muito extenso o texto, de repente eu faça um artigo pra falar só de bots e softwares de automatização de tarefas que ajudam bastante em alguns casos, bots para postagens no Facebook, Bots para criação de e-mails, bots para copiar artigos, bots para realizar tarefas programadas e etc....

Se você não participa dos grupos, vou deixar o link aqui para você interagir com a gente sobre esse artigo e todos os outros que envolvem marketing, marketing digital e SEO, ok?

Fica aqui o meu convite, o grupo é gratuito =)

Ferramentas de SEO grupo

By | 2017-07-30T00:06:08+00:00 junho 26th, 2017|SEO|

Leave A Comment