Apesar de ler livros não ser uma atividade presente na rotina da maioria dos Brasileiros muita gente investe dinheiro e tempo comprando e lendo dezenas de livros por ano.
Eu mesmo sou um super fã de leitura e já li mais de 200 títulos (A maioria nos temas de desenvolvimento pessoal e antropologia) pelo incrível que pareça eu ganho dinheiro lendo livros, muitas coisas que eu aplico na minha vida eu aprendi em livros e isso faz com que eu consiga crescer profissionalmente.
Mas não é sobre isso que você vai aprender a fazer aqui hoje, você vai aprender a literalmente ganhar dinheiro lendo livros, eu vou te ajudar a construir um negócio na internet baseado na sua experiência de leitura de livros.
Ps.: Essa estratégia vai funcionar MESMO que você nunca tenha lido um livro na vida.
Existem dezenas de formas de ganhar dinheiro na internet lendo livros, eu vou te ensinar as 3 que eu julgo serem as mais fáceis e rápidas para você aplicar.
Antes de eu entrar no assunto do post deixa te ensinar uma coisa que eu tenho certeza que vai te ajudar muito nessa sua empreitada de ganhar dinheiro na internet lendo livros.
Como eu falei anteriormente eu já li muitos livros e a maioria sobre assuntos de desenvolvimento pessoal, minha jornada de leitura começou quando eu precisei aprender muita coisa técnica (Coisas de marketing, SEO, etc…) e então eu comecei a buscar informações de como eu poderia aprender mais rápido, foi assim que eu conheci o desenvolvimento pessoal.
Bem no começo eu li um livro chamado: Mentes geniais, do Alberto dell’Isola.
mentes geniais ganhar dinheiro com livros
Alberto dell’Isola é um campeão de memorização, sim existem campeonatos de memorização, e ele ensina nos livros dele como você melhorar a sua memória.
Eu percebi que não fazia sentido ler muito se não conseguisse absorver o conteúdo do livro, vídeo ou qualquer outro canal de comunicação que eu estivesse usando para aprender.
Nesse livro eu aprendi sobre leitura dinâmica, uma técnica de leitura que faz com que você leia EXTREMAMENTE MAIS rápido quando eu falo extremamente estou falando de 3 a 4x mais rápido que o normal.
Eu consigo facilmente ler um livro inteiro em um dia, na verdade algumas poucas horas (2-3 horas dependendo do tamanho do livro).
E isso sem dúvidas é uma ferramenta de extrema importância para você, que quer ou pensa em ganhar dinheiro na internet lendo livros.
A minha recomendação é que você, mesmo que não curta esse tipo de livro, leia Os livros do Alberto dell’Isola e leia Também O PODER DO HÁBITO do Charles Duhigg.
Este último fala sobre o motivo que fazemos as coisas na nossa vida, você entender porque nós fazemos o que fazemos e como controlar isso. Você vai aprender o que são hábitos e vai entender que o nosso cérebro cria rotinas “automáticas” subconscientes para as nossas ações.
Você vai conseguir fazer coisas incríveis depois que ler esse livro, sério, vale muito a leitura.
Bom, essas são as recomendações iniciais para começarmos com o plano de ganhar dinheiro na internet lendo livros.

Que tipos de livros eu vou ter que ler para ganhar dinheiro?

que livro ler para ganhar dinheiro
Antes que você me faça essa pergunta deixa eu responder para você. Você pode ler QUALQUER tipo de livro, dos mais variados assuntos seja: Ficção, Religião, Política, Desenvolvimento pessoal, Literatura, enfim… TODOS e QUALQUER tipo de livro.
Portanto, fique tranquilo quanto a isso um dos grandes benefícios de ganhar dinheiro lendo livros é que você não precisa fazer o que você não gosta, a ideia é justamente essa fazer você ganhar dinheiro fazendo o que gosta, como eu faço 😉 Eu só ganho dinheiro fazendo o que eu gosto, eu NUNCA faço o que eu não gosto, por isso vivo feliz hahahha.
Para mim é um hobby trabalhar e quando fico sem trabalhar acho chato, eu curto o que faço.

Como ganhar dinheiro na internet lendo livros: A maneira mais rápida e fácil

Vamos à primeira, e melhor, forma de ganhar dinheiro com livros, na minha opinião.
Você vai precisar de pouquíssimo conhecimento técnico em tecnologia para conseguir executar essa estratégia. A estratégia geral vai girar em torno de você criar um blog para você e escrever resenhas sobre os livros que você leu. Com isso pessoas acessaram e você indicará os livros como afiliado.
O sistema de afiliados funciona assim: Você vai se afiliar a uma empresa (Nesse caso a Amazon) e com isso você ganhará o direito de revender os livros lá estocados.
Você pode ganhar até 10% do valor da venda final “sem vender nada”. Você simplesmente vai ter o seu blog e lá no seu blog você vai fazer resenhas sobre os livros que você leu, outras pessoas acessarão, comprarão através da sua resenha e você vai ganhar a sua comissão por indicação.
Isso não é genial?!? Agora vamos à execução dessa estratégia.
A primeira coisa que você precisa fazer é definir o seu nicho, isso é extremamente importante por vários motivos o primeiro é que você conseguiria ler muito mais livros de um determinado do assunto do que de vários.
Ex.: Se você gosta muito de ficção, é muito mais fácil você ler 10 livros de ficção do que ler 5 de ficção e 5 de romance.
Ps.: Eu já li mais de 200 livros e nunca li nenhum de ficção, muito menos romance (Há quem curta).
Então, você primeiramente deve definir um nicho, muita atenção na hora da escolha, escolha algo que realmente você curta, algo que você faria de graça caso necessário.
Depois você vai precisar criar o seu blog e para isso eu recomendo que você veja este artigo: Como ganhar dinheiro na internet em 21 dias.
Lá tem o passo a passo de como você vai montar o seu primeiro blog, mesmo que você não tenha experiência com criação de blogs.

Como escrever as resenhas

Uma coisa bastante importante é você, desde o começo, entender os fundamentos do SEO.
SEO significa Search Engine Optimization e é um conjunto de técnicas que faz com que o seu site apareça nas primeiras colocações do Google. O objetivo de aplicar técnicas de SEO é estar melhor colocado e consequentemente receber mais acessos, quanto mais acessos mais chances de vender os livros você vai ter.
Logo SEO é FUNDAMENTAL para você ganhar dinheiro na internet lendo livros.
O SEO é dividido em duas categorias: On-page e Off-page. SEO on-page são técnicas aplicadas dentro do seu site, tudo que você puder alterar é considerado SEO on-page.
O Google tem mais de 200 fatores de posicionamento e você precisa cumprir alguns requisitos para que o Google “goste” de você e com isso te posicionar melhor.
Ps.:O Google é o maior buscador do planeta, estar bem com ele é de grande valia.
Vale a pena fazer uma boa política com o Google ele tem muito para nos agregar e sem ele é praticamente impossível você conseguir executar este plano.
O grande segredo do SEO on-page está na escrita, por isso é importância já criamos a mentalidade de escrever certo para o Google para não haver problemas.

O que o Google quer de um blog?

O Google quer a resposta certa! É isso o que o Google quer. Todas as evoluções no algoritmo (robô que faz o cálculo para decidir quem aparece e quem não aparece) são voltadas para esse fim.
Isso significa que quando o usuário buscar: RESENHA O PODER DO HÁBITO. Ele quer mostrar o MELHOR resultado para o usuário, baseado nos critérios dele.
Ele não quer a melhor resenha, a mais completa, ele é um robô e os critérios de avaliação dele é diferente do nosso. Ele precisa acreditar que aquela resenha é a melhor, teremos que escrever de uma forma que o Google consiga entender.

Analogia: Imagine que você esteja em um país desconhecido e não fala o idioma local, por mais que você fale o seu idioma, por mais que você saiba determinado assunto as pessoas não vão te dar bola! É como se você não valesse nada para eles. É exatamente assim que o Google faz!

Apesar do Google ser gigante o robô dele é “burro” burro no sentido de não ter sensibilidade humana e a decisão dele de quem fica ou não fica é baseada em critérios, critérios diversos mas mais pautados em palavras-chave.
Quando ele encontra as palavras-chave diversas vezes dentro do seu artigo/resenha ele consegue identificar que você está falando de um tema específico e decide posicionar ou não posicionar baseado no que ele achou do seu artigo.
Ex.: Este artigo tem como a palavra: Como ganhar dinheiro lendo livros! Se você perceber o texto fala diversas vezes essa palavra, isso foi proposital pois eu quero que o Google entenda que este texto está falando sobre como ganhar dinheiro na internet lendo livros.
Quanto mais indícios eu der a ele de que estou falando sobre esse assunto melhor. Logo é de extrema importância que você repita o máximo de vezes possível a sua palavra-chave principal.
Ps.: Só precisamos ficar atento a uma coisa se o Google desconfiar que você está repetindo as palavras diversas vezes com o objetivo de “enganar” ele você terá problemas.
Antigamente fazer isso era uma técnica comum e popular para os profissionais de SEO mas depois da atualização que foi chamada de PANDA! as coisas mudaram, o algoritmo ficou mais inteligente e com uma função ativa chamada KEYWORD STUFFING que na prática significa o excesso de repetição de palavras-chave.
Nessa atualização o algoritmo ficou mais esperto quando o assunto é densidade de palavras e começou a não classificar os sites que tem excesso de repetição de palavras-chave. Por isso falei que precisamos ficar atento o texto tem que ter repetições mas todas as palavras DEVEM ENTRAR EM UM CONTEXTO LÓGICO. Não funciona sair repetindo diversas vezes a palavra só para impressionar o Google, ele vai perceber e não vai te ajudar.

Você tem que ser um parceiro do Google, não um inimigo.

 
Bom, depois eu faço um artigo específico para falar sobre quais são as melhores maneiras para você escrever os seus textos, o foco aqui é te ensinar como você pode ganhar dinheiro lendo livros.

Segundo ponto importante no processo para construção do seu negócio: A autoridade.

como ganhar dinheiro na internet autoridade
Quanto mais autoridade você tiver, mais facilmente você vai vender. Isso quer dizer que quanto mais domínio sobre determinado assunto você tiver, mais você vai vender.
Ex.: Imagine o Messi indicando uma escolinha de futebol e o Pé de cabra (jogador da terceira divisão do campeonato baiano) indicando uma outra. Qual terá mais peso? A escolinha que o Messi indicou pode ser bem inferior a outra, porém eu posso ter certeza que isso será a última coisa que você vai pensar.
Mas por que isso acontece? Simples, você enxergar o Messi como uma autoridade no assunto e isso faz com que automaticamente você considere uma boa opção.
Eu tenho autoridade no mercado de marketing digital, principalmente SEO, eu consigo utilizar essa autoridade para vender meus produtos e serviços. Eu saí do zero, de um salário de R$ 600,00, pra viver uma vida tranquila e confortável e todo o dinheiro que eu ganhei foi através da internet. Pessoas que têm o objetivo de viver da internet me enxergam como uma autoridade, afinal eu já passei por tudo o que elas querem atingir.
Eu moro na Europa (Pelo menos por enquanto) várias pessoas que querem vir para Europa me considera autoridade nesse segmento, afinal eu estou aqui, sei como funciona, conheço pessoas da região.
Deu para entender como funciona? Você precisa ser o Messi do seu segmento.
Vamos resumir essa primeira forma de ganhar dinheiro na internet lendo livros…

  1. Vá no artigo como ganhar dinheiro na internet em 21 dias e aprenda a fazer o seu blog;
  2. Vá no site da Amazon e faça a sua conta de associado;
  3. Escolha seu mercado de atuação (os tipos de livros que você vai ler e comentar);
  4. Escreva suas resenhas e coloque a sua indicação (Você vai receber quando criar sua conta na Amazon).

A segunda forma de ganhar dinheiro na internet lendo livros: YouTube

Essa é uma estratégia parecida com a anterior, porém invés de utilizar o blog utilizaremos o YouTube para fazer o conteúdo.
Você vai precisar repetir os passos 2 e 3 que te passei acima para fazer isso funcionar, criar conteúdo no YouTube tem suas vantagens e desvantagens em relação ao blog.
Eu tenho um canal no YouTube com mais de 300 vídeos e tenho o blog com mais de 200 artigos dentro do meu mercado de marketing digital, posso falar com propriedade a diferença entre ambos.

Vantagens de produzir conteúdo no YouTube

Facilidade de produzir conteúdo – Muita gente tem muita dificuldade em escrever e escrever um artigo leva muito mais tempo que gravar um vídeo, se eu tivesse produzindo o conteúdo deste artigo em um vídeo eu já teria terminado. Era só ligar a câmera e falar, o conteúdo está na minha cabeça e em 10 minutos eu conseguiria te explicar tudo que tem aqui.
Boa recepção do público – Quando você está vendo uma pessoa gera uma conexão maior, isso aumenta a autoridade e te faz vender mais (Em relação ao blog).
Alto nível de engajamento – As pessoas interagem mais com vídeos até porque em um vídeo rolam altos pontos de conexões como: ambiente, gírias e sotaque, estilo de se vestir, paisagens, etc… É uma coisa mais “pessoal” a conexão gerada por vídeo.
Crescimento constante da publicação de conteúdo em formato de vídeo – O formato de conteúdo em vídeo vem crescendo bastante e hoje ocupa grande parte da internet, o Google continua sendo o site mais acessado do mundo e a maioria dos conteúdos divulgado na internet são textos mas vídeos ocupam uma grande fatia desse mercado.
Ps.: O YouTube é o segundo site mais acessado do mundo, eu te diria que vale a pena dar atenção aos dois.

Desvantagens em produzir conteúdo no YouTube

Vergonha em gravar vídeos – Esse sem dúvidas é o item que faz com que o conteúdo em vídeo não tenha ultrapassado os textos, a maioria das pessoas tem vergonha em gravar vídeos e prefere fazer qualquer coisa que não seja aparece em público. Se você é essa pessoa você vai ter um problema para ganhar dinheiro na internet lendo livros utilizando essa estratégia.
Falta de recursos – Por mais que tenhamos hoje facilidades para gravar vídeos em termos de tecnologia e recursos para você produzir um bom vídeo ainda necessita de um investimento em equipamentos, pelo menos um celular de entrada na faixa dos R$ 600,00 para você conseguir gravar com o mínimo de qualidade.
Não saber editar vídeo – Outro desafio é editar vídeos, muitos não sabem e não querem aprender o básico de edição para editar os vídeos e subir para o YouTube.

Terceira forma: vendendo resenhas

Essa é uma ideia muito boa para você ganhar dinheiro com o conhecimento adquirido através de livros, existem vários apps que funcionam nesse formato de vender resenhas. Só eu conheço uns 10, o mais popular é o 15 minutos.
O 15 minutos é uma espécie de netflix dos livros e todas as resenhas se limitam a 15 minutos, se você está na dúvida se ler ou não um livro basta ir no 15 minutos e procurar-lo lá você vai ter um resumão do livro e decidir se vale a pena ou não ler.
Você pode vender as suas resenhas em diversos formatos diferentes como: Áudio, texto ou vídeo.
Utilizando essa estratégia você ia seguir o seguinte processo:
1.Ler o livro;
2. Produzir a resenha do livro;
3.Adicionar na sua plataforma;
4. Vender.
Ps.: Não se assuste quando eu falo “plataforma” hoje em dia você não precisa ter conhecimento técnico avançado para conseguir utilizar uma plataforma de distribuição de conteúdo, o próprio hotmart oferece recursos técnicos para leigos nesse assunto. Lá você consegue hospedar todas as suas resenhas, vender e receber de forma simples, rápida e sem burocracia.

Considerações finais

Independente da forma da estratégia que você adotar você tem que ter em mente que a produção de conteúdo é o seu maior ativo, quanto mais você produzir conteúdo mais autoridade você vai ter e quanto mais autoridade mais fácil será de vender seja a indicação dos livros ou as suas resenhas.
Eu acredito que essa seja uma excelente forma para você ganhar dinheiro com livros, caso goste de ler. Eu conheço várias blogueiras, adolescentes, que amam escrever sobre os livros de romance e ficção que leem e são remuneradas por isso.
Me acompanhe no Instagram que eu sempre estou dando dicas de como você pode ganhar dinheiro na internet, não só com livros, mas com diversas outras estratégias.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *