Marketing Digital Para Franquias: Como Fazer?

Com toda a crise econômica e política que nosso país atravessa o número de desemprego só cresce e como uma solução as pessoas vem cada vez mais investindo no empreendedorismo, muitos inseguros ainda, pela falta de experiência ou falta de ideias optam por investir em Franquias.

Se você chegou até aqui provavelmente você tem ou quer adquirir uma franquia e quer saber como pode alavancar o seu negócio utilizando o marketing digital, certo?

Então, eu vou te dar um passo a passo de algumas estratégias para você dar um start no mundo digital e iniciar as atividades de comunicação da sua empresa na internet.

Antes de entrarmos no conteúdo de fato preciso te esclarecer algumas coisas sobre marketing digital, o que vamos ver aqui são algumas estratégias para que você possa aumentar os seus resultados, que você possa divulgar melhor a sua franquia, conseguir novos clientes e aumentar a visibilidade.

O marketing digital tem várias vertentes, eu vou abordar aa que julgo mais necessária em um negócio que é a geração de tráfego qualificado.

Vou te ensinar a gerar tráfego(visitantes) para a sua zona de engajamento ( Site, Blog, etc..) na minha visão nada na internet funciona sem tráfego, afinal precisamos de pessoas para que possamos oferecer os nossos produtos e serviços, não?

A galinha dos ovos de ouro das franquias

As mídias sociais se destacam muito dentro do mercado digital, porém temos que ficar bem atentos ao real poder de fogo que elas podem trazer para o nosso negócio.

Eu digo isso porque como a maioria só fala de mídias sociais por vezes a maioria das empresas e franquias acabam deixando oportunidades de geração de tráfego passarem em outros canais de comunicação.

De acordo com uma pesquisa realizada pela revista exame em Fevereiro deste ano, os top 10 segmentos de franquias são:

  • Saúde, Beleza e Bem-Estar
  • Serviços Automotivos
  • Moda
  • Alimentação
  • Limpeza e Conservação
  • Comunicação, Informática e Eletrônicos
  • Casa e Construção
  • Serviços Educacionais
  • Serviços e Outros Negócios
  • Hotelaria e Turismo

nessa lista vimos que são 10 segmentos que tem pouca ou nenhuma ligação entre si, o que eu quero te dizer é que não existe uma “fórmula” para que faça o seu negócio funcionar na internet e antes de te ensinar a gerar tráfego eu preciso que você identifique onde está o seu público-alvo.

Definição de público-alvo para franquias

Muitas das empresas erram na definição do público, as vezes até acertam na persona porém falham no ponto de atingir o mesmo canal de comunicação que ela.

Hoje os canais de acesso a um público desconhecido mais populares no Brasil são: YouTube, InstaGram, Facebook e Google (sites e blogs).

Em qualquer mídia que o seu publico estiver presente você precisara de estratégias para conseguir atrair-los, engajar-los e converter-los.

Eu sou muito suspeito em dizer que de uma maneira geral o Google tem uma leve vantagem em cima das outras formas de geração de tráfego, não é porque eu sou especialista em SEO que vou puxar sardinha para o meu lado mas estamos falando do maior site de buscas da internet, referência para procurar/achar qualquer coisa no mundo.

Será que não seria interessante ter o site da sua franquia aparecendo no Google?

Aposto que a resposta foi sim.

Então vamos falar um pouco aqui de como você mesmo pode colocar o site da sua empresa no Google!

Duas maneiras de colocar um site nas primeiras paginas do Google

 

A primeira forma é pagando, você paga uma quantia que é determinada por um leilão por palavras-chave e o Google te mostra nos resultados da busca.

Ex.: Você quer aparecer para a palavra: Roupas fitness.

Então o Google faz um leilão para saber quem está disposto a pagar mais para aparecer para essa palavra.

O CPC( custo por clique) como é chamado o valor desse leilão pode variar de centavos a dezenas de reais, dependendo exclusivamente da quantidade de anunciantes concorrendo à mesma palavra.

seo para franquias

Os anúncios em vermelhos são os anúncios pagos, aparecem destacados na página de resultados.

 

Para você aparecer de forma orgânica (sem pagar diretamente ao Google) você vai precisar de fazer algumas otimizações nas suas páginas para que elas fiquem amigáveis aos mecanismos de buscas, essa técnica é chamada de SEO.

Utilizando técnicas de SEO no seu site você consegue fazer com que ele apareça nas primeiras posições e assim aumentar a visibilidade da sua marca.

O SEO é divido em duas categorias: On-Page x Off-Page.

Para não nos estendermos muito no assunto vamos fazer um rápido “overview” sobre as otimizações on-page que é algo que você pode aplicar ainda hoje no seu site e conseguir colher os primeiros resultados.

O ON-Page é tudo que cuida da parte de “dentro” do site, desde a estrutura como servidores, textos, imagens, vídeos e etc…

O Google tem hoje mais de 200 fatores determinantes para o posicionamento de um site, evidentemente não vamos tratar de todos eles agora.

No geral o Google está 100% preocupado com a experiência do usuário dentro da sua plataforma para isso é necessário ter um site responsivo ( adaptado a dispositivos móveis) e de rápido carregamento.

Além dessa etapa você precisa “dizer” ao Google do que se trata a sua página as vezes ele deixa de posicionar não porque ele não curte a sua página e sim porque ele não encontrou elementos necessários para entender do que ela se trata.

Ele faz isso através de Keywods ( palavras-chave), a única forma de o Google perceber do que se trata uma página são as keywords, por exemplo: Como ele vai saber que esta página está falando de : Marketing digital para franquias?

Ele só vai conseguir entender se eu repetir algumas vezes a palavra marketing digital para franquias ou seus sinônimos, palavras que pertencem ao mesmo campo semântico ( Sim, ele reconhece sinônimos).

A primeira grande oportunidade que você tem de dizer ao Google do que se trata a sua página é no Título, afinal é como se fosse o título de uma redação ele começará a leitura por lá.

Depois do título você deve utilizar corretamente as Tags H1, H2, H3 de maneira coerente e com boa distribuição de semantica, as tags servem para dividir o seu conteúdo por tópicos não só ajudando o Google a interpretar melhor, mas também oferecendo uma melhor experiência para o usuário.

Todo e qualquer elemento visual que você inserir dentro da sua página como: Imagens e vídeos, vão contribuir positivamente para o seu posicionamento no Google.

Afinal, sempre devemos olhar para a experiência do usuário.

Uma outra forma de ajudar o Google no seu posicionamento é informando dentro da sua página links de saída, referências a sites de autoridade do seu mercado.

Por exemplo: neste artigo estou falando de Marketing digital para franquias e faço uma linkagem para o meu amigo Alan Terra que é especialista em marketing digital para franquias.

Logo é mais um ponto forte para o Google conseguir entender do que estou falando, afinal o Alan fala bastante sobre franquias e o Google sabe disso.

Agora a pergunta é: Será que vale a pena eu investir em SEO?

Olha, vou te responder essa pergunta aqui rapidamente para o artigo não ficar muito longo e com a leitura cansativa vou te mostrar com alguns números quais são os benefícios de se investir em SEO.

Através de algumas ferramentas é possível saber a quantidade de buscas que determinada palavra tem no Google todos os meses, estatisticamente o primeiro colocado recebe 33% do volume de buscas total.

Eu vou te dar um exemplo básico aqui, suponhamos que a sua franquia seja no ramo de cosméticos e você precisa posicionar para a palavra: COSMÉTICOS.

franquia de cosmeticos

A palavra cosméticos tem 18.100 buscas mensais, 33% são cerca de 6mil novos visitantes todos os meses.

É uma boa fonte de aquisição de novos clientes para você?

Lembrando que neste artigo abordamos basicamente sobre tráfego orgânico ( SEO) para que você tenha uma estratégia efetiva de marketing digital para a sua franquia você precisa de outros elementos além do tráfego, como engajamento e principalmente conversão ( vendas)

Você pode utilizar ferramentas de e-mail marketing, landing pages e principalmente conteúdo para atrair novos franqueados.

Considerações Finais

Se você curtiu esse artigo e ele te ajudou de alguma forma deixe um comentário que será um prazer eu te responder e se você quiser aprender mais sobre marketing, marketing digital e principalmente SEO te convido a participar da minha comunidade fechada e exclusiva no Facebook que sempre estou compartilhando conteúdo de valor lá com o pessoal.

Está feito o convite eu fico por aqui e até a próxima.

 

grupo de franquias para marketing digitalgrupo de franquias para marketing digital

By | 2017-09-23T13:09:02+00:00 setembro 19th, 2017|Marketing digital|

Leave A Comment