Uma das formas mais eficientes de produção de conteúdo hoje na internet é através de webinários.

Webinário é a abreviação de web based seminar resumidamente: um seminário on-line.

A produção de conteúdo de uma forma geral tem ganhado muita força, os hábitos de consumo mudaram muito nos últimos anos. Hoje o consumidor é muito exigente e precisa cada vez mais de melhores argumentos para decidir positivamente na hora de uma nova aquisição.

Dentre os diversos benefícios de produzir conteúdo do tipo webinário eu vou destacar os seguintes: Criação de autoridade e quebra de objeções.

Criação de autoridade com webinários

Quem nunca ouviu o ditado: “Quem sabe faz ao vivo”? É exatamente assim que o seu público se sente ao ver um webinário.

É uma excelente forma de você criar/fortalecer a sua autoridade, pois o usuário entende a complexidade de fazer uma transmissão ao vivo.

Antes de começar a fazer os seus webinários você tem que se atentar a alguns pontos.

O primeiro e mais importante de todos é o CONTEÚDO, o conteúdo é o protagonista desta história.

Criando conteúdo para o seu webinário

Concorda comigo se você escolher um assunto que ninguém ou quase ninguém procura as chances de o seu webinário darem certas são mínimas?

Ainda bem que na internet nós temos a “bola de cristal” temos várias ferramentas que conseguem identificar o que as pessoas estão buscando na rede e com isso podemos tirar vários insights valiosos na hora da produção de conteúdo para o webinário.

webinario planejar conteudo

Uma das minhas ferramentas preferidas para executar essa tarefa é o SemRush.com, o Semrush além de mostrar diversas palavras relacionadas ao que eu digitei (no exemplo acima foi: mercado financeiro) ele me mostra a quantidade de buscas mensais que determinada palavra tem, com isso eu consigo entender um pouco do que é buscado dentro do mercado.

Ps.: Essas buscas são realizadas no Google.

Planejamento do conteúdo

Prender a atenção das pessoas em um webinário não é uma tarefa fácil, um bom planejamento de conteúdo com certeza melhora a taxa de permanência dos usuários, a plateia não pode perceber que você está “perdido”, repetitivo e “engessado”.

A melhor forma de minimizar isso é planejar o conteúdo previamente, eu particularmente tenho muita facilidade em improviso de conteúdo e fico bem a vontade para poder falar de diversos assuntos com bastante dinamismo, porém eu dou aulas presenciais há 10 anos e isso certamente ajuda muito.

O ideal é você criar uma apresentação (que serve mais para te guiar) para não perder o raciocínio do conteúdo e também conseguir manter um “início-meio-fim”.

Tente montar a sua apresentação com 1 hora em média, pois sempre no final aparecem as dúvidas dos participantes e você vai respondendo, respondendo quando se der conta tem mais de 3 horas de conteúdo e se o seu objetivo for vender isso não é bom.

O ideal é que termine em média em 1h 30m.

10 minutos de apresentação e introdução.

40 minutos de conteúdo

10 minutos de considerações finais

20 minutos de perguntas e respostas

10 minutos de encerramento.

É claro que cada mercado reage de uma forma e essa “fórmula” não é uma regra geral é apenas um modelo que pode e deve sofrer alterações de acordo com a necessidade de cada ocasião.

Promova o engajamento

webinario engajamento

É NATURAL você fazer um webinário e o público não interagir, não comunicar nada no Chat, não fazer perguntas, não ter dúvidas, enfim…

Isso é super normal, inclusive em aulas presenciais acontece muito. Vai do apresentador estimular o engajamento, vou dar algumas dicas de como você pode fazer isso.

Perguntar de onde são os participantes

Esse é um tipo de interação bem simples que dificilmente os participantes se recusam em responder, faz com que as pessoas “percam” o medo de interagir, mais serve como um recurso para quebrar o gelo.

Pedir para que os participantes fechem as redes sociais

Lembre-se que você está em uma tela de computador, olhe quantos elementos existem em um computador para tirar a atenção do seu participante?Não custa nada pedir a eles que fechem as redes sociais e foquem no conteúdo que você vai passar, assim você terá alguns “concorrentes” a menos na tela do PC.

Fale pausadamente

Quando eu me ouço falar sempre tenho a impressão de que está mais rápido do que eu normalmente falo (Olha que eu já falo rápido) fique atento à velocidade da sua fala, se você falar muito rápido qualquer delay ou falha na conexão pode arruinar a construção de um raciocínio.

Conversar com os participantes nos intervalos

Tente sempre fazer uma pergunta e estimular a interação durante as pausas e intervalos de explicação é sempre bom não só para poder provocar o engajamento mas também para receber um feedback instantâneo sobre o que você está falando.

Ex.:Eu faço um webinário toda segunda-feira às 21:00, no webinário eu analiso alguns sites ao vivo e dou dicas de como melhorar o posicionamento orgânico sempre que eu termino a analise de um site eu paro, converso com os participantes, pergunto se eles entenderam, se ficou alguma dúvida em algum ponto citado,etc…

Inclusive se você não participa das transmissões vou deixar a página aqui para você se cadastrar.

Página para cadastro do Coaching de SEO.

Alguns elementos extras que melhoram a retenção

A qualidade da transmissão é algo extremamente importante para a retenção dos participantes, tenha certeza que todos te ouvem e veem com qualidade.

Como solução de vídeo você pode utilizar a webcam da logitech c270 que produz imagens em HD e tem um excelente custo x benefício (custa na faixa de R$ 100,00).

Não recomendo que utilize a webcam padrão dos notebooks, geralmente tem uma qualidade muito ruim de imagem e isso afeta demais a retenção do seu webinário.

Como solução de áudio você pode usar um earfone simples, aqueles de celular já conseguem passar uma boa qualidade de áudio.

Se atente também ao cenário e iluminação, não queira fazer o seu webinário dentro de um quarto escuro 😉

Estrutura para o seu webinário

Você vai precisar de uma ferramenta para a realização da sua transmissão, existem várias no mercado durante bastante tempo eu usei o WebinarJam e hoje eu utilizo o Zoom.us (Por enquanto, em breve migrarei para o YouTube).

Outras ferramentas de webinário:

GoToWebinar;

Anymeeting;

ClickWebinar;

EZTalks;

Fica a seu critério escolher a que melhor se adéqua a seu propósito, condições de pagamento, limite de usuários,etc…

Considerações finais

Sem dúvidas webinários é uma das formas mais eficientes de engajar, criar autoridade e quebrar objeções no mercado atual.

Com um bom planejamento e consistência na produção de webinário é possível criar um público cativo e engajamento no seu mercado.

 

[thrive_leads id=’6090′]