4 erros comuns de produção de conteúdo que podem estar afetando a sua conversão

4 erros comuns de produção de conteúdo que podem estar afetando a sua conversão

Neste artigo vamos falar sobre alguns dos principais motivos que muitas empresas e empreendedores geram conteúdo e não conseguem gerar conversões, vou te dar também algumas soluções para consertar esses possíveis erros, ok?
Quando falamos de geração de leads, é notório que uma das maneiras mais eficazes e fáceis de conseguir conversões é produzir conteúdo e oferecer gratuitamente aos visitantes. Na teoria é tudo muito lindo, mas na prática mutas das vezes o resultado é trágico. Você planeja, estuda, pesquisa produz o conteúdo e não acontece nada, não gera tráfego, muito menos vendas.
O que pode estar ocasionando esse ruído entre a sua comunicação e o seu cliente/lead? Algumas empresas que eu já atendi chegaram a falar que essa estratégia não funciona para o mercado que eles atuam, pois já tentaram de tudo e nunca obtiveram resultados.

Antes de entrar em desespero, vamos analisar a sua campanha tentar descobrir o que pode ter dado errado.
Vem comigo para um check-list.

1. Público-alvo errado

divulgacao-ao-publico-errado

Razão

É muito comum, ainda mais para empresas que nunca fizeram um planejamento de marketing mais elaborado não terem bem definidos as suas personas.
E com a má definição da persona fica praticamente impossível gerar um conteúdo eficiente.
Dessa forma, é bem comum você produzir conteúdo que não atraia a atenção e tampouco geram valor para a sua audiência.
Nesse ponto tudo vai influenciar diretamente nos resultados, desde a linguagem utilizada na comunicação ao planejamento de assuntos do interesse do seu público.

Solução

Não existe outra solução para esse problema a não ser criar as personas corretamente. Mas como posso fazer isso?
A persona nada mais é do que a representação do seu cliente ideial, pense naquele seu cliente que é perfeito, mapeie o comportamento dele, como ele consome o seu produto, quais as principais características dele, desejos, dores, etc… Faça uma imersão na vida do seu cliente assim você vai conseguir descobrir coisas incríveis que podem afetar diretamente no impacto do seu conteúdo.
Eu gravei um mini-curso de copywriting faz um tempo e nesse mini curso de quatro aulas eu falo sobre a criação da persona logo na primeira aula, te recomendo que você dê uma olhada nele vou deixar o link do YouTube.
Se você já tem uma boa comunicação com a sua base de clientes ( WhatsAPP, E-mail ) uma forma efetiva e fácil para construir a sua persona é realizando pesquisas, nessa pesquisa você precisa colher informações relevantes para a sua estratégia de marketing de conteúdo como: dados demográficos, dores, sonhos e tudo o que eu explico na aula que deixei acima para você.

2. Não consegue gerar valor para a audiência

nao-gerar-valor

Razão

Esse problema está bastante relacionado ao que acabamos de ver acima, Mesmo com as personas definidas nada garante que você esteja atingindo sua audiência efetivamente.
A grande causa desse problema é quando você não consegue entender de fato os problemas do seu público, ou não traçou corretamente uma jornada de compra com o objetivo de identificar diferentes assuntos que tenham valor para a audiência.

Solução

Para resolver esse problema, o mais recomendado é que você detecte as principais dores da sua audiência e como seu produto ou serviço pode ajudar ela. Quando você identificar isso, ai sim, vai poder iniciar o trabalho de produção de conteúdo.
Vale lembrar que não é simplesmente oferecer o produto que você vende como uma solução, você precisa “afunilar” o lead através de conteúdos começando com mais genéricos até chegar na oferta do seu produto.
Eu vou escrever um artigo depois falando especificamente sobre jornada de compra que sem dúvida é um conteúdo imprescindível para criar uma boa estratégia de marketing de conteúdo.

3. Mais do mesmo

Razão

Falta de novidades. O que mais tem no mercado hoje é isso.
A maioria das empresas está fazendo a mesma coisa, uma estratégia que deu certo 2 anos atrás não necessariamente vai funcionar hoje.
É preciso ter muita criatividade para atrair a atenção da sua audiência, eBooks, podcasts, blogs funcionam e pelo andar da carruagem vão continuar funcionando durante bastante tempo.
Dê uma olhada nesse artigo que eu escrevi falando sobre headlines elas são peças fundamentais para o sucesso da propagação do seu conteúdo.

Solução

Criar conteúdo inovador, isso é óbvio, mas não é fácil. Vou te dar algumas dicas que podem te ajudar a criar conteúdos inovadores

Produzir conteúdos mais segmentados

Quanto mais segmentado, mais específico for o seu conteúdo mais facilidade de gerar resultados ele tem.
Eu tenho absoluta certeza que você já leu algum título como “3 dicas para aumentar as vendas”.
Na verdade, deve ter lido vários. E a maioria deles de repente disseram as mesmas coisas de uma forma superficial, não? Isso porque tem muita gente produzindo conteúdo o tempo todo e a grande maioria não sabe como fazer corretamente.
No lugar de escrever um conteúdo genérico sobre dicas de vendas, pense em aprofundar mais esse conteúdo, que tal 3 dicas para aumentar as vendas da sua farmácia? 3 dicas para aumentar as vendas da sua academia?
Eu tenho certeza que com um assunto mais segmentado, mais direcionado vai atrair uma audiência muito mais específica e qualificada.

Utilize formatos diferentes

Muitas empresas escolhem criar conteúdos em textos porque tecnicamente são mais fáceis de serem produzidos, e acabam esquecendo que conteúdos em vídeos já ganhou e vem ganhando cada vez mais força, sem contar a paixão do titio Zuckerberg com vídeos no Facebook. O engajamento é incrível e sem contar que você pode usar as visualizações do seu vídeo para criar uma lista look a like.
Além do mais para fazer um vídeo de qualidade não requer mais tantos equipamentos caros, com um smartphone é possível criar muitas coisas legais, se quiser fazer uma imersão nessa área dê uma olhada no Michael Oliveira ele tem um canal no YouTube e passa bastante dicas de filmagens.

4. Falta de promoção do conteúdo

Razão

Não adianta criar um conteúdo épico, de qualidade, com design matador e não promover corretamente. Deixar o conteúdo lá parado não vai fazer com que brotem leads da árvore e caiam nas suas páginas e comprem os seus produtos.

Solução

Quando falamos em promover conteúdo a grande maioria pensa logo em Facebook, não se atentam que existe um universo além de Facebook e Twitter. Eu falei nesse outro artigo sobre a importância de construir uma marca ( Passo 06 do artigo ), lá apresento uma ferramenta fundamental para você conseguir várias fontes de tráfego.
E NÃO deixe de enviar seu conteúdo por e-mail, pasmem, mas muitas empresas não utilizam e-mail marketing para enviar conteúdo do blog e muitas delas usam como desculpa “mas, eu vou pagar por um cara na minha lista que não necessariamente vai comprar de mim”. Cria uma conta no Mailchimp lá você pode construir uma lista de 2.000 leads gratuitos, sem automação.

Considerações finais

Um dos objetivos principais da geração de conteúdo, além de educar o público e aumentar a sua autoridade, é gerar vendas. Caso isso não esteja acontecendo, o marketing não estará cumprindo o seu papel dentro da empresa.
Se você gostou desse conteúdo deixe seu comentário abaixo dizendo o que achou e se tiver alguma dúvida pergunta nos comentários que te ajudo, um forte abraço e até a próxima.
ja-participa-do-nossogrupo-no-facebook

Bruno Medeiros
Bruno Medeiros é Carioca, Nômade Digital, Ancap, Especialista em Marketing e viciado em quebrar padrões. #VemComigo

Mais Posts

Hey,

Deixe seu comentário