Como funciona o mercado de afiliados?

Se você é novo no mundo de negócios digitais certamente já ouviu falar sobre o o mercado de afiliados, mas a pergunta é: Você sabe como funciona o mercado de afiliados?

Pelo incrível que pareça eu tentei “resetar” a minha mente aqui e procurar como um leigo alguma informação sobre o mercado de afiliados e não consegui encontrar nada concreto acerca do assunto, todos os artigos e vídeos que encontrei foram muitos superficiais e deixando muito a desejar.

Mediante isto resolvi escrever este artigo que pode até servir como um “Guia do afiliado iniciante”.

O que é o mercado de afiliados?

como funciona o mercado de afiliados

O mercado de afiliados é um sistema de representação comercial que utiliza meios digitais para promoções, os afiliados são como representantes comerciais que trabalham na divulgação de produtos pela internet, sendo comissionado pelas vendas que ele fizer.

Em resumo, eu tenho um produto e disponibilizo esse produto em um marketplace ( super mercado digital ) e você como afiliado pode se afiliar ao meu produto e vende-lo para mim ganhando assim a sua comissão.

As comissões variam de produto para produto, quem define a comissão a ser paga é o produtor ( dono do produto).

Alguns marketplaces conhecidos: Hotmart, Eduzz, Monetizze.

Netshoes, Submarino, Americanas, Dafiti, Wallmart, Kanui, todas essas lojas tem programas de afiliados também.

Que tipos de produtos eu posso vender como afiliado?

Como o mercado de afiliados tem crescido bastante no Brasil é possível encontrar uma diversidade imensa de produtos nos marketplaces, eletrodomésticos, eletrônicos, suplementos alimentares, serviços, venda de ingressos para eventos e etc…

Muita gente conhece o mercado de afiliados por conta dos info-produtos, você sabe o que é um info-produto?

Info-Produto

Tecnicamente info-produto é um produto de informação, com o avanço da internet ficou fácil disseminar esse tipo de produto afinal passar uma informação na internet é uma coisa bem fácil.

Os info-produtos são encontrados em diversos formatos, vídeos, áudios, textos, na sua grande maioria são treinamentos que resolvem um problema em específico.

Qual é a vantagem de um produtor ter afiliados?

No modelo de afiliados, é um grande Ganha-ganha-ganha, vou explicar para você melhor isso.

Se eu tenho um produto eu vou ficar limitado a vender esse produto por conta de tempo e a minha capacidade de vendas, imagine que você seja um empresário e tenha uma loja no centro do RJ, naturalmente você vai atingir o público que está no centro do RJ, certo?

Agora pense: se você pudesse abrir uma filial em SP, fizesse uma parceria com o João e pagasse a ele 20% ( número chutado hipoteticamente) de todas as vendas advindas dos esforços do João? Seria bom para você? Seria bom para o João? É exatamente esta a vantagem de um produtor ter afiliados trabalhando para ele, como eu disse no inicio do artigo os afiliados são como representantes comerciais que fazem o trabalho de divulgação de produtos e serviços através da internet.

E onde ficou o Ganha-ganha-ganha? Até agora falamos de duas pessoas, o empresário e o João, cade o terceiro?

O terceiro é o CLIENTE que consegue ser impactado por um produto/serviço, consegue resolver o problema dele por conta do trabalho de um afiliado que age como intermediador, lembrando que o cliente final NÃO paga mais caro por estar comprando através de um afiliado quem paga a comissão do afiliado é o produtor.

Como vou saber se fui eu que vendi?

Todos os marketplaces que contam com sistema de gerenciamento de afiliados trabalham com “Cookies” que são arquivos armazenados no seu computador temporariamente.

Quando você se afilia a um produto você ganha um código único para fazer a divulgação desse produto.

como funciona o mercado de afiliados links

Essa imagem mostra como é inserido esse código nas páginas, esse código destacado no retângulo vermelho significa que caso ocorra uma venda dentro dessa página a comissão vai para o afiliado indicado, significa que eu só cheguei a essa página por conta do trabalho desse afiliado.

Quando você acessa uma página, automaticamente entra um “Cookie” de rastreio no seu computador e assim o marketplace consegue saber de onde surgiu essa venda, assim que a venda for concluída automaticamente a comissão é creditada na sua conta.

Genial? Vamos recapitular.

Você decide trabalhar como afiliado -> Escolhe produtos para promover -> envia para pessoas interessadas nesse produto -> Realiza vendas -> Recebe a comissão automaticamente do sistema gerenciador.

Vale lembrar que toda a logística e suporte é por conta do marketplace e do produtor, você não “aparece” no meio desse processo só faz a indicação, muita das vezes as pessoas nem saberão que teve um intermediador na venda.

Agora vamos para a parte legal do negócio.

Como realizar vendas como afiliado?

Bom, como em qualquer processo de vendas você vai precisar necessariamente de dois elementos para que consiga fazer vendas como afiliado. O Primeiro é um produto para vender ( Óbvio) mas isso já vimos que é fácil conseguir nos marketplaces e o segundo é PESSOAS QUE QUEIRAM COMPRAR esse produto.

Esse é o X da questão, atingir pessoas que queiram comprar o produto.

Na internet, nós trabalhamos com tráfego ( visitantes) dentro da sua zona de engajamento, as zonas de engajamentos são locais onde você consegue mostrar o seu produto ou serviço para que outras pessoas comprem, as principais zonas de engajamentos são: Mídias Sociais, Blogs, E-mail, WhatsAPP.

Portanto, você vai precisar de dominar uma habilidade de trazer tráfego para essas zonas, trazer pessoas interessadas para que isso se converta em vendas e você receba a sua comissão.

Tráfego Pago x Tráfego Orgânico

Falando de tráfego, temos essas duas categorias para poder trabalhar.

O tráfego pago é quando você “compra” visitantes para a sua zona de engajamento, existem diversos locais onde você pode pagar um valor de publicidade para que exiba seus anúncios, o local mais conhecido para compra de tráfego é o Facebook.

No Facebook você pode pagar para que ele mostre o seu anúncio para determinadas pessoas, Logo essas pessoas visualizam o seu produto e podem decidir por comprar ou não comprar.

Caso queira aprender mais sobre como fazer anúncios no Facebook pode aprender nesse artigo aqui: Como criar uma campanha no Facebook ADS

Esse método de divulgação é o mais comum entre os afiliados e barreira de início é facilmente quebrada, basta ter uma pequena reserva para fazer os primeiros investimentos, conseguir gerar tráfego para a sua zona de engajamento e realizar vendas.

O tráfego orgânico tecnicamente é todo o tráfego que você não paga diretamente, nós falamos do Facebook aqui em cima, em fazer campanhas pagas porém você pode vender no Facebook organicamente, ter uma página ou perfil postar algo e as pessoas se interessarem.

O ponto é que a única fonte de renda do Facebook vem dos anúncios, logo o Facebook sabota muito o alcance que as páginas e os perfis podem ter organicamente.

Como gerar muito tráfego orgânico

Eu vou te ensinar agora a gerar muito tráfego orgânico, para isso vamos utilizar uma página na web, mais especificamente um blog de negócios.

Essa tem se tornado uma das principais estratégias para gerar vendas no mercado de afiliados, você cria um blog ( como este) coloca conteúdo, atrai pessoas e vendas.

O fato é que muita gente NÃO conhece uma técnica bem básica e simples que é o SEO ( Search Engine Optimization).

SEO é uma técnica de otimização de páginas para que o seu site apareça nas primeiras posições do Google, dessa forma você consegue receber muitas visitas SEM PAGAR por isso.

Veja essas imagens

como funciona o mercado de afiliados seo

como se tornar um consultor seo

negative seo para afiliados

Eu tenho mais de 40 páginas nas primeiras posições do Google, assim eu consigo gerar tráfego para o meu blog e consequentemente vender produtos para os visitantes.

Eu não trabalho muito como afiliado pois tenho o meu próprio treinamento então não faz muito sentido eu fazer propaganda de outros produtos quando eu posso promover o meu.

Se você se interessou sobre o mercado de afiliados e achou bacana a forma de promover produtos de afiliados, sem investir dinheiro podendo começar inclusive hoje mesmo, vou deixar um link de um artigo que explica melhor o que é SEO e vai te dar uma base bem mais ampla sobre otimização de páginas.

Link para o artigo falando sobre SEO – O que é SEO?

Considerações finais

Show de bola, chegamos ao final desse artigo que a meu ver foi sensacional. Esclarecendo muita coisa para a galera que está começando a desbravar esse novo mundo digital, começando a explorar a infinidade de possibilidades de obter uma renda através da internet.

Se você gostou deste artigo e quiser saber mais sobre negócios na internet, marketing, marketing digital e SEO fica aqui o meu convite para participar do meu grupo fechado no Facebook onde estamos sempre compartilhando conteúdo exclusivo para quem quer criar ou alavancar as vendas através da internet, um forte abraço e até a próxima.

afiliados grupo

Leia também

brunomedeirosjj
Digital Marketer, profissional da área de comunicação e tecnologia há 10 anos, ajuda empresas e empreendedores a aumentarem os seus resultados utilizando o potencial da internet.
Um Comentário
  1. Rodrigo disse:

    Sucesso pra você, sempre dando seu melhor, a jornada é longa más o caminho que esta trilhando é certo.

Deixe um Comentário