Lançamento Semente: O que é e como fazer?

Em tempos de inscrição para uma nova turma do Fórmula de Lançamento o assunto sobre lançamentos volta a ser bastante comentado no mercado digital.

Neste artigo vamos falar sobre o lançamento semente, que é uma estratégia bem conhecida “Quiçá” a mais conhecida para lançamentos de produtos tanto digitais quanto físicos, sim não existe nada de novidade no tal do lançamento semente ele já é utilizado há anos no mercado “tradicional”.

O que é um lançamento?

Antes de falarmos sobre o semente, vamos falar sobre o que são lançamentos.

Existem vários tipos de lançamentos, cada um utiliza uma estratégia diferente, porém todos os lançamentos tem o mesmo objetivo: vender um produto/serviço específico.

Empresas como Apple, Google, Microsoft,  são extremamente conhecidas por fazerem lançamentos com repercussão mundial, será que eles seguem uma fórmula para realizarem tal feito? A resposta é: SIM e NÃO.

A estratégia no geral segue uma fórmula, porém necessita de adaptações para cada situação, cada mercado demanda de uma necessidade diferente e o que eu venho trazer aqui para vocês aqui hoje é exatamente isto.

Meu objetivo é fazer você entender a essência do negócio de uma forma geral, entender como trabalha a engrenagem de um lançamento.

So, Go on?

Lançamento semente: como funciona?

lancamento semente funciona

Resumidamente o lançamento semente é quando você lança um produto que não existe ainda ou que não está pronto, Isso porque dentro da estratégia inclui previamente uma análise de público aprofundada. De forma geral a estratégia se baseia em: Atrair pessoas interessadas em um assunto, fazer com que as pessoas manifestem suas dúvidas e necessidades e com base nisso criar um produto que se adeque às necessidades de um público específico.

Essa é a estratégia DO LANÇAMENTO, que é UMA parte de uma estratégia de MARKETING. Vamos deixar isso bem claro, para você fazer um lançamento semente você vai precisar de outros elementos complementares para o sucesso da campanha.

Primeiro passo da execução do Lançamento Semente: NICHO!

Isso soa meio clichê, mas aqui vou tentar te explicar de forma sucinta como funciona a busca por um nicho onde se possa executar um lançamento semente, partindo do princípio que você vá utilizar ferramentas digitais para lançar o produto.

Como exemplo dentro deste artigo vou citar um case recente, que foi o Case do Arthur, um novo parceiro de negócios.

Executamos um Lançamento semente e em um mês e meio conseguimos ter os primeiros resultados.

Gravei um hangout com os alunos e convidados e chamei ele para participar, vou deixar o link no final do artigo para você assistir o Hangout e ouvir dele como foi que fizemos para lançar o produto que criamos baseado nessa estratégia.

Para definir um nicho, você vai precisar de ter uma estratégia para gerar tráfego, não vou entrar nesse assunto pois não é o foco do artigo, mas deixo algumas referências aqui para vocês acompanharem.

 

Definindo a sua estratégia de tráfego, começa a análise da concorrência e principais problemas que esse nicho enfrenta.

Primeira Análise: Presença na mídia que você definiu trabalhar

Eu recebo diariamente dezenas de perguntas relacionadas a: Mídia social tal é boa para gerar tráfego? Pinterest Funciona? Twitter é bom? E a resposta é sempre SIM e NÃO.

Depende do nicho, alguns nichos são muito populares no Google, Outras no YouTube, Outras no Twitter e por aí vai.

Eu particularmente exploro muito mais o Google do que qualquer outra fonte de tráfego, afinal é a forma de gerar tráfego que eu mais domino e que acredito ser a melhor opção para qualquer estratégia, porém isso não é uma verdade absoluta e em exceções o Google perde para outras fontes de tráfego.

Ps.: Vale lembrar que o Google é o buscador mais utilizado no mundo, e o YouTube é o segundo.

Com base nisso, é evidente que em uma proporção de Nichos que o Google/YouTube funcionam é muito maior do que Twitter, Pinterest e etc….

Na prática você vai fazer uma imersão dentro desse mercado, e verificar em quais mídias o seu público se encontra na internet, se utilizam WhatsAPP ( sim, existem nichos que preferem o Telegram), Se Utilizam Facebook, Se utilizam YouTube.

Para fazer isso é simples, basta ver a quantidade de conteúdo que tem desse nicho e quantidade de buscas na mídia desejada.

Com isso você vai conseguir identificar onde tem público seu e onde tem também concorrente, é muito normal você ter concorrentes dentro de um nicho, mas não concorrentes dentro da mídia que você quer trabalhar eu enfrento isso constantemente no Google, por o Google não ser a mais popular eu entro em vários mercados que existe muita concorrência na internet e para mim é zerado, pois meus concorrentes estão no Facebook, YouTube e etc…

Segunda Análise: Que tipo de produto estão acostumados

A produção de um produto envolve muito custo, vou tratar aqui diretamente de info-produtos onde o custo de produção e custo de venda também é bem menor, mas se tratando de produtos físicos é extramente custoso fazer um lançamento de um novo produto para uma empresa.

Existe um Cálculo gigante para poder definir rentabilidade, custos, lucro  de um produto com os info-produtos não é diferente é que a galera ACHA que tudo isso é ignorado, que é somente pegar um Camtasia gravar a tela do seu computador e lançar um curso de qualquer coisa que vai vender a kilo. Não é bem assim!

Antes de lançar, verifique que tipo de produto o público que você quer vender está acostumado a consumir, se for um conteúdo educacional veja se eles estão acostumados a consumir conteúdo em áudio, texto, apresentações do powerPoint e etc…

Segundo passo da execução do lançamento semente: Pesquisa.

lancamento semente pesquisa de publico

Participe de grupos no Facebook, Google Plus, Fóruns e comece a ler as postagens e comentários das pessoas acerca de produtos que elas JÁ COMPRAM para você entender melhor.

Segunda dica: Reclameaqui.com.br é um ótimo site para você entender quais são as insatisfações das pessoas com produtos que já existem no mercado.

Lógico, essa é uma análise BEM SUPERFICIAL, é o primeiro artigo nesse formato que faço e não fazia ideia de quantas coisas surgiriam ao passar essa estratégia para um texto.

Um case bacana pra você entender como é um lançamento semente, é o case do meu treinamento.

Eu não tinha pretensão nenhuma de lançar treinamento, comecei a produzir conteúdo para o blog e com isso comecei a formar uma comunidade que me faziam muitas perguntas, pedindo artigos e etc…

Com 3 meses, eu já tinha uma lista de perguntas que poderia lançar tranquilamente um produto foi o que eu fiz.

Reuni todas as informações que eu JÁ sabia que as pessoas queriam consumir e lancei o treinamento, fiz um webinário para anunciar o treinamento e tive 85% de vendas.

Mágica? Não, simplesmente eu estava oferecendo algo que eles já queriam comprar, o produto é criado baseado na necessidade do público, se eu fosse criar um treinamento de SEO do zero não faria do jeito que eu fiz, a minha visão era outra sobre o mercado.

Deu para pegar?

Lembrando que em QUALQUER estratégia de marketing, em qualquer lançamento, seja ele semente, perpétuo, Interno, você vai precisar necessariamente de uma ciosa fundamental para que funcione: PESSOAS PARA COMPRAR O QUE VOCÊ QUER VENDER.

Sem pessoas, não tem lançamento portanto a habilidade de trazer pessoas para dentro da sua zona de engajamento, seja site, lista de e-mails, WhatsAPP, Instagram é providencial para que tudo isso que falamos acima funcione de forma correta e mais, não só atingir pessoas atingir as pessoas certas.

Terceiro passo da execução do lançamento semente: Pré-Lançamento

É aqui que toda a mágica acontece, quando você já estiver executado o passo 1 e o passo 2 terá 80% do seu produto na mão aí é que entra a fase final, o Pré-Lançamento.

Você vai lançar uma “prévia” do seu produto, para colher feedbacks, comentários e melhorar o que pode ser melhorado e reparar possíveis erros.

O meu pré-lançamento eu fiz com esse artigo: Curso de SEO.

Leia este artigo focando na estratégia, veja bem eu falei tudo que eu colocaria no meu produto ainda que ele não tivesse sido construído, com isso eu gero expectativa no público e consigo identificar as falhas que mencionei acima.

Esse é o objetivo do Pré-Lançamento.

Repare que no Conteúdo do artigo eu falo sobre VENDA DE LEADS e no meu curso, na versão final do produto eu não tenho esse módulo, por que? Porque através do pré-lançamento eu recebi o feedback de que isso não teria aceitação e não gastei tempo produzindo essa parte do curso pois sabia que não teria saída.

No meu treinamento coloquei também um treinamento bônus de WordPress Básico, pois muitas perguntas que recebi foram: eu vou precisar saber fazer sites?

Deu para entender como funciona a coisa?

Quarto passo da execução do lançamento semente: Lançamento

Essa é a parte mais fácil, colocar o produto no mercado =)

Esqueça aquela coisa do lançamento tradicional de 4 vídeos com video de vendas no final, não que essa estratégia não funcione ela funciona, mas não é a única no mundo.

O mercado está cansado de mais do mesmo, quanto mais você inovar, quanto criativo você for mais chances de sucesso terá.

Aqui o caminho é simples e curto, só fazer uma apresentação do produto na mídia que você escolheu lá no começo para lançar.

Não precisa também necessariamente ficar preso à lista de e-mails, eu mesmo fiz o lançamento do meu curso sem disparar um e-mail. Fiz toda a comunicação através de um grupo no Facebook que eu construí no decorrer do processo de criação do produto.

Considerações finais

Lançamento semente é um dos lançamentos mais eficazes, menos custoso e mais proveitoso para se fazer.

Vale muito a pena aprender, investir e entender melhor como funciona esse tipo de lançamento que pode ser utilizado em diversas situações, eu sou grande fã desse tipo de estratégia e se adéqua bastante a vários produtos e mercados.

Eu vou deixar aqui o replay exclusivo do Hangout com a participação do Arthur que falamos um pouco sobre o projeto dele e como aplicamos o lançamento semente na estratégia.

Vou deixar também um planejamento de um futuro lançamento semente, o verdadeiro “Bastidores” de um produto digital, um encontro que tive com a Ariane uma provável futura parceira de negócios, gravamos o encontro on-line sem o objetivo de fornecer esse material então não tem cortes e não é uma aula, é o dia a dia de quem trabalha com lançamentos de produtos, ok?

Antes de assistir os vídeos, te convido a participar do meu grupo no Facebook é um grupo bastante movimentado e lá eu divulgo os hangouts que faço com a galera todo dia às 20:00 horas respondendo as dúvidas que mais surgem entre os alunos e membros dos grupos que tenho no WhatsAPP sobre marketing, Marketing digital e SEO.

Ta feito o convite e te espero por lá

lançamento semente

Hangout com Arthur

Encontro On-line com Ariane

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

By | 2017-09-23T13:14:20+00:00 maio 19th, 2017|Marketing digital|

Leave A Comment