Como Ranquear vídeos no YouTube: Passo a Passo

É evidente que quem está imergido nesse mercado de Search tem o interesse em utilizar/saber como funciona o algoritmo de ranqueamento do YouTube, afinal o YouTube é o segundo maior canal de pesquisa e o conteúdo em vídeo é uma tendência para os próximos anos, sendo cogitado até como um substituto à maior forma de produção de conteúdo na internet hoje, Os textos.

Eu vou te ensinar algumas técnicas de SEO para YouTube para você começar a ranquear vídeos hoje mesmo, ou melhor eu vou te ensinar como ranquear vídeos no YouTube e no Google ao mesmo tempo 😉

Como ranquear vídeos no YouTube: Passo 01

Esta etapa não é diferente do SEO tradicional, tudo começa com o planejamento de palavras-chave.

Primeiro coisa que vamos fazer é encontrar palavras que são possíveis ranquear em ambos, Google e YouTube.

Existe um relacionamento secreto entre esses dois aí, o Google tende a mostrar resultados do Youtube quando você busca por:

Como fazer + palavra-chave - Como dançar Tango

Reviews - Review Iphone 7

Tutoriais - Configurar uma VPS

Vídeos engraçados - Gatinho engraçado

Algo relacionado a esportes - Exercício funcional para Jiu-Jitsu

como ranquear vídeos para o youtube

 

Como se beneficiar disso?

Você pode iniciar o seu planejamento por palavras do seu nicho que não estão ranqueadas no Google, dessa forma além de atrair o tráfego orgânico do YouTube pega o tráfego do Google, lembrando que além de você ter uma certa vantagem em cima da concorrência esse tipo de conteúdo que citei acima é altamente receptivo no formato de vídeo.

Claro que com essa "vantagem" você não precisa explorar tanto as caudas-longas, como pouca gente sabe disso e é muito mais fácil ranquear vídeos no YouTube do que ranquear sites no Google partindo do princípio que você é completamente leigo, numa escala entre possibilidade de ranquear no YouTube em relação ao Google o YouTube é extremamente mais fácil, se você não souber o básico de SEO talvez não tenha nem o teu site indexado, no YouTube já é diferente.

Ok? Essa é a primeira dica e a mais importante desse processo de ranquear vídeos no Youtube.

Passo 02 - Produza vídeos de qualidade

Da mesma forma que o Google se preocupa com conteúdo de qualidade, o Youtube também prioriza bastante a qualidade dos vídeos que aparecem bem nos resultados das pesquisas.

Um dos requisitos básicos é que o vídeo seja em HD e tenha uma qualidade de áudio boa, a qualidade do áudio não vai influenciar diretamente no ranqueamento do YouTube até porque ele não reconhece o áudio, mas melhora a experiência do usuário que consequentemente prende a atenção dele e aumenta a retenção que é um fator de ranqueamento do YouTube.

Eu não sou nenhum especialista em áudio e vídeo, mas posso fazer um mini-guia de equipamentos para gravação que são legais.

Câmeras

Para vídeos no YouTube, principalmente se você está começando existem basicamente duas opções ( não vou citar câmeras profissionais) são os Smartphones e Câmeras semi-profissionais, que a maioria acha que é profissional.

Com um baixo investimento você consegue comprar um Smartphone bacana, o grande ponto negativo a meu ver sobre Smartphones para poder gravar vídeos para o YouTube é o trabalho de edição.

Se você quiser usar equipamentos de áudio com uma certa qualidade, vai precisar de um gravador externo e isso gera um trabalho danado para fazer a sincronia do áudio com o vídeo.

Com uma Semi-DSLR você consegue plugar o microfone direto na câmera e agiliza muito o trabalho.

Eu quando comprei a minha câmera pesquisei muito e a que eu encontrei com o melhor custo x benefício no mercado foi a Canon T3i.

camera para gravar videos para o youtube

Eu comprei pelos seguintes motivos:

  • Ela tem um LCD rebatível, você consegue virar o LCD e ajustar o foco e enquadramento sozinho.
  • Custo, na época paguei R$ 2.300,00 mas hoje acredito que esteja bem mais barata pois já saíram alguns modelos depois dessa.
  • Possibilidade de conectar microfone( não são todas que são possíveis conectar microfone externo).

Dê uma olhada em um vídeo que fiz utilizando essa câmera, lembrando que entendo bulhufas de edição, gravação, fotografia e filmagens essa câmera na mão de quem entende consegue fazer vídeos bem melhores.

SmartPhones

Vários Smartphones no mercado têm qualidade de vídeo muito boas, HD e FULL HD. Além do problema que citei acima sobre a sincronização de áudio existe um outro grande problema, a maioria dos SmartPhones do mercado possuem uma câmera traseira mais potente com isso dificulta se você quiser gravar um vídeo sozinho, pois dependerá da câmera frontal.

Eu comprei um SmartPhone para minha esposa que a câmera frontal é excelente, pena que não tenho nenhum vídeo feito com ele aqui, mas o modelo é ASUS ZENFONE SELFIE.

Esse telefone tem a vantagem de ter a câmera frontal igual a câmera traseira e ainda ter o recurso da luz de flash, vou deixar um vídeo aqui com uma demonstração da qualidade da câmera FRONTAL deste aparelho.

Esse aparelho custa na faixa de R$ 1.200,00.

Áudio

Não vou estender muito o assunto, vou direto e objetivo com as melhores opções para quem ta começando.

microfone para gravar videos no youtube

Você pode utilizar um microfone do tipo SHOTGUN ( BOOM ) ou os conhecidos lapela:

microfone lapela para gravar videos no youtube

Eu tenho os dois, ambos da marca YOGA e você pode fazer um comparativo no áudio deles nesses dois vídeos.

Esse foi gravado com a lapela

Este com o Direcional Shotgun

Caso não queira fazer nada disso, não utilizar câmeras nem nada, você pode produzir conteúdo do tipo Screen-Cast que é a gravação da tela do seu computador, lá no meu canal eu tenho vários vídeos assim, utilize softwares como o Camtasia para fazer a gravação.

Tudo isso que te falei acima é para nós podermos melhorar o que vou te falar agora.

Métricas importantes para o YouTube

O objetivo de oferecer áudio, vídeo de qualidade é para fazer com que as pessoas fiquem no seu vídeo, vou te dar algumas dicas sobre o que o YouTube gosta.

  • Retenção - Quanto mais as pessoas ficarem no seu vídeo, melhor.
  • Comentários - Quanto mais comentários, melhor. E isso também é um indicativo de que as pessoas estão assistindo o vídeo.
  • Subscribe depois de assistir - Essa informação é maravilhosa para o YouTube, é um grande sinal de que o conteúdo é bom por isso é muito importante que você faça a Call-To-Action no final do vídeo pedindo para a pessoa se inscrever.
  • Compartilhamentos - A quantidade de compartilhamentos que o seu vídeo recebe nas mídias sociais.
  • Ver depois - O YouTube reconhece como bom o conteúdo que é adicionado nas listas "assistir mais tarde".

Tamanho dos vídeos

Da mesma forma que acontece nos textos, vídeos mais longos tendem a ter resultados melhores.

tamanho dos videos para ranquear no youtube

Isso tem uma lógica, vídeos maiores tem mais retenção e consequentemente o YouTube te da mais pontos por isso da mesma forma que o Google faz com os textos.

Portanto não se preocupe se o seu vídeo ficar muito longo, se o conteúdo for bom as pessoas vão ficar até o final e isso vai ser ótimo para o seu ranqueamento no YouTube.

Ps.: Faça vídeos de no mínimo 5 minutos, ok?

Passo 03 - Upando o seu vídeo

Agora chegou a parte de maior otimização do processo para ranquear vídeos no YouTube.

Nome do arquivo

Da mesma forma que fazemos com as imagens, faremos aqui com os vídeos.

Coloque a palavra-chave no NOME DO ARQUIVO que você está enviando para o YouTube.

Título do vídeo

Coloque sempre uma cauda longa, mas foque as duas primeiras palavras com a palavra-chave que você quer ranquear.

Da mesma forma que você faz nos posts do blog, use a imaginação para atrair cliques e nunca se esqueça de usar a palavra-chave principal no início do título.

Descrição

A descrição do seu vídeo é muito importante, o Google e o YouTube não reconhecem áudio ainda, eles se baseiam na descrição que você escreve para os seus vídeos.

Vou te dar um manual de boas práticas para você colocar na sua descrição:

  • Coloque o link do seu site(ou da CTA) no topo da descrição, isso aumenta a taxa de cliques.
  • Coloque as palavras-chaves nas primeiras 30 palavras da descrição.
  • Faça uma descrição com no mínimo 300 palavras, pode ser uma transcrição do vídeo.

Isso vai ajudar tanto o Google quanto o YouTube a identificarem o assunto do seu vídeo.

Tags

Ao contrário do que muitos pensam, as tags não são tão importantes quanto parecem ser.

A meu ver a maior vantagem de utilizar as tags é você aparecer em vídeos relacionados, isso sim é legal vou dar uma dica aqui para vocês.

Passo 04 - Divulgando o seu vídeo

A quantidade de visualizações influencia diretamente o ranqueamento, para isso podemos dar um "jeitinho".

O ideal é que você faça a divulgação padrão, grupos Facebook pertinentes ao nicho, Blog e etc...

E como recurso, vamos dar um boost com a ferramenta AddmeFast.

Nela tem a opção de inserir likes nos vídeos, coloque likes não ponha views pois os views são só 30 segundos e isso vai diminuir a sua taxa de retenção.

Considerações finais

Por fim, terminamos o nosso guia de otimização para o Youtube.

Espero que este artigo tenha sido esclarecedor, de acordo com a recepção da galera para esse artigo eu vou falar mais sobre ranqueamento para o YouTube afinal, sem dúvida o conteúdo em vídeo é a próxima grande coisa na produção de conteúdo na internet.

Eu vou deixar o link aqui do meu grupo fechado no Facebook, Eu tenho um grupo que sempre compartilho conteúdo exclusivo sobre marketing, marketing digital e SEO.

Só quero ver a manifestação do pessoal que tava pedindo tanto que eu falasse sobre Ranqueamento para YouTube largando o like e shares no YouTube.

Um forte abraço e até a próxima.

ranquear videos para o youtube

 

By | 2017-04-10T09:26:47+00:00 abril 10th, 2017|SEO|

3 Comments

  1. DANIEL MARTINS 14 de abril de 2017 at 15:36 - Reply

    gostei das dica… Bem completo! Parabens

    • brunomedeirosjj 15 de abril de 2017 at 06:47 - Reply

      Valeu pelo comentário, Daniel.
      Fico feliz que tenha curtido o artigo.

  2. […] Como gerar tráfego no YouTube […]

Leave A Comment