7 Dicas para escrever uma copy matadora

7 Dicas para escrever uma copy matadora

Conversão é a palavra-chave que todo mundo do meio digital conhece muito bem, Você pode ter um conteúdo matador que faz sua marca ser reconhecida como autoridade no seu segmento de atuação, pode ter uma geração de tráfego incrível organicamente, mas sem uma sólida estratégia de conversão  todo seu tráfego não vai ter um resultado positivo no seu negocio, duvida disso ?
Design, funcionalidades, layouts tudo isso pode afetar diretamente na sua conversão mas poucos fatores importam tanto quanto uma boa copy.
Uma boa Headline pode ser a diferença entre um cliente para um curioso, mas procurar a perfeita Headline é a grande dor de cabeça dos copywriters.
Vamos dar uma olhada nessas 7 dicas para escrever uma copy matadora

#01 – Conheça o seu cliente, por dentro e por fora

Lembre-se que você não pode atingir todo mundo, fazendo isso você consegue maximizar o conteúdo para um público em especifico.
Você filtrando bem o seu conteúdo consegue atingir especificamente um publico-alvo dentro de um público-alvo, entende ?
Imagine que você venda um Shampoo e certo dia você envia um e-mail com a seguinte Headline :” Promoção de Shampoo” isso é um mero exemplo,ok ?
Agora a outra Headline : ” Promoção de Shampoo para cabelos ruivos” você perde por quem não ter os cabelos ruivos provavelmente não vão se interessar, porém por outro lado a taxa de abertura de quem é ruivo certamente será grande.
Portanto, Pense no que é mais importante ou mais valioso para um publico em especifico dentro da sua audiência, tente imaginar como ele se sente, o que eles fazem, se eles preferem uma linguagem formal ou informal, se eles preferem ouvir algo sentimental ou lógico.
Enfim, conheça a sua audiência e deixe que esse conhecimento sair quando começar a escrever.

#02 – Use emoções

emoções são combustíveis para a venda
Vendas é emoção e isso é fato, as pessoas compram com a emoção e justificam com a razão.
Se você perguntar a um cara que acabara de comprar um super esportivo de luxo o motivo de ele ter comprado esse carro eu tenho certeza que ele vai dizer : esse carro vai de 0 a 100 em 2 segundos, tem um aro de 22 polegadas , bancos com couro do animal mais raro do planeta,etc e etc…
Todas essas informações são logicas, ele ta querendo justificar o “porque” de ter comprado mas eu tenho certeza que o que fez ele comprar o carro não foi nada disso, foi a sensação de dirigir um super esportivo, aumentar o status social dele, conseguir mais mulheres talvez.
É só você ver o exemplo da Harley-davidson , quem disser que a Harley vende motos realmente não entende nada de marketing, a Harley vende liberdade, atinge um publico que tem dinheiro e na maioria dos casos passou a vida toda trancado dentro de um escritório trabalhando pra manter o que tem, ai chega a Harley e diz : “liberte-se”, “conheça um novo mundo”, ” seja jovem outra vez” só coisas assim.
Essas palavras de emoções atingem muito forte o publico da Harley, você precisa colocar palavras que inspirem emoções na sua Copy, palavras que incitem felicidade, curiosidade e medo são fortes candidatos, mas não exagere se não sua copy pode parecer mentirosa e desonesta e você jogar tudo por água abaixo.
Dica importante, Palavras que incitam medo têm um efeito mais positivo nas conversões do que palavras que geram felicidade, isso acontece pelo fato de as pessoas terem mais medo de perder o que tem do que ganhar o que não tem.
Se faça essa pergunta : você tem mais vontade trocar de carro, comprar um 0km ou mais medo de perder o usado que você tem ?

#03 – Foque em um ponto decisivo

foque em um objetivo
Conversão é resultado de decisão, quando um usuário vê uma CTA ( Call – To – Action ) ele tem a decisão de comprar ou ignorar.
Sua meta é aumentar a vontade dele de ter aquele produto ou serviço, então foque nesse parte, que informações ele precisa para tomar uma decisão positiva ? O que possivelmente esta fazendo com que ele não decida positivamente agora ? Essas são algumas perguntas que a sua copy tem que responder.

#04 – Minimize suas palavras

Não é uma regra, até existe uma máxima no marketing que diz “the more you tell, the more you sell ” que fazendo uma tradução direta para o português é “Quanto mais você fala, mais você vende”.
Mas, no geral quanto menos palavras estiverem na tela melhor, na maioria das vezes em um teste A/B as copys mais concisas e mais diretas ganham na conversão.
Os usuários geralmente tem pouca paciência para ler muita coisa e a sua propaganda pode parecer um livro de 1.000 páginas.
Escrever em poucas palavras também diminuem o tempo para que ele decida negativamente, claro desde que sua mensagem esteja bem focada no objetivo de conversão.

#05 – Clareza

É a hora de ser criativo com suas palavras, buscar por todas as “frases de ouro” que vão enfeitiçar o seu usuário à conversão em qualquer situação, essas frases de ouro são raríssimas, quase misticas.
A melhor opção é escrever uma copy sucinta e direta ao ponto, que descreva seu produto ou serviço uma copy de vendas não é para você ganhar nenhum premio em técnicas de redação ou algo do tipo, apenas descreva o que você está oferecendo com os termos mais simples possíveis.

#06 – Construa confiança

As pessoas estão mais propicias a comprar de quem confiam, eles precisam conhecer a sua marca e suas intenções.
Existem muitas formas de construir confiança, você pode incluir depoimentos ( funcionam muito bem por sinal ) mas se não tiver uma boa copy também não funciona, seja sincero na escrita, invés de ficar tentando empurrar seu material , seja transparente, Explique as vantagens do seu produto , explique sua expertise e deixe que ele faça a decisão.

#07 – Teste

teste é a chave da otimização
Essa é a dica mais importante, porque ela pode ser adicionada a todas as outras, Existem vários estudos que apontam que certas palavras funcionam melhores que outras, porém não é nada garantido que certas frases são mais efetivas do que outras.
Se você quer aumentar seus resultados tem que testar, tem que experimentar, comparar novas variações de ideias.
Testar modelos de Headlines diferentes, palavras diferentes, até imagens diferentes ( se houver ) fazem efeitos diferentes no resultado das copys, acredite
Eu tenho certeza que com essas 7 dicas incorporadas na sua estratégia  você não vai ter tantos problemas com conversão, quanto mais copys e CTA’s que você escrever mais efetivas elas vão se tornando isso acontece porque você vai desenvolvendo a habilidade de escrever melhor e também vai conhecendo a sua audiência.
Espero que tenha te ajudado com esse artigo, se você tem alguma dificuldade com conversão deixe aqui embaixo o seu comentário que eu te ajudo da forma que for possível, OK ?
Eu fico por aqui e até a próxima.

Deixe um comentário

Manual completo para iniciantes que desejam viver da internet sem ter que investir em anúncios

Tenha acesso, pela primeira vez, a um método exclusivo de como posicionar sites no Google e vender todos os dias.

Descubra como você pode mudar de vida vendendo produtos e serviços de forma orgânica na internet.

Black Belt 2021 – Todos os direitos reservados

QUER SABER COMO EU FIZ PARA VENDER MAIS DE 5 MILHÕES DE REAIS NA INTERNET SEM INVESTIR EM ANÚNCIOS?