Acredito que não seja novidade para ninguém que o Facebook é o lugar as pessoas gastam mais o tempo do seu dia.

Muitas empresas e profissionais criam suas próprias páginas com o objetivo de divulgar a sua marca/mensagem. O fato é será mesmo que estão fazendo a coisa certa?

qual é a importância em ter muitos fãs na página da sua empresa?

É um indicador de popularidade – A quantidade de fãs de uma página servem bem como indicadores de popularidade, é natural que as pessoas olhem a quantidade de fans para determinar se a empresa é conhecida, confiável. E além do mais para o empresário serve muito bem como um canal de comunicação com seus clientes.

Mais fãs, mais visitas – Quanto maior o número de fãs que você tiver mais pessoas vão ver as suas postagens no feed de notícias. Agora vem uma novidade para muitos, você sabia que o Facebook só mostra seu feed para uma pequena porcentagem de curtidores da página? Somente 3-5% das pessoas que curtem a sua página conseguem visualizar o que você posta. Portanto, se eu tiver 10.000 curtidas na página minhas atualizações vão aparecer para cerca de 300-500 pessoas. Mas, Não se desespere com isso vou te mostrar como mesmo assim o Facebook é um bom canal de comunicação para a sua empresa.

É bom para o SEO – Apesar de que o Google não admita que mídias sociais seja um fator de ranqueamento, muitos estudos mostram que sites com páginas populares no Facebook performam melhor que sites sem páginas otimizadas no Facebook.

Como conseguir 10,000 fãs

Agora que você está convencido que o Facebook é importante para você e seu negócio, vamos ver o passo a passo para você conseguir 10,000 fãs.

Passo 1: Primeira coisa – você precisa ter uma página de negócios

Isso pode parecer bem básico, mas para iniciantes em mídias sociais pode ser algo novo: Uma perfil no Facebook é diferente de uma página. Se você quiser ter amigos, compartilhar fotos aniversários então você precisa de uma página pessoal, mas se você quiser ter fãs e seguidores para o seu site ou negócio você precisa ter uma página de negócios.

Eu gravei um vídeo que explico a diferença de uma página e de um perfil no Facebook. Página x Perfil

Então o primeiro passo é ir até Facebook Business page e criar a sua página.

Passo 2: Otimizar a sua página no Facebook

Quando falamos sobre otimização de páginas no Facebook estamos falando de escrever um título amigável, escrever uma descrição adequada e postar conteúdo interessante.

otimizacao-de-midias-sociais

Uma página otimizada facilita você ser encontrado, logo conseguir mais fãs.

Passo 3: Convide os amigos da sua página pessoal

Eu falei lá em cima sobre ter uma página de negócios e não um perfil pessoal, você deve achar que estou ficando louco, não? vou te explicar o motivo.

Assim que você posta um conteúdo novo na sua página de negócios, uma das maneiras de aumentar e exposição, ganhar curtidas e compartilhamentos é na sua página pessoal.

As pessoas que te conhecem estão mais propícias a curtir e compartilhar os conteúdos postados por você, lembra que te falei lá em cima sobre a porcentagem de pessoas que conseguem ver as postagens? Essas regras se aplicam também para perfis, logo se você tem 1.000 amigos no Facebook cerca de 30-50 pessoas vão ver o seu compartilhamento.

Vou te mostrar na prática o efeito disto.

EDGE RANK

Já ouviu falar em Edge Rank?

Edge Rank é o algoritmo do Facebook que determina qual é a relevância do conteúdo postado baseado em basicamente 3 fatores.

edge-rank

A quantidade de engajamento que seu conteúdo tem para os fãs com a relevância na seguinte ordem:

Compartilhamentos – Comentários – Curtidas – Cliques na publicação.

Eu realizei alguns testes para comprovar até que ponto a afinidade é relevante para o Facebook, dê uma olhada comigo nos bastidores.

edge-rank-na-pratica

Fiz várias postagens programadas e fiquei de olho no alcance que elas tiveram, nessa imagem fica claro que postagens que tiveram alguma interação como mostrados nas barras azuis e vermelhas obtiveram um alcance maior do que as que não tiveram nenhuma interação.

Esse é sem dúvida o fator mais importante para o Facebook determinar se o conteúdo é bom ou não.

Vou te passar algumas dicas de como você pode provocar isso na sua audiência e fazer com que eles curtam, compartilhem e comentem nas postagens.

Dicas para conseguir mais engajamento

A maioria das postagens que vejo em páginas de negócios, são postagens que sem uma CTA ( Call-To-Action) não levam o usuário a realizar nada, se você utilizar CTA’s corretas eu tenho certeza que você consegue ótimos resultados, vou te ensinar como.

marketing-digital-da-depressao

Nenhuma postagem dessa página teve o resultado próximo a essa que está marcada, agora vem o segredo.

mentiragurus

Da pra perceber a CTA clara nessa imagem, as pessoas comentaram e isso afetou o Edge Rank para que a publicação tivesse o resultado que teve.

Ps.: Ignore o alcance pago de 861 que foi apenas resultado de um outro teste que depois conto para vocês aqui.

Ficamos claro quanto ao Edge Rank? vamos para a próxima etapa.

Passo 4: Adicione uma like box no seu site

Deem uma olhada nesses resultados com e sem a like box no site.

aumento-de-fas

A quantidade de curtidas aumentaram em quase 100% depois de adicionar uma like box simples no site.

As 3 principais vantagens de você ter uma like box são:

1 – É uma maneira de associar o seu site com a sua página do Facebook, em outras palavras é uma maneira de dizer aos mecanismos de busca que essa página é oficial da sua empresa. Lembre-se que isso melhora o SEO.

2 – A quantidade de fãs aumenta a sua prova social, gera popularidade e confiança.

3 – Por mais que você não consiga atingir todo mundo que segue a sua página orgânicamente, é uma forma gratuita de construir lista, lembre-se e-mail marketing você paga para se comunicar com seus seguidores.

Dica: Para melhorar os resultados tente colocar a likebox nas sidebars do seu site ou blog e se possível no final de cada post. Aproveite e curta a minha aí —-> só clicar lá no cantinho 😉

Dica: Se você usa WordPress ( se não usa recomendo usar) pode usar esse plugin Facebook Like Box para adicionar uma like box no seu site.

Passo 5: Siga essas dicas para aumentar o engajamento

Uau, já criamos a página, otimizamos, convidamos nosso amigos pessoais para curtir a página, adicionamos a like box no site agora o próximo passo é produzir conteúdo de valor para atrair novos fãs.

O papel do Facebook é muito diferente do que a maioria pensa, você tem que usar o Facebook como topo de funil, use o Facebook para atrair pessoas para o seu site e lá dentro do seu site use estrategias para conversão, isso por vários motivos mas vou simplificar aqui para você.

Perder a atenção no Facebook é algo extremamente fácil, enquanto o seu potencial cliente está lendo uma oportunidade de negócio alguém chama ele no bate-papo e pronto lá se foi o foco do seu cliente.

Portanto, o ideal é que utilize o Facebook com o objetivo de levar pessoas para o seu site e lá dentro você faz o trabalho de conversão.

Fãs -> Visitantes para o site -> Clientes

Algumas regras básicas para você aumentar o engajamento dos seus fãs:

Primeira dica

Compartilhe conteúdo relevante – Compartilhe conteúdo que seus fãs esperando ver na sua página. Por exemplo: Se sua página é sobre emagrecimento, compartilhe conteúdo sobre perda de peso não sobre política ou sobre o que você gostar. Acredite tem muita gente que ignora isso, baste você analisar umas 10 páginas aleatórias no Facebook que você vai encontrar muita coisa sobre política, humor, etc…

Segunda dica

Convide quem curtiu suas postagens para a sua página.

convidar-likes

Nesse exemplo, 849 pessoas curtiram essa postagem, agora olha o interessante.

conseguir-mais-fas

Essas pessoas que estão circuladas curtiram a publicação mas não curtiram a página, você pode convidá-los manualmente e acredite isso gera resultado.

Terceira dica

Use algum sistema de automação para postar o conteúdo da sua página no Facebook em outras mídias sociais, eu já indiquei em outro post e vou falar de novo sobre o IFTT nele você consegue conectar a sua página do Facebook com Twitter, Pinterest, WordPress e etc… Assim quando você posta algo na sua página automaticamente ele posta nas mídias conectadas chamando as pessoas para lerem a sua publicação.

Passo 6: Compartilhe imagens e vídeos

Conteúdo em imagem e vídeo performam muito melhor, principalmente vídeos.

Não compartilhe links do Youtube no Facebook , se possível upe o vídeo na própria plataforma por alguns motivos.

O primeiro grande motivo, o Facebook tem o interesse maior em divulgar material que está dentro da plataforma dele, ainda mais em vídeos depois da tentativa frustrada de compra do YouTube Tio Marquinho ficou muito invocado.

O segundo é que o Facebook tem um recurso que você criar uma lista personalizada para pessoas que Assistiram o seu vídeo e futuramente você pode usar essa lista para fazer uma campanha de Facebook ADS.

Passo 7: Facebook ADS é necessário

Até agora não falamos sobre ADS, sem dúvidas Facebook Ads é a forma mais fácil e rápida de aumentar a sua lista fãs.

O facebook oferece uma plataforma de anúncios, que você pode impulsionar suas publicações para pessoas baseadas no comportamento que elas tem na rede.

São segmentados em interesses, idade, país, etc…

depois eu faço um artigo falando especificamente sobre Facebook ADS e como ele pode ajudar o seu negócio.

Eu já tive e tenho resultados muito expressivos utilizando mídia paga, o grande lance do Facebook é que com muito pouco você consegue muitos resultados comparado a outras formas de compra de tráfego na internet.

Uma coisa que você NUNCA deve fazer é comprar likes, essas empresas que prometem aumentar a base de fãs com números exorbitantes não vão te ajudar em nada.

O que te interessa no Facebook são públicos segmentados, pessoas que tem interesse no que você vende e quando você compra atrai pessoas de diversos públicos que não tem interesse no seu produto ou serviço.

Se você construir uma base sólida de fãs pode utilizar um recurso chamado público semelhante ou “look a like” que o Facebook traça perfis semelhantes aos que curtiram a sua pagina, facilitando assim o direcionamento de futuras campanhas.

Considerações finais

Bom espero que este artigo tenha te ajudado, eu utilizo Facebook em todas as minha estratégias e é simplesmente um “must-have” dentro de uma campanha de marketing digital e utilizada da forma correta trás muitos resultados positivos.

Se ficou alguma dúvida em relação ao conteúdo deste artigo deixe um comentário ou deixe uma mensagem na minha página do Facebook que terei o prazer em te responder , e mais não esqueça de curtir ok? 😉

Vou ficar por aqui e te espero no próximo artigo.

ja-participa-do-nossogrupo-no-facebook