Como Se Tornar Uma Autoridade Digital

como se tornar uma autoridade digital

A grande maioria das pessoas que encontram no mundo da internet uma possibilidade de ganhar dinheiro como  produtor de conteúdo, cursos, workshops, palestras, etc… aspiram se tornar uma autoridade no seu mercado.

O problema é que muito do conteúdo disponível na internet trata desse assunto de forma rasa e superficial, faz parecer algo simples e que qualquer um pode facilmente se tornar uma autoridade digital e vender seus produtos.

Neste artigo eu vou trazer para você uma visão mais ampla sobre o que é se tornar uma referencia no seu mercado, te mostrar alguns caminhos que você pode seguir para iniciar um negócio baseado na produção de conteúdo.

Primeiro passo para se tornar uma autoridade

O primeiro grande passo que você tem que dar é: APRENDER MARKETING.

Você precisa entender a fazer o básico da cartilha do marketing que é atender a lei da oferta e da procura, eu vejo muita gente produzindo conteúdo sem estratégia alguma, apostando tudo no seu “conhecimento da área”.

Acontece que você precisa entender o quão preparado o mercado está para receber esse conteúdo, o mercado de internet no brasil ainda é muito pequeno temos cerca de 140 milhões de internautas o que corresponde a 67.5% da população para você ter ideia o EUA tem 88.2% da população conectada.

Existem vários segmentos de mercado que ainda não existem na internet, o mercado de SEO por exemplo é um mercado muito pequeno em terras tupiniquins tem muita coisa que acontece lá fora que o povo brasileiro está longe de estar preparado para receber.

Se eu tentar “empurrar goela abaixo” toda essa novidade eu simplesmente vou ser ignorado, como as pessoas vão me achar muito bom em algo que elas nem conhecem?

Então vamos lá, primeiro passo entender em que “nível” o mercado está e para isso vamos contar com uma ferramenta conhecida aqui no blog para poder saber o que as pessoas buscam e como você pode se beneficiar disto.

Vamos utilizar o AnswerThePublic.com para ver algo.

Como exemplo vou utilizar o mercado de marketing digital, mais especificamente SEO que além de ser o meu mercado acredito que a maioria aqui conheça superficialmente.

Uma das ferramentas mais poderosas do SEO mundial hoje são as PBN’s, redes privadas de blogs para a geração de links agora me diz será que eu consigo me posicionar como uma autoridade em PBN’s por aqui? Vamos ver o que rola acerca do assunto PBN aqui no Brasil.

como se tornar uma autoridade digital pbn

Veja bem os resultados que aparecem para mim no AnswerThePublic para a palavra PBN, ninguém procura por isso, logo não se interessam como eu disse lá em cima lei da oferta e da procura, preciso entregar o que eles querem assim consigo melhorar a minha oferta.

Quando eu falo oferta não necessariamente vendas, ok? Ainda que seja um conteúdo gratuito ele tem um valor, o tempo que a pessoa vai ler, o quanto isso vai ajudar e etc… Sem isso , nada feito.

Eu preciso ser o melhor do mundo na minha área para me tornar uma autoridade na internet?

A resposta é NÃO, o que faz você se tornar autoridade é a percepção das outras pessoas sobre você em determinado assunto e para ensinar algo a alguém, para demonstrar que você sabe de algum assunto você necessariamente não precisa ser o melhor do mundo.

Você com certeza conhece alguém que é especialista em algo e enxerga ele como uma autoridade, certo? Será mesmo que ele é tão bom quanto parece ser? Se você nunca ouviu falar em SEO e conhece um cara que colocou uma página na primeira página do Google você enxerga ele como autoridade ou não? E se eu te disser que tem VÁRIOS profissionais que já conseguiram colocar páginas na primeira página do Google e não são especialistas nisso?

Entende que a autoridade está na cabeça de quem vê? Por isso você não precisa ser o melhor do mundo na sua área e nem se portar como tal, simplesmente você vai atingir pessoas que sabem menos do que você e não fique com vergonha de produzir conteúdo cada um consome o que lhe convir.

Como produzir conteúdos que geram autoridade

como se tornar uma referencia digital

Agora que você já descobriu o que as pessoas estão interessadas tem que ter muita atenção na hora do conteúdo, não é qualquer conteúdo que vai fazer você virar referência no mercado.

Existem alguns tipos de conteúdo e cada um deles tem um objetivo diferente, os conteúdos que você deve produzir para gerar autoridade são conteúdos do tipo passo a passo, ensinando como fazer algo e estudos de casos.

Ex.: Como colocar seu site na primeira página do Google ou Como eu coloquei meu site na primeira posição do Google.

O mais importante nesse ponto é que você realmente entregue algo completo e principalmente DIFERENCIADO do mercado, crie algo mais completo do que já existe, com mais detalhes.

Se queres gerar autoridade não perca tempo produzindo artigos do tipo: 5 coisas que você não sabe sobre marketing na internet, 3 maneiras de vender na internet, Porte-se como especialista e produza obras de arte.

Promoção do conteúdo

Existem várias formas para você produzir conteúdo, cada público reage diferente a cada tipo de mídia, existem públicos que preferem vídeos, outros áudio, outros texto, etc…

No geral o conteúdo em vídeo é muito bem recebido por todos os públicos, aqui vamos trabalhar basicamente com texto e vídeos.

A minha recomendação é que você aprenda o básico de SEO para que consiga posicionar os artigos, porém não foque em se tornar especialista pois isso demanda muito tempo e com certeza vai te tirar do foco principal que é a produção de conteúdo para a sua área, caso queira investir mais em SEO compre um curso que vai fazer você encurtar a sua curva de aprendizagem ou pague um profissional para fazer uma consultoria e te guiar.

Grupos do Facebook

Quase todo mundo que eu conheço utilizam grupos do Facebook de forma errada, eles tentam vender, fazem SPAM e isso não é bem visto a estratégia correta é divulgar conteúdo baseado na estratégia que você montou lá em cima.

Criando conteúdo que o público quer baseado no que eles tem buscado.

Mas, Bruno aquilo lá não foi do Google?

Sim, mas as pessoas que procuraram no Google possivelmente estão dentro das comunidades das mídias sociais logo o interesse de ambos tende a ser o mesmo.

Se você entra em um grupo de marketing digital, as chances são de que pessoas que participam de lá fizeram buscas no Google referente ao assunto e quando você sabe o que eles buscaram fica muito fácil de atingir-los.

Aqui dentro dos grupos o objetivo é construir um público inicial e leva-los para uma zona de engajamento sua, como eu sempre faço aqui no blog no final de todos os artigos eu levo o leitor para minha zona de engajamento que é um grupo fechado que eu tenho no Facebook.

Dessa forma você vai construindo público e criando lista, com essa lista você vai produzindo conteúdo e fortalecendo a sua autoridade perante esse grupo de pessoas.

O mesmo vale para todas as mídias sociais que permitem criar comunidades, evidentemente o Facebook é mais ativo do que outras comunidades on-line.

Produzindo conteúdo sob demanda

como se tornar uma autoridade jit

Depois de ter um grupo inicial tudo fica mais fácil, pois você consegue produzir um conteúdo sob demanda pode simplesmente perguntar ou criar enquetes para descobrir que assuntos eles querem saber e isso facilita muito o teu trabalho.

Eu vou deixar um link aqui de um post que eu fiz falando sobre a estratégia de um lançamento semente, lá você vai tirar vários insights para trabalhar nesta etapa da construção de autoridade. Link para o artigo sobre lançamento Semente

 

Para criar enquetes você pode utilizar as ferramentas: Google Forms ou SurveyMonkey.com

Considerações finais

Para virar autoridade na internet você vai precisar de mais do que possuir um bom conteúdo e ter cases dentro do mercado que você quer se posicionar, você vai ter que treinar e aperfeiçoar a sua didática, existem diversos ótimos profissionais que são muito bons tecnicamente porém não sabe passar isso adiante e acredite isso é algo que pode sim ser aprendido.

Em resumo, foque em produzir um conteúdo que as pessoas queiram consumir, seja bem direto, sucinto e objetivo na entrega que aos poucos você vai subindo os degraus da autoridade.

Se você curtiu esse artigo e quiser aprender mais sobre marketing na internet eu te convido a participar do meu grupo fechado no Facebook que eu sempre compartilho dicas exclusivas com os membros sobre marketing, marketing digital e principalmente SEO a entrada no grupo é gratuita e eu te espero por lá, ok?

como se tornar uma autoridade

Leia também

brunomedeirosjj
Digital Marketer, profissional da área de comunicação e tecnologia há 10 anos, ajuda empresas e empreendedores a aumentarem os seus resultados utilizando o potencial da internet.
2 Comentários
  1. Bom dia Bruno!

    O artigo ficou muito bom. Gostei do ponto onde você fala sobre criarmos um conteúdo que a pessoa esteja preparada para ouvir, caso contrário, a tendência é realmente ser ignorado.

    O mercado no Brasil é amador. É fácil criar autoridade e se passar como um expert no assunto e esse é o meu medo.

    Se vermos os mercados, especialmente o de mkt digital, teremos pessoas que se acham superiores, que se acham demais e acabam que não entendem nada, especialmente de marketing. E esse é um problema sério.

    Pessoas que fizeram um ou dois cursos de como posicionar um blog ou criar um infoproduto e se denominam “especialistas em marketing digital”, mas nunca tiveram resultados com vendas online.

    Esse é um problema ao meu ver muito sério e infelizmente, existem muitos desses sendo chamados de Gurus.

    Mas só o tempo dirá quem é bom e quem não é, as máscaras vão caindo e podemos ver isso diariamente… Só ficam aqueles que tem feito um trabalho sério e honesto!

    Acompanho seu trabalho no grupo de blackhat e gosto bastante dos seus comentários! Continue com o excelente trabalho.

    Abração,
    Rubens

    • brunomedeirosjj disse:

      Opa, valeu pelo feedback Rubens e sim o que você citou infelizmente é uma verdade.
      O mercado de “marketing digital” está cheio de promessas, autoridades instantâneas e falsos gurus, tem que ficar muito atento para saber separar o joio do trigo.
      E com certeza, o tempo dirá quem é quem a mentira não prevalecerá 😉

Deixe um Comentário