Como ganhar dinheiro com um blog – Guia Completo

Este artigo aqui é o de numero 98 do meu blog e é incrível a quantidade de vezes que as pessoas me perguntaram: Bruno, como você ganha dinheiro com um blog? E eu comecei a refletir sobre isso e percebi que realmente a maioria das pessoas não tem a mínima noção de como se ganha dinheiro escrevendo para um blog.

Neste artigo eu vou te dar o passo a passo completo para você construir o seu blog e ganhar muito dinheiro com ele.

Existem diversas maneiras de monetizar (ganhar dinheiro) um blog e cada uma exige uma “característica” diferente eu vou te ensinar aqui as formas mais convencionais, as que eu já usei e uso para monetizar projetos on-line.

Antes de começarmos a falar sobre como você vai lucrar com o seu blog, deixa eu te responder a pergunta que tanto me fazem a respeito da minha página.

Como eu ganho dinheiro com o meu blog?

Eu sou consultor de marketing digital, logo preciso que as pessoas me encontrem para que eu possa vender o meu serviço. O marketing digital é um mercado bem pequeno, apenas 3% da população tem noção do que é marketing digital.

Nesse caso o blog me ajuda muito a fazer a educação do meu potencial cliente, quebrar objeções e o principal: fazer com que ele me encontre.

Eu crio bastante artigos que resolvem problemas comum das pessoas no mercado de vendas, vendas on-line e divulgação na internet. Assim as pessoas me conhecem, entram em contato comigo e fecham negócios.

Essa é uma das formas que eu ganho dinheiro com o blog, eu faturo também através dos meus treinamentos, eu ensino as pessoas a criarem blogs, otimizar páginas para o Google, criar campanhas de marketing,etc. Evidentemente, recebo por isso.

Essas são basicamente as formas que eu consigo ganhar dinheiro com este blog.

Como você pode ganhar dinheiro com um blog?

Você deve estar se perguntando: “Eu não sou consultor, o blog funciona pra mim?” a resposta é SIM!

Vamos lá, um blog é uma forma de você atrair pessoas interessadas em determinado assunto com isso você pode monetizar essas pessoas de diversas formas.

Aqui vai uma lista de formas que você pode monetizar essa pessoas que visitam o seu blog:

Criando info-produtos

ganhar dinheiro com um blog de infoprodutos

Info-produtos são produtos de informação entregues digitalmente, eles podem ser representados nas formas de: E-book (Livro eletrônico), Treinamentos em vídeo, Softwares, áudios, etc.

Você pode criar esses produtos e vender para as pessoas que visitam o seu blog, se você reparar no menu deste blog tem um botão chamado:”Treinamento de SEO” você clicando ali vai ser levado para uma página de vendas que eu explico todos os detalhes do meu treinamento e assim os visitantes podem comprar o curso e eu ganho dinheiro.

Toda a entrega e administração dos info-produtos podem ser feitos através dos marketplaces (Hotmart,Monetizze,Eduzz), são empresas que trabalham exclusivamente para isso, fazem toda a parte de integração.

Se você comprar o meu treinamento agora, automaticamente você vai receber um e-mail da plataforma responsável com os dados de acesso, eles recebem o seu dinheiro e repassam para mim.

Dessa forma, você pode vender quantos produtos conseguir e não se preocupar com nada de entrega, recebimentos,etc.

Caso você não tenha expertise em nenhuma área ou não queria criar o seu próprio produto, produzir conteúdo para o seu blog e vender para os visitantes você pode utilizar se afiliar a produtores e promover seus produtos.

Ganhar dinheiro com um blog de afiliados

O mercado de afiliados é muito comum na internet, nos marketplaces que eu citei acima te da a possibilidade de você fazer “parcerias” com produtores.

Ex.: Você pode se afiliar ao meu treinamento e cada venda que ocorrer através da sua indicação você ganha uma comissão por isso.

Eu escrevi um artigo bem completo falando sobre o mercado de afiliados, se você se interessar por este tipo de monetização para o seu blog vale a pena a leitura.

Artigo sobre o mercado de afiliados

Venda de publicidade

Esse modelo de monetização está em plena ascensão, você já deve ter ouvido por aí sobre “social influencers”.

Social influencers são pessoas que tem uma audiência e vendem espaço publicitário para empresas de diversos nichos, pessoas que têm blogs de moda fazem merchan de lojas de roupas, maquiagem, viagens, etc.

Para você conseguir chamar a atenção de empresas você tem basicamente que APARECER, aqui o ditado:”Quem não é visto não é lembrado” faz muito sentido.

Quanto mais pessoas estiverem acessando o seu blog, mais valoriza o seu trabalho de publicidade, é como os artistas ganham vendem a imagem só que eles fazem em jornais, revistas e televisão e você vai fazer no seu blog.

Venda de publicidade para o Google

Você pode também se tornar um parceiro do Google e monetizar o seu site com o programa do Google chamado: GOOGLE ADSENSE.

Com o Google Adsense você permite o Google a fazer anúncios dos participantes da rede de display dentro do seu site, Assim os anunciantes pagam ao Google um valor e o Google te repassa parte desse valor para poder exibir os anúncios dentro do seu site.

É uma excelente oportunidade de monetização para quem tem muito tráfego, visto que o valor dos cliques que você recebe são bem baixos (Na faixa de centavos) a grande vantagem é que você recebe em dólar e como o dólar tem ficado sempre acima de R$ 3,00 nos últimos tempos você não precisa de muitos dólares para fazer uma renda satisfatória.

Pronto, falamos de algumas formas para você ganhar dinheiro com o seu blog agora vamos para a próxima etapa que é fazer tudo isso funcionar e para que tudo isso funcione você vai precisar do fator principal para um blog gerar dinheiro: TRÁFEGO. Tráfego são os visitantes que o seu blog vai receber.

Gerando tráfego para um blog

como ganhar dinheiro com um blog gerando trafego

Existem duas formas de gerar tráfego na internet que são: Orgânica e Paga.

A geração de tráfego orgânico você não paga diretamente a alguma plataforma para que te envie visitantes, você utiliza estratégias de geração de conteúdo para que as pessoas encontrem esse conteúdo e consequentemente visitem o teu blog.

A geração de tráfego orgânica pode ser feita em qualquer plataforma (Facebook, YouTube, Linkedin, Instagram e principalmente o Google).

Por motivos bem óbvios o Google é uma das maiores ferramentas para a geração de tráfego orgânico, ele só é o maior buscador do planeta logo as pessoas utilizam ele com mais frequência do que as outras plataformas para poder encontrar respostas para suas dúvidas e é aí que você divulga o seu blog.

Vamos falar mais sobre geração de tráfego orgânico, vou te ensinar algumas técnicas para você conseguir colocar o seu blog nas primeiras posições do Google e assim atrair mais visitantes.

Na geração de tráfego pago você pode literalmente pagar às plataformas para que divulguem o seu blog, diversas plataformas te possibilitam fazer isso a mais conhecida e barata de uma forma geral é o Facebook, que tem um programa chamado Facebook ADS.

Se quiser aprender como gerar tráfego através do Facebook ADS leia este artigo: Passo a Passo para conseguir clientes através do FacebookAds.

Voltando a falar do tráfego orgânico, vamos fazer uma visão geral sobre SEO.

Como o SEO pode trazer visitantes para o meu blog?

SEO são técnicas de otimização de páginas para os mecanismos de buscas, resumidamente você aplica técnicas de SEO e suas páginas aparecem nas primeiras posições do Google.

Quanto mais páginas você tiver nas primeiras posições, mais tráfego! Assim o seu trabalho de blogueiro consiste em produzir conteúdo, quanto mais conteúdo, mais páginas nas primeiras posições e mais tráfego para você poder monetizar com alguma das formas que eu já te falei acima.

Entendendo o SEO

O SEO é dividido em duas categorias: On-Page e Off-Page.

On-Page

As otimizações On-Page são as otimizações que você faz dentro da sua página, o Google utiliza um robô chamado “Crawler” para poder fazer a leitura das páginas e esse robô tem a função de entender a sua página e te posicionar ou não posicionar.

A função de aplicar técnicas de SEO é você criar a sua página de uma forma que esses robôs consigam interpretar de uma forma favorável a eles e assim eles colocarem nos resultados das pesquisas.

Resumidamente, é como se o Robô do Google falasse um idioma e você vai escrever de uma forma que ele entenda para que ele te coloque nas primeiras posições.

Hoje esse robô do Google utiliza mais de 200 fatores que determinam as posições de uma página, entendendo esses fatores você consegue explorar mais o que o robô quer ver e ter melhores resultados.

O robô é altamente influenciado por fatores como:

  • Título da sua página;
  • Qualidade do conteúdo;
  • Densidade de palavras-chave (repetições);
  • Experiência do usuário;
  • Velocidade do seu site;

E diversos outros fatores.

Off-Page

As otimizações Off-Page acontecem “fora”da página de uma forma resumida é a autoridade que o seu site tem com o Google, o Google mede a autoridade do seu site baseado na quantidade e qualidade de links (Menções) que ele recebe, quanto mais sites falarem de você, mais autoridade você ganha e mais vantagem no posicionamento você recebe.

Se quiser aprender mais sobre SEO você pode assistir o meu treinamento básico para iniciantes em SEO no YouTube, esse treinamento está dividido em 08 aulas e é bem legal para quem está começando no mundo dos blogs e posicionamento orgânico.

ACESSAR O TREINAMENTO GRATUITO DE SEO

Transformando os visitantes em clientes

Não basta apenas conseguir novos visitantes para o seu blog, você vai ter que criar um canal de comunicação com eles para poder oferecer os seus produtos e serviços.

A forma mais eficiente de comunicação na internet hoje, pasmem, é o e-mail. Com E-mail é possível você se comunicar de forma direta com seus futuros clientes, por mais que pareça demondè os e-mails ainda são muito utilizados, principalmente para essa função que vamos abordar agora.

A primeira grande coisa que você tem que entender em relação a captação de e-mails é: você precisa de um bom argumento para convencer o leitor a te fornecer o e-mail.

Aqui no meu blog eu criei diversas oportunidades para pegar o seu e-mail, eu utilizo lightbox aquelas janelas chatas que abrem quando você acessa o site , tenho uma caixa de newsletter no meio do artigo e sempre coloco uma chamada para a ação no final de cada artigo.

Porém, se você perceber eu sempre ofereço alguma coisa em troca do e-mail no meu caso eu ofereço um e-book que eu escrevi que te ensina a criar artigos com o SEO otimizado para pessoas que não tem experiência tanto com escrita quanto com SEO.

Resumindo a estratégia para você entender como funciona:

Primeiro passo – Produzo conteúdo relacionado a ser encontrado na internet e vendas on-line.

Segundo passo – Crio “complementos” para os assuntos que escrevo e só libero mediante ao pagamento com o e-mail.

Terceiro passo – Incluo esse “lead” em uma lista de e-mails e envio diversas mensagens oferecendo mais conteúdo e também os meus produtos e serviços.

That’s it!!! Essa é a estratégia que você pode utilizar no seu blog para transformar ele em uma verdadeira máquina de dinheiro.

Ferramentas transformar o meu blog em uma máquina de dinheiro

Evidente que todo esse processo flua bem você vai precisar de ferramentas, eu vou falar aqui quais ferramentas eu uso e porque eu uso cada uma delas.

Nesse processo “mágico” você vai precisar basicamente de 03 itens: Plataforma de blogs, Ferramenta para captação de e-mails e Auto-responder.

Plataforma para criar o seu blog

A plataforma mais eficiente e fácil de mexer da atualidade se chama: WORDPRESS. Com ele você consegue facilmente criar um blog mesmo que você não tenha muita experiência com desenvolvimento de sites.

O WordPress tem uma infinidade de plugins que facilitam muito a vida de quem está começando, a maioria das coisas são possíveis realizar dentro do WordPress sem a utilização de códigos complicados ou até mesmo qualquer conhecimento prévio de alguma linguagem de programação.

Além do mais o WordPress é gratuito podendo ser utilizado de duas formas: no servidor do próprio WordPress ou em um servidor próprio seu que é o mais recomendado.

Ferramentas para captação de e-mails

Partindo do princípio que você optou pelo WordPress para a criação do seu blog, vou citar a ferramenta que eu utilizo para fazer as páginas de captura de e-mails e também esses “recursos” que surgem durante a navegação do blog para a captação de e-mails.

O plugin que eu utilizo é o THRIVE LEADS ele cumpre bem o papel de transformar o meu blog em uma boa ferramenta de captação de e-mails.

Auto-responder

O Auto-responder é o serviço que vai fazer todo o envio automático de e-mails, você programa uma sequência de e-mails e a partir daí todos recebem as mesmas mensagens.

Ex.: Quando você se cadastra para receber o meu check-list você recebe uma sequência de e-mails previamente definidas, assim.

Um dia após se cadastrar vai receber e-mail 01.

Dois dias após se cadastrar vai receber e-mail 02.

Três dias após se cadastrar vai receber e-mail 03.

E assim por diante, entra em uma máquina de automação.

A ferramenta que eu utilizo para isso é o Mautic que é uma espécie de WordPress da automação, vale muito a pena conhecer melhor.

Se quiser saber mais sobre e-mail marketing leia este artigo: E-mail Marketing – Guia definitivo

Perfeito, você já sabe como monetizar e já sabe o procedimento que vai ter que ser realizado para conseguir ganhar dinheiro com o seu blog, vamos falar agora sobre o planejamento, qual mercado você deve criar o seu blog o assunto que você vai escrever,etc…

Planejamento de um blog

Essa é a parte mais difícil do negócio, planejar conteúdo, definir o nicho, definir a forma de monetização.

A primeira coisa que você tem que fazer é: DEFINIR UM NICHO um nicho é um segmento do mercado.

Ex.: No seu blog você vai falar sobre moda, porém moda para modelos plus size. Quanto mais específico você for menos pessoas você vai atingir, porém com um nível de qualidade maior.

No meu caso o meu nicho é: Marketing -> Marketing Digital ->  SEO.

As pessoas que me encontram na maioria das vezes buscam por conteúdos relacionados a SEO, eu atinjo um público mais específico porém mais qualificado.

Leia este artigo para saber mais sobre nicho de mercado: Nicho de mercado – Como definir o seu

 

Uma das coisas que você deve levar em consideração na definição do nicho é a sua aproximação do mesmo, não adianta escolher um nicho que você não goste você não vai conseguir se manter muito tempo trabalhando em um mercado que você não se identifique.

Além de gostar do nicho você tem que se atentar a parte mais importante do negócio se esse nicho “existe”, se pessoas buscam por esse nicho que você escolheu. Para isso existem ferramentas que mostram a quantidade de buscas mensais de determinada palavra assim você consegue saber se esse nicho é buscado ou não.

como ganhar dinheiro com um blog nicho

Nessa imagem eu fiz uma busca para a palavra: TATUAGEM utilizando o SemRush.com.

Veja o que ele me mostra, várias “segmentações” de tatuagem como: tatuagem no ombro, tatuagem nas costas e os respectivos volume de buscas mensal.

Com isso é possível entender se um nicho é procurado ou não, é um bom termômetro para você saber se vale a pena ou não investir em determinado nicho.

Definido o seu nicho, vamos para a parte do planejamento do conteúdo.

Planejamento do conteúdo do blog

Sabendo o nicho você vai selecionar as palavras-chave que você acha mais viável para você falar é importante saber que não vale a pena você escrever sobre assuntos que as pessoas não buscam o maior erro que eu identifico nos blogs que analiso é esse, as pessoas começam a escrever sem um planejamento prévio e depois não entendem o motivo de o blog não ter acessos.

Importante você fazer uma lista de palavras-chave e ter essa lista como guia do seu processo de criação.

Monetização do blog

Eu sempre recomendo que comece o projeto com uma ideia de como monetizar, existem vários mercados que são muito legais porém uma grande dificuldade em monetizar-los.

Eu sou a prova viva disso, eu sou praticante e entusiasta de Jiu-Jitsu e sempre tive vontade de criar algo nesse mercado, porém a monetização é muito difícil o que eu poderia vender para alguém que busca algo sobre Jiu-Jitsu na internet? Aulas on-line(Até existe, mas não é meu objetivo)? E-Book ensinando uma posição de Jiu-Jitsu? É complicado monetizar dessa forma nesse mercado.

Mas se você não tem ideia de como monetizar e ainda assim quer produzir conteúdo em determinado mercado você pode ir em frente e aplicar um LANÇAMENTO SEMENTE.

Não vou me aprofundar no assunto do lançamento semente, mas vou deixar um artigo aqui para você entender melhor como funciona essa estratégia e como você pode aplicar-la para ganhar dinheiro com o seu blog.

Lançamento semente: Como fazer?

Considerações finais

Ganhar dinheiro com um blog não é algo fácil, porém não é algo impossível o segredo é ter persistência e consistência na produção de conteúdo.

Você pode aprender comigo a criar um blog no meu treinamento BLUE BELT MARKETING, neste treinamento você vai aprender a fazer todas as otimizações do conteúdo do seu blog, aprender a fazer um planejamento de palavras-chave, definir o seu público e fazer todas as configurações para transformar o seu site em uma máquina de captar leads.

Vale a pena dar uma olhada caso você queira ganhar dinheiro com blog e se dedicar à produção de conteúdo na internet.

QUERO CONHECER O TREINAMENTO BLUE BELT MARKETING

 

By | 2018-02-12T01:27:31-02:00 outubro 25th, 2017|Marketing digital, SEO|

About the Author:

Digital Marketer, profissional da área de comunicação e tecnologia há 10 anos, ajuda empresas e empreendedores a aumentarem os seus resultados utilizando o potencial da internet.

One Comment

  1. Lucas 30 de outubro de 2017 at 15:53 - Reply

    Muito bom, realmente fica fácil saber como ganhar dinheiro com um blog desta forma.
    Parabéns pelo conteúdo.

Leave A Comment