Uma dúvida absoluta de quem quer iniciar um negócio ou aumentar as vendas de um empreendimento já existente é como definir corretamente o seu nicho de mercado.
Neste artigo vou te dar o passo a passo para que você entenda definitivamente todo o conceito sobre nichos.

O que é um nicho de mercado?

São pequenas parcelas de consumidores de um mercado que são atendidos mais especificamente.
Ex.: Existe um nicho de mercado que é o nicho de Saúde.
Porém, Saúde é muito amplo representa um mercado gigante com demanda em diversos “nichos”, para entrar no mercado de saúde você não necessariamente precisa lidar com tudo relacionado a saúde, você pode explorar os nichos da saúde.
Saúde -> Emagrecimento.
Emagrecimento é um nicho dentro do mercado de saúde, que por sua vez pode ser nichado também para Saúde -> Emagrecimento -> Emagrecimento depois dos 40 anos.

Vantagens em atuar em um nicho de mercado específico

Existem empresas e negócios que trabalham com o que chamamos de “nichos genéricos” onde atendem uma grande massa do mercado.
Não tem nada de errado com isso, porém quanto mais segmentado, mais específico for o seu ramo de atuação mais impacto você consegue causar na sua comunicação, por ser mais direta você consegue direcionar para pessoas específicas o seu produto/serviço.
O termo nicho de mercado ficou muito popularizado com o crescimento de negócios na internet por conta da facilitação de atuar em mercados diferentes, a barreira de iniciar um negócio é muito enfraquecida na internet por conta do baixo custo de investimento inicial comparado a um negócio tradicional.
Porém, se não tiver um bom planejamento e um bom conhecimento de público dificilmente você vai conseguir ter algo prospero.
Eu vou te ensinar agora a como encontrar nichos de mercado lucrativos para você explorar.

Nicho de mercado: Como encontrar?

como encontrar um nicho de mercado
Primeira coisa que você tem que saber antes de entrarmos nesse assunto é: Qual é a forma de monetização que você vai utilizar no seu projeto?
Eu vejo muita gente procurando nicho, procurando mercados para explorar mas não sabem como vão monetizar-los.
Se você ainda tem dúvidas de como funciona a monetização de negócios na internet vou te direcionar para um artigo bem completo sobre como ganhar dinheiro na internet para que aumente a sua visão sobre o assunto.

Leia aqui o artigo Como Ganhar Dinheiro Na Internet

Bom, agora que você já sabe como monetizar projetos na internet vamos à parte prática do negócio.
Primeiro de tudo você precisa ter uma estratégia para gerar tráfego para o seu segmento, afinal sem tráfego(visitantes, pessoas) não tem negócio eu sempre falo sobre isso, pense em como atrair pessoas para a sua zona de engajamento, seja site, blog, mídias sociais e etc…
Vamos trabalhar inicialmente com Site/Blogs, não é porque eu sou profissional de SEO que sempre vou defender a geração de tráfego orgânico através do Google como estratégia principal para conseguir visitantes, é que eu realmente acredito que o SEO seja a forma mais consistente e barata de se conseguir tráfego qualificado na internet.
Falando de SEO, existem mercados que são muito evoluídos nesse assunto.
O ponto principal para você encontrar um nicho lucrativo é saber fazer uma análise de concorrência, vamos focar em encontrar nichos onde as pessoas estão dispostas a pagar por produtos e serviços e a concorrência seja baixa.
Vou tomar como exemplo aqui o nicho que citei lá em cima, emagrecimento.
O nicho de emagrecimento é altamente concorrido no SEO e como eu sei disso?
Com o auxílio de duas ferramentas gratuitas eu consigo ter uma boa base para afirmar que o mercado de emagrecimento tem uma forte concorrência no SEO, a primeira extensão que utilizaremos é o Keyword Everywhere que é uma solução gratuita e fácil de utilizar, com essa extensão ativada as palavras-chave mostrarão a quantidade de volume de buscas, quantas pessoas buscam por essa palavra mensalmente que vai ser algo crucial para determinarmos o nicho de atuação.
nicho de mercado emagrecer

Existem outras ferramentas que fazem o mesmo trabalho que o Keyword Everywhere, vou deixar uma lista aqui para você:
Software Long Tail Pro;
Keyword.io;
Market Samurai;
kwfinder;
Google Keyword Planner Tool;

O segundo passo é você instalar a extensão do MozBar que também é gratuita, com ela ativada mostrará essa barra abaixo dos domínios que contém o PA e DA dos sites.
nicho de mercado concorrencia
O PA ( Domain Authority) e DA ( Domain Authority) significam a “força” do domínio, a reputação que esse site tem com o Google a grosso modo, se o mercado tem muitos sites com PA e DA alto eles são mais concorridos.

Se quiser aprender mais sobre PA, DA e como o Google entende o que são sites com reputação boa recomendo que leia o artigo sobre Backlinks

 
Agora já sabemos como fazer uma análise de concorrência a grosso modo, se quiser se aprofundar nesse assunto leia esse artigo completo onde eu ensino a fazer uma auditoria SEO e uma análise mais completa sobre concorrência.

Link para artigo sobre Auditoria SEO

Nicho de mercado: Validação

nicho de mercado validação
Você viu que precisa de encontrar nichos de mercado que tenham uma boa quantidade de volume de buscas e que a concorrência não seja tão forte, certo?
Agora, como validar um nicho? Como saber se realmente esse nicho vale a pena eu entrar.
Novamente teremos que falar sobre o artigo que escrevi poucos dias atrás que é sobre como ganhar dinheiro na internet, neste artigo eu falei basicamente de 4 maneiras de monetizar projetos na internet aqui eu vou te ajudar a validar um nicho em dois modelos de monetização: Produtor e Afiliado de info-produtos, ok?
Acredito que essas sejam as maneiras mais fáceis para você usufruir desse conteúdo, por ter a oportunidade de monetizar mesmo com pouco tráfego.
Quando você decide trabalhar com nichos, você vai atingir públicos específicos com dores específicas, você NÃO vai conseguir ter um grande volume de visitas trabalhando com nichos.
Ex.: Por mais que eu produza bastante conteúdo de SEO, SEO é apenas um nicho dentro do mercado de marketing digital/ganhar dinheiro na internet isso limita muito o meu público, porém eu atinjo uma comunidade bem específica, que são pessoas que querem aprender a posicionar sites no Google.
Dificilmente eu vou conseguir ter um canal no YouTube com 500mil inscritos, uma fan page com 1kk de curtidas, porém a vantagem é que eu consigo me tornar referência nesse mercado justamente por ele ser bem específico.
O que vai validar esse mercado para mim é saber se eu consigo entregar uma solução para o meu público, no meu caso eu monetizo o meu público vendendo consultorias e treinamentos de SEO.
As pessoas procuram por soluções para problemas específicos e acabam me encontrando, logo me pagam para que eu resolva esse problema.
Para determinar se é válido ou não você precisa de responder a seguinte pergunta: As pessoas me pagariam para que eu resolvesse esse problema? Se sim, Quanto?
Agora entra o ponto, você pode criar essa solução(sendo produtor) ou encontrar alguém que já tenha criado, construir uma audiência e vender a eles como afiliado.

Caso deseje criar um produto te recomendo que leia o meu artigo sobre Lançamento Semente

Nicho de Mercado: Planejamento

Por último e não menos importante você vai fazer um planejamento para atingir o seu público efetivamente, muita atenção nessa parte pois eu considero a mais importante para que você tenha sucesso na definição do seu nicho.
Você precisa entender uma coisa chamada jornada da compra, essa técnica é aplicada on-line e off-line afinal ambos lidam com seres humanos.
Todo individuo passa por um processo para definir positivamente ou negativamente se vai comprar ou não comprar um produto.
Esse processo é dividido em 03 partes.

Primeiro estágio – Boca de funil

Nesse momento, você vai encontrar pessoas que não procuram uma solução no seu produto por simplesmente eles NÃO saberem que precisam, logo não compram.
vou dar um exemplo básico aqui para você, continuando no mesmo raciocínio da perda de peso, muita gente tem forte dores de cabeça por conta do excesso de peso, correto?
Eles poderiam facilmente comprar um produto para perda de peso, porém eles não sabem que a dor de cabeça está ligada ao excesso de peso.
Logo, ele procura no Google por como resolver problemas para dor de cabeça, por isso o nome é boca de funil é onde o usuário está em um nível inconsciente de busca pelo seu produto.
O objetivo desse estágio é fazer com que ele desça o funil e vá para a segunda parte do processo que é a consideração.

Segundo estágio – Consideração

Nessa parte, as pessoas já descobriram que você pode resolver o problema deles e estão considerando positivamente ou negativamente sobre utilizar a sua solução como resolução do problema.
Seguindo o exemplo que tratamos em todo o artigo, esse é o momento que o usuário começa a buscar por :” Excesso de peso diminui a dor de cabeça?” Aí começa o processo de conversão com esse possível cliente.
Que ainda passa por um terceiro estágio para se decidir.

Terceiro estágio – Fechamento

Aqui é para onde todos os canhões apontam.
Onde toda a publicidade é atirada, aqui tentam atingir diretamente quem quer comprar a solução, no nosso caso procura por programas de emagrecimento, suplementos, dietas e etc…
A concorrência no terceiro estágio é bem grande e isso é uma coisa bem ruim para se focar dentro de uma estratégia de marketing.
Para poder criar toda essa estratégia eu utilizo uma sequência de processos bem simples, para entender melhor como o público de determinado nicho se comporta utilizo a ferramenta AnswerThePublic.com que é uma ferramenta de sugestões de palavras-chave baseada nas buscas do Google.
Então começo o processo criativo por ela e vou separando tudo que eu achar relevante em uma planilha do Excel divida por 3 colunas, Boca de funil, Consideração e fechamento.
O objetivo é identificar em que estágio se encontra o usuário e fazer com que ele “desça” o funil até chegar no fechamento.

Considerações finais

Falar de nicho de mercado é algo extremamente complexo por envolver outras áreas do marketing como: Planejamento, Análise de público-alvo, etc…
Tentei ser o mais sucinto possível neste artigo para que você entenda o que são nichos e como você pode se beneficiar em utilizar-los na sua estratégia.
Se você gostou desse artigo e quiser aprender mais não só sobre nichos, mas marketing de uma forma geral e principalmente SEO te convido a participar do meu grupo fechado e exclusivo no Facebook onde sempre compartilho conteúdo inédito para os membros, é de graça viu?
Um forte abraço e te espero lá no grupo.
nicho de mercado grupo

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *