Curso de SEO Online | Seu site no Topo do Google [Garantido]

Hoje você vai aprender algumas técnicas que te permitirão colocar o seu site na primeira página do Google.

O conteúdo que você vai ver é de extremo valor, por isso, te peço para que feche o WhatsAPP, Facebook ou qualquer outra aba do seu navegador que possa te tirar o foco da leitura.

O Google é o site mais acessado do mundo e é claro que você deve imaginar o benefício que você pode ter com a habilidade de posicionar sites nas primeiras posições do buscador.

Neste curso de SEO online você vai aprender passo a passo como criar e otimizar páginas para que fiquem amigáveis para o Google.

Curso de SEO online: O que é SEO?

curso de seo online

Iniciaremos falando sobre o que de fato é SEO.

SEO são técnicas de otimização de páginas para os mecanismos de buscas, basicamente, o Google tem um algoritmo (robô) que faz a leitura de páginas na internet e classifica em que posição essa página vai ficar.

Um profissional de SEO é um profissional que conhece quais são esses algoritmos e faz as alterações necessárias nas páginas para o Google classificá-las bem. Uma espécie de manipulação do algoritmo para conseguir benefícios em posicionamento.

Isso ignifica que TODAS as páginas que aparecem no Google sofreram algum tipo de alteração e fizeram o algoritmo entender que aquele é o melhor resultado para determinado termo buscado, essas alterações podem ter sido feitas propositalmente ou não.

O objetivo deste curso de SEO online é fornecer informações suficientes para te capacitar a realizar suas próprias otimizações e conseguir colocar os seus sites no topo do Google.

Como funciona o Algoritmo do Google?

curso de seo online algoritmos

O algoritmo do Google é bem complexo, tem diversos “setores” que tratam de assuntos específicos dentro do posicionamento.  Uma parte é responsável por analisar as referências, outra parte pelas palavras-chave, outra pela intenção de busca,etc. Vou tentar simplificar o máximo aqui para você e caso você queira saber mais detalhes sobre cada parte desse algoritmo, leia o artigo: COMO FUNCIONA O GOOGLE

Basicamente o Google precisa entender que a sua página trata de determinado assunto, para isso ele precisa de indícios que levam a crer que verdadeiramente você é o mais indicado para ocupar as primeiras posições para esse termo.

 

Para você conseguir convencer o Google, você vai precisar de algumas técnicas que aprenderemos agora neste curso de SEO online e gratuito que estou fornecendo à você.

As categorias de SEO

É importante você saber que o Google trabalha com duas categorias de otimização: On-Page e Off-Page.

A categoria On-page é a parte da otimização que diz respeito à página, otimizações feitas INTERNAMENTE.

O Google tem mais de 200 fatores de posicionamento, ficaria impossível eu listar todos eles aqui. Vou te passar uma lista das otimizações on-page mais importantes para o seu projeto.

Vale lembrar que o objetivo dessa otimização é convencer o Google ou traduzir para ele que a sua página trata do assunto X.

Se você quiser posicionar para a palavra: CURSO DE SEO ONLINE terá que ter argumentos necessários na sua página para o Google entender que realmente você é o melhor para esse termo.

Vamos à lista de otimizações on-page fundamentais para você conseguir posicionar no Google.

Otimização do título para SEO

A maioria dos projetos não são desenvolvidos pensando em SEO, apenas 3% dos internautas sabem o que é marketing digital e desses 3% das pessoas que sabem o que é marketing digital uma fatia mínima sabe de verdade o que é SEO.

Isso acontece por conta da falta de incentivo para a divulgação do SEO. O Google, que é o principal envolvido nessa história, não tem interesse em fazer você aprender SEO e eu tenho argumentos muito fortes para te convencer a isso.

A principal fonte de renda do Google é o Google Adwords, o programa de promoção do Google, que você paga para aparecer no topo das pesquisas.  Se todo mundo fizesse SEO certamente o Google diminuiria muito a sua receita com a venda de publicidade, visto que não faz sentido pagar anúncios se você conseguir colocar sites no Google sem investir nada diretamente.

Por isso, a maioria dos sites que existem na internet contém erros gigantes no quesito SEO. O título é, talvez, o principal alvo de toda essa desinformação.

O título é um dos principais elementos responsáveis para a sua página posicionar ou não, ele tem que dizer claramente ao Google do que se trata a sua página.

É a principal referência que o Google tem quando ele encontra a sua página, logo ele DEVE ESTAR OTIMIZADO.

O seu título deve, necessariamente, conter a palavra-principal que você quer posicionar. Se a sua página NÃO CONTIVER o termo principal no título você estará perdendo uma grande oportunidade para convencer o Google que você é bom.

Otimização de palavras-chave para SEO

O segundo ponto mais importante da otimização é sem dúvida alguma as palavras-chave, elas têm um papel importantíssimo dentro da otimização, é uma maneira muito eficiente para você conseguir convencer o Google.

Ex.: Eu quero posicionar esta página para CURSO DE SEO ONLINE, se o Google não encontrar esse termo na página ele simplesmente NÃO VAI ME POSICIONAR para esse termo.

Como eu disse lá em cima, ele precisa de indícios que eu esteja falando sobre algo e utilizar palavras-chave no seu texto é essencial para você conseguir atingir esse objetivo.

Nessa parte da otimização você deve utilizar o máximo de repetições possíveis dentro da página, claro, dentro de um contexto lógico. Não faz sentido para o Google eu “Spammar” uma palavra-chave só para ele poder me posicionar, ele vai ver que você está fazendo algo com o intuito de manipular os resultados e ele não gosta disso.

As repetições de palavras-chave tem que ser natural, o texto não pode ficar com a leitura comprometida, o Google pensa o tempo todo na experiência do usuário e o nosso objetivo como profissional de SEO é encontrar um equilíbrio entre as otimizações e a experiência do usuário.

Em resumo, você precisa repetir o máximo de vezes possível o termo que você quer posicionar SEM comprometer a experiência do usuário, sem fazer uma leitura chata, cansativa e repetitiva.

Punições por excesso de repetição

Desde fevereiro de 2011 o Google tem uma parte do algoritmo dedicada à avaliação de conteúdo, esse algoritmo avalia se o conteúdo é bom ou é ruim baseado no que ele encontra. Uma das coisas que prejudica a leitura do Google e faz ele classificar a sua página como ruim é o excesso de repetições de palavras-chave.

Você não pode, de maneira nenhuma, utilizar repetidas vezes uma mesma palavra-chave dentro do seu texto. Não adianta criar um texto de 300 palavras com 30 repetições do termo e achar que você vai posicionar, não vai.

A forma que você tem de “burlar” essa parte do algoritmo é utilizar o LSI (Latent Semantic Analysis) é um recurso que o Google utiliza para entender melhor a sua página. São palavras que compõem o mesmo campo semântico, palavras relacionadas, o Google consegue entender isso e não te pune por excesso de repetições.

O nome técnico para a prática de repetições excessivas de palavras-chave é: Keyword Stuffing ou Super otimização/Over-optimization.

Otimização da velocidade da página

Outro ponto de extrema importância para a sua otimização interna é a velocidade da página, que além de melhorar a experiência do usuário vai facilitar uma interpretação melhor do Google.

O Google precisa acessar a sua página e ler seu conteúdo para poder classificá-la, se você tiver uma página que tenha um carregamento lento o Google pode simplesmente abandonar a sua página antes mesmo dela carregar. O ideal é que a sua página carregue em até no máximo 2 segundos.

Para você conseguir aumentar o tempo de carregamento da sua página você vai precisar executar uma série de procedimentos, eu vou deixar uma leitura aqui do blog falando somente sobre otimização de velocidade de um site. Lá tem todos os detalhes sobre a parte mais técnica sobre otimização da velocidade e como você consegue deixar o seu site carregando em menos de 2 segundos.

LEITURA OBRIGATÓRIA: COMO AUMENTAR A VELOCIDADE DO SEU SITE

Esses são os 3 itens indispensáveis para a sua otimização interna, claro, existem diversos outros fatores, mas esses 3 são os fundamenteis para começar o processo de otimização.

Dê uma olhada nesse vídeo, ele fala sobre vários pontos interessantes na otimização de uma página.

Agora vamos ver um pouco sobre a otimização externa, o SEO Off-Page.

O que é otimização Externa? Aprenda agora sobre SEO Off-Page.

Otimização externa é tudo que não temos controle na otimização, além do Google precisar de indícios para entender do que se trata a sua página ele precisa também de ENCONTRAR A SUA PÁGINA.

Já parou pra pensar quantos sites são criados todos os dias? Será que o Google dá conta de encontrar todos eles, ler todos eles e definir quem fica ou não nas primeiras posições?

Além de toda a otimização da sua página, dentro de uma estratégia de SEO é necessário também pensar em como o Google vai encontrar você. Para isso são feitas as otimizações off-page.

Quanto mais autoridade o seu site tiver, mais ele vai ter facilidades para posicionar e para criar autoridade você precisa de pessoas de confiança falando de você.

Você precisa que sites que já tenham autoridade, já tenham conquistado a confiança do Google, façam referências a você. Quanto mais referências (backlinks) você tiver, melhor seu site vai ser posicionado.

Backlinks é o assunto mais complexo dentro do mundo SEO, se você quiser realmente se aprofundar nesse assunto é indispensável a leitura do meu artigo completo sobre Backlinks. No artigo você vai aprender tudo que precisa saber sobre backlinks.

Assista também a minha live sobre backlinks no YouTube.

No mais, um resumo para o assunto backlinks e otimização off-page é: você precisa de ter backlinks de sites que já conseguiram autoridade com o Google.

Para isso, é necessário traçar uma estratégia para aquisição de links, as formas mais comuns de conseguir links são: Contratando uma assessoria de imprensa ou utilizando técnicas black hat.

Black Hat x White Hat

Um assunto que movimenta muito o mundo do SEO é a eterna discussão entre Black Hat e White Hat.

O Google, como dono da bola, determina as regras do jogo, ele diz o que pode e o que não pode fazer e ele determina isso através do Google guideline. Lá ele diz tudo que é permitido e não permitido fazer para conseguir benefícios de posicionamento dentro do algoritmo.

Hoje, as técnicas black hat são centradas em manipulação de links, os links são responsáveis por 80% do posicionamento de um site. Então, muitos profissionais utilizam de técnicas black hat para manipular esses links com estratégias como a PBN.

A minha ideia com esse curso de SEO online é te dar uma visão sobre o que é SEO e eu não vou me aprofundar nesse assunto de Black Hat, PBN, Backlinks, etc. Mas vou deixar um vídeo que faz parte de uma trilogia explicando como funciona o Black Hat SEO

O que é Black Hat

No mais, vou deixar um curso de SEO online que eu gravei e disponibilizei no YouTube.

Aula 01 – Introdução

Aula 02 – Como funciona o Google

Aula 03 – Como funcionam os algoritmos

Aula 04 – Como fazer uma auditoria SEO

Aula 05 – Conhecendo as métricas

Aula 06 – Como fazer um planejamento de palavras-chave

Aula 07 – Principais dúvida sobre SEO

Considerações finais

Espero que tenha curtido esse curso de SEO online e gratuito que disponibilizei para você, se você gostou deixe um comentário aqui no blog, se inscreva no meu canal do YouTube que será um prazer ter você comigo nessa jornada de aprendizagem em SEO.

Ahhh… Eu iniciei lá no meu canal um desafio de 365 vídeos em 1 ano, portanto, durante 365 às 20:00 vai ter um vídeo novo sobre SEO por lá.

Um forte abraço e até a próxima, OSS!!!

 

By | 2018-06-30T20:45:43-03:00 maio 13th, 2018|SEO|

About the Author:

Digital Marketer, profissional da área de comunicação e tecnologia há 10 anos, ajuda empresas e empreendedores a aumentarem os seus resultados utilizando o potencial da internet.

One Comment

  1. - Saúde, Beleza e Bem Estar 14 de maio de 2018 at 16:46 - Reply

    […] técnicas de posicionamento de sites para blogs eu recomendo o curso do Bruno Medeiros, é um curso de SEO on-line que ensina blogueiros e blogueiras a posicionar artigos no […]

Leave A Comment